terça-feira, 26 de abril de 2016

AVALIAÇÃO - FIAT MOBI LIKE ON



TEXTO: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: FIAT E DO AUTOR

Acabou o suspense, o Mobi chegou! O lançamento (veja a matéria do Editor Gustavo do Carmo) era muito aguardado, após vários flagras na imprensa especializada. Agora dá para responder como e quanto anda o novo compacto da Fiat. Vale dizer que o carro é mais agradável ao vivo que nas fotos. Em função do atraso no desenvolvimento e fase de testes no motor 3 cilindros GSE, o pequeno ítalo-mineiro veio mesmo com o combalido Fire 4-cilindros. Não é um bom começo.

Embora a linha comece nos R$31.990 para o "basicão" Easy, a rede de concessionárias acredita que a configuração Like On ao preço de R$42.300 seja a mais vendida. A lista de mordomias é grande, com os esperados travas e vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção assistida, rádio com multimídia, computador de bordo, chave com telecomando, sensor de estacionamento, rodas em liga leve, faróis para neblina, retrovisor elétrico que abaixa nas manobras em marcha-à-ré e o "Cargo Box", compartimento para pequenos objetos separado no porta-malas.




Vamos começar pela traseira. A Fiat esnobou a VW ao equipar o Mobi com tampa traseira de vidro, enquanto a alemã abriu mão da ideia alegando alto custo. Excetuando as lanternas traseiras "meio asiáticas", o resultado é agradável. Ao abrir a tampa, porém, você não vai gostar do volume de obscenos 215 litros com o tal Cargo Box. Sem o dispositivo o espaço passa para 235 litros. Para um carro urbano, ok. O foco são os jovens que, no máximo, vão dar umas escapadas para a praia. A divisão 1/3-2/3 do banco traseiro pode ajudar em alguns casos. Se a viagem exigir mais bagagem a dificuldade será óbvia.


Agora o banco traseiro. O movimento natural de colocar uma perna, sentar e "puxar" a perna que está fora já mostra o pouco espaço no local. Não só as portas traseiras são pequenas como o próprio vão entre os encostos dos bancos dianteiro e traseiro. Aqui os 12 centímetros a menos que o VW up! (2,30m no Fiat e 2,42m no Volks) aparecem de forma sensível. A largura do banco traseiro também não é das maiores, empatado com o rival.


Os bancos dianteiros são corretos, nada diferente de outros Fiat mais baratos. Aqui segue a máxima "nada a elogiar ou criticar. Apenas é". A regulagemd e altura é eficiente e fácil de usar.


 O painel é bem descolado, com peça única e acabamento bem superior ao usual da fábrica de Betim/MG, lembrando o padrão da Toro.A posição elevada e destacada do conjunto multimídia agrada.


Chega de papo, bora acelerar! Motor que só "acorda" acima das 3.000 rpm e câmbio com as duas primeiras marchas curtas e próximas entre si lembra muito a dinâmica do Chevrolet Onix, só que um pouco mais lento. Sério. A perda de ritmo acima da terceira marcha até incomoda e desmotiva engatar a quinta marcha mesmo depois de embalar. A média de 10,92 km/litro de álcool no nosso trajeto padrão não é ruim, mas perde para os 11,95 km/l do Volkswagen up! Take medido no mesmo dia para comparação. Acredite, as notícias não vão melhorar.


Na ausência de números de desempenho na imprensa, tivemos de reccorer a um acelerômetro digital GTECH Pro Competition, um Kartódromo e muitas tentativas para conseguir números confiáveis. Escolhemos a frenagem de 80 a 0 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h e a retomada de 80 a 120 km/h na quarta marcha, provas comuns na maioria das revistas e sites automotivos. Quatro passagens para frenagem e retomada e outo passagens na aceleração. Novamente o up! Take é a referência.

.: Fiat Mobi Like On :.
80 a 0 km/h: 0,969g - 25,99 metros
0 a 100 km/h: 0,176g - 16,12 segundos
80 a 120 km/h (4a): 0,058g - 19,66 segundos

.: Volkswagen up! Take :.
80 a 0 km/h: 0,943g - 26,69 metros
0 a 100 km/h: 0,197g - 14,36 segundos
80 a 120 km/h (4a): 0,065g - 17,46 segundos

Como os números do VW estão dentro da média dos apurados pela imprensa especializada, entendemos que os dados do Fiat também são válidos e confirmam algumas impressões colhidas na avaliação rodoviária. A versão do up! que consideramos coerente na comparação deve alguns equipamentos, com destaque para a falta de regulagem de altura para os cintos de segurança e do conta-giros. Itens menores como rodas em liga-leve e faróis para neblina só existem acima da Move, a  High.A vantagem do VW é custar mais de R$2mil a menos. Consumo e seguro seguem na lista de vantagens, fora o desempenho bem mais coerente com a demanda atual nos grandes centros urbanos.


O Mobi não é um projeto ruim, apenas tem deficiências que devem ser analisadas e consideradas durante a pesquisa de mercado. Como alento, espere até setembro, quando chegará o prometido motor triciclíndrico. Talvez aí a Fiat consiga entregar um produto em pé de igualdade com o oferecido pela Volkswagen. 








2 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que o Up se tornou referencia e todo motor agora com 4 cil não presta. A coisa não é bem assim, nem dirigi esse carro ainda, mas tenho certeza que o motor está adequado a ele, não creio que seja fraco como dizem, ja dirigi outros da marca e me agradou, não vi diferença entre meu gol e um palio por exemplo.

Mário Coutinho Leão disse...

Não dá pra dizer que "motor 4 cilindros não presta", mas a diferença no consumo e desempenho são fáceis de notar em trajetos mais exigentes e/ou rodando com mais carga. Por isso a imprensa especializada usa como referência as provas de aceleração e as retomadas como referência para quem roda em cidades com topografia mais íngrime e transportando, no mínimo, um passageiro. Rodar sozinho em Brasília, por exemplo, não é difícil mesmo para os carros mais lentos do segmento, caso do Mobi.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)