domingo, 24 de julho de 2016

LANÇAMENTO - KIA SPORTAGE 2017

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


O Kia Sportage, que nasceu com aparência de jipe da Suzuki, cansou de ser um estiloso coreano e agora quer ser um Porsche. Tanto que adotou o estilo frontal muito parecido com o Macan, o novo SUV da marca alemã: faróis em formato de bumerangue no capô vincado e, pela primeira vez, separado da grade (dentada, característica da Kia) no para-choque. A marca registrada da quarta geração do Sportage é o par "quatro de dado" das luzes de LED de neblina no para-choque (somente para a versão mais completa). 



A lateral manteve a coluna C larga e a moldura cromada das janelas da geração anterior. Já a traseira recorre às já manjadas lanternas horizontais com refletores tridimensionais de LED e unidas por um friso cromado. A tampa do porta-malas tem um sulco na altura do logotipo e um desnível mais abaixo, para servir de iluminação para a placa. Na parte inferior, as já comuns lanternas de neblina horizontais e o protetor de alumínio no para-choque.



No interior, o painel manteve o conceito da tela multimídia cercada pelos difusores de ar, mas está mais vertical. O gabinete central está mais completo e praticamente forma uma peça única com o console do assoalho. O quadro de instrumentos deixou de ter o velocímetro em destaque no meio para a disposição padrão com o cluster do computador de bordo entre ele e o conta-giros. O volante passa a ter miolo redondo. O acabamento ficou mais refinado, com revestimento emborrachado na parte superior do painel. 



O espaço interno melhorou com o aumento da distância entre-eixos de 2,64 para 2,67m. Por fora, o comprimento subiu de 4,44 para 4,48m, a largura de 1,85 para 1,86m e a altura de 1,65 para 1,67m. O porta-malas subiu de 740 para 868 litros, pelo padrão SAE. Ou de 465 para 503 litros, segundo outro padrão de medição, o VDA. 


O novo Sportage já está à venda no Brasil em duas versões de equipamentos, importadas da Coreia do Sul, ambas com motor 2.0 Flex, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. A mais simples é a LX, que custa R$ 109.990 e vem equipada com ar-condicionado manual, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros com porta-revistas no encosto e em tecido, chave com travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância, computador de bordo, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, descansa-braço no banco traseiro com porta copos, encostos de cabeça com ajuste de altura, freio de estacionamento por pedal, maçanetas internas cromadas, para-sol do motorista e passageiro com iluminação, piloto automático com controles no volante, porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras, saída de ar-condicionado para bancos traseiros, seletor do modo de condução (Eco Drive / Sport / Normal), sistema de som com tela 5″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB Sistema imobilizador de ignição, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com regulagem elétrica, faróis de neblina, molduras cromadas dos vidros laterais, para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo, rack no teto, rodas de liga leve aro 17″ e pneus 225/60, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e sistema Isofix para ancoragem de assento infantil.

A EX, de R$ 134.990, é a que traz os avanços do Sportage em segurança como monitor de ponto cego, alerta de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado na traseira. Na lista também estão ar-condicionado digital duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, chave presencial, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, iluminação de cortesia nas maçanetas externas, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, sensor de chuva, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, sistema multimídia com tela 7″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, navegador por GPS, DVD player, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB, soleira das portas em aço com detalhe “SPORTAGE”, travamento elétrico das portas e porta-malas sensível à velocidade, Volante esportivo (“D-Cut”), espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas, faróis de neblina em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED, maçanetas das portas com detalhes cromados, rodas de liga leve aro 19″ e pneus 245/45, teto solar duplo panorâmico, airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, airbags frontais, assistente de partida em subidas, controle de estabilidade, controle de frenagem em declives, controle de tração, alerta de ponto cego, espelho retrovisor interno com antiofuscamento, luz diurna de navegação em LED (DRL), paddle shift (borboletas no volante), sensores de estacionamento dianteiros, sistema de assistência à frenagem (BAS). Estranho é que o site da Kia informa essas versões por códigos (P.775 e P.786, respectivamente, para a LX e a EX) e algumas publicações estão chamando a top de SX. 


Se na segurança e no conforto o Sportage evoluiu, no motor houve um retrocesso. O 2.0 Flex foi mantido, mas a potência caiu de 169 cavalos com gasolina para 156 cv e de 178 para 167 cv com álcool. Por que o grupo Kia-Hyundai tem medo de trazer o 1.6 T-GDi, que agora tem turbo e 177 cv, para o Brasil? O câmbio continua o automático de seis marchas. 

Segundo a revista Carro, o crossover sul-coreano acelera de 0 a 100 km/h em 10,59 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 7,09 segundos. Números bons, apesar da perda de potência. A frenagem de 25,67 metros e o ruído de 59,2 decibéis, ambos a 80 km/h, medidos pela mesma revista também são muitos bons. Já os números de consumo vêm do Inmetro e não são nada bons. Com álcool, é de 6,0 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. Com gasolina ele faz 8,7 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada. 


O Sportage pode não ser um Porsche, mas vai enfrentar alemães como o Audi Q3 (R$ 153.990), o BMW X1 (R$ 166.950) e o Mercedes GLA (R$ 144.900). E vai levar vantagem, pelo menos no preço, inclusive contra o Honda CR-V (R$ 144mil). Só o Toyota RAV4, em versão básica, é um pouco mais barato: custa R$ 132.950. Mas completo sobe para R$ 147.850. A Kia oferece 5 anos de garantia para o Sportage.

Além de perder a tração integral, o Sportage reforça o seu novo perfil mais urbano com a queda do ângulo de ataque de 28º para 17,5º. Mas a altura em relação ao solo subiu de 17,2 para 18,2 cm. Com tanta mudança de personalidade em quatro gerações, os mais jovens vão se surpreender quando descobrirem que o Sportage já foi um jipe com estepe na tampa do porta-malas de abertura lateral. 


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Espaço 
+ Desempenho
+ Frenagem
+ Ruído
+ Preço

Pontos Fracos

- Redução da potência do motor
- Consumo 

FICHA TÉCNICA

Origem: Coreia do Sul
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.999 cm³, 16 válvulas
Potência: 156 cv (gasolina) e 167 cv (álcool) a 6.200 rpm
Torque: 18,8 kgfm (G) e 20,2 kgfm (A) a 4.700 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10.59 segundos (Revista Carro, com álcool)
Retomada de 80 a 120 km/h: 7,09 segundos (Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 175 km/h (Kia)
Consumo Álcool: 6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada (Inmetro)
Consumo Gasolina: 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (Inmetro)
Frenagem a 80 km/h: 25,67 metros (Carro)
Ruído a 80 km/h: 59,2 decibéis (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,48/1,86/1,67/2,67m
Porta-malas: 868 litros (SAE) ou 503 litros (VDA)
Tanque: 62 litros
Preços: R$ 109.990 (LX) / R$ 134.990 (EX)
Cores: Branco, Branco Neve, Prata Brilhante, Prata Mineral, Preto, Azul Mercúrio e Vermelho Intenso

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (95) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (70) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (43) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)