terça-feira, 12 de julho de 2016

LEMBRA DE MIM? - FORD VERSAILLES (1991-1996)


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E REVISTA QUATRO RODAS (MARCO DE BARI - IN MEMORIAN - E CLÁUDIO LARANGEIRA)


Em 2016, o Ford Del Rey completou 35 anos de lançamento. Não chegou a ser um campeão de vendas, mas encantou o mercado com o seu conforto, o seu vistoso relógio digital e por ter popularizado os vidros elétricos. Dez anos depois, ele precisou ser substituído.

Na sua história, publicada aqui no Guscar, em junho, já foi dito que ele deu lugar a um clone do recém-reestilizado Santana, da Volkswagen (as duas integravam a Autolatina, criada em 1987), e não a um autêntico Ford. Era a contrapartida pelo médio Ford Verona ter gerado um gêmeo para a VW, o Apollo. E assim nasceu o Versailles, que estaria completando 25 anos se ainda fosse fabricado (provavelmente teria outra geração e plataforma) e 20 anos de fim de produção.




O nome Versailles não só fazia uma homenagem ao palácio do reino francês (a Ford queria continuar associando o seu sedã médio à realeza, como o Del Rey), como também já tinha batizado a versão intermediária da segunda geração do Ford Vedette nos anos 1950, que virou o Simca Chambord. Na Argentina foi chamado de Galaxy.

A Ford preferia um projeto próprio e isso gerou o primeiro atrito com a Volkswagen, que mandava na Autolatina. Além de não ser um Ford original, o Versailles já nasceu em desvantagem. Tinha um acabamento mais simples e detalhes estéticos mais antiquados que o Santana, com quem dividia a linha de montagem na fábrica de São Bernardo do Campo. A justificativa é que ele era mais clássico e destinado a um público mais sofisticado.


VW Santana - A matriz do Versailles

Por fora, tinha a coluna traseira em preto fosco, lanternas em forma de trapézio e grade mais fechada, com faróis também trapezoidais. Por dentro, não possuía apoio de braço no banco traseiro, mas, em compensação, o estofamento era mais macio, inclusive nos bancos da frente. Os instrumentos tinham iluminação verde, enquanto no Santana era alaranjada. Foi lançado em duas versões de acabamento, com três opções de motorização: GL 1.8 e 2.0 e Ghia 2.0, com ou sem injeção eletrônica.


Fotos: Marco de Bari, da revista Quatro Rodas, que morreu na última semana em São Paulo, vítima da queda de uma estrutura no estúdio fotográfico, à serviço da mesma Quatro Rodas. Fica aqui a homenagem do Guscar ao seu trabalho. 

Ambos os propulsores eram da série AP, da Volkswagen, também usados no Santana. O 2.0 com injeção eletrônica rendia 125 cavalos de potência. Sem a moderna alimentação, a potência era de 105 cavalos. O 1.8 tinha 92 cavalos, com carburador. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático de três (aliás, ele vinha do velho Del Rey).


O GL trazia apenas calotas e vidros verdes como equipamento de série. Já o Ghia vinha com rodas de alumínio, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e rádio/toca-fitas. Apesar das críticas, o Versailles era considerado um carro confortável e espaçoso (tinha 4,57m de comprimento, 1,68m de largura e 2,55m de distância entre-eixos). 

O Versailles chegou ao mercado em agosto de 1991. Em julho, como pré-estreia publicitária, foi leiloado de forma beneficente em uma campanha do tipo Criança Esperança, da Rede Globo, que comemorava o aniversário de 25 Anos dos Trapalhões.

Versailles GL / Foto: Claudio Larangeira (Revista Quatro Rodas)

Como o Santana, começou a ser vendido com apenas duas portas. Somente na virada para 1992, ele ganhou a de quatro, junto com os freios ABS. Naquele ano, o motor também ganhou catalisador no escapamento, E foi lançada a perua Royale, também com nome sugerindo realeza, injustamente oferecida por muito tempo apenas com as portas dianteiras, como a sua antecessora Belina. A estratégia era não atrapalhar as vendas da Quantum. A tática errada se repetiu nos clones Verona/Logus e Escort/Pointer.




Em 1994, toda a linha passou a ter o motor com injeção eletrônica. A potência do 1.8 subiu para 99 cv, mas o 2.0 perdeu o tipo multipoint e, com singlepoint, ficou com 112 cv. Vale lembrar que o motor era VW, mas a injeção eletrônica vinha da Ford.

No ano seguinte, a grade dianteira deixou de ser inteiriça para ganhar uma abertura oval, marca registrada da Ford naquela época. Outra mudança foi o aplique na traseira na cor da carroceria, preenchendo aquele espaço entre as lanternas e a placa e tirando o friso refletor vermelho acima delas, que ficaram mais vermelhas. Na lateral, a pintura preta da coluna desapareceu e o deixou ainda mais parecido com o Santana. Principalmente depois que ficou somente com a carroceria de quatro portas, que já começavam a ganhar a preferência do comprador brasileiro.

Por dentro, um novo volante. O lado ruim é que o ar condicionado e o rádio passaram a ser opcionais mesmo na versão Ghia. E o câmbio automático foi retirado do catálogo. Em compensação, entraram o CD/Player e o teto solar elétrico, também cobrados à parte.


A reestilização parcial foi a primeira medida para retomar a liberdade perdida com o conturbado casamento da Autolatina com a VW, que tinha acabado em abril daquele ano de 1995. Outra atitude para sacudir a poeira foi lançar a tão esperada Royale de quatro portas, também ficando igual à Quantum.

Mas a linha Versailles/Royale não conseguiu dar a volta por cima e saiu de linha em 1996, pois, além da estratégia errada da Autolatina e a preferência do mercado pelo Santana/Quantum, o sedã médio já tinha perdido o status de top de linha para o Mondeo e o Taurus, importados da Bélgica e dos Estados Unidos, respectivamente.



Nem os taxistas salvaram o sucessor do Del Rey, já que deram mais preferência ao autêntico Santana e o sustentaram até junho de 2006, quando a VW anunciou o fim de sua produção. Por mais uns três ou quatro anos ainda era possível encontrar alguns Santanas e raros Versailles como táxis nas ruas do Rio de Janeiro, mas praticamente todos já foram substituídos por Merivas, Spins e Cobalts da Chevrolet por causa da idade. 



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (102) Volkswagen (99) História (93) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Nissan (38) Hyundai (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)