TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 



Em 2016, o Fiat Palio está completando 20 anos. E tem na sua história uma liderança de mercado em 2014, destronando o Volkswagen Gol, líder por 26 anos. Pena que o reinado foi curto. No ano passado foi superado pelo Chevrolet Onix. 

Sua trajetória começou no início dos anos 90, quando o Uno, que tanto tentou tirar a liderança do Gol, já pedia um sucessor por causa do surgimento de concorrentes mais modernos, como os reestilizados Corsa e o próprio compacto da Volkswagen. 
Em 1993, na Europa, a marca italiana apresentou o Punto, um hatch compacto de três e cinco portas, linhas arredondadas e com lanternas na coluna, junto aos vidros traseiros. O Punto não aposentou de vez o Uno, que durou mais dois anos por lá.


Fiat Punto 1993
Para o Brasil e outros países emergentes, como os demais da América Latina, África do Sul, Índia e a parte pobre da Europa (leste europeu), a Fiat reservou um projeto de construção mais simples, chamado 178, que daria origem a uma família composta, além do hatch, por um sedã, uma perua e uma picape leve. O mesmo que a Renault fez anos depois, ao preferir apostar no Logan em vez do novo Clio.

Ao contrário do Logan, o nosso país foi o escolhido para estrear a produção do Projeto 178. Como a Fiat, há muito tempo, já não usava números para batizar os seus carros, nasceu o Palio, em 1996. O carro quase se chamou Prova. Mas a homenagem à tradicional corrida camponesa de cavalos da cidade italiana de Siena (que daria nome ao sedã), realizada desde 1656, chamada Palio (páreo, em italiano) de Siena, foi fundamental para a escolha da designação.


O Centro de Estilo da Fiat, na Itália, o I.D.E.A. venceu a disputa com a ItalDesign, de Giugiaro, para traçar as linhas do Palio, que foi apresentado em abril, na histórica cidade de Ouro Preto (MG). Vinte anos antes, a Fiat do Brasil apresentara o 147 no mesmo local e entrava no mercado nacional.
Fiat Palio em Ouro Preto (1996)
Fiat 147 em Ouro Preto (1976)
Com um desenho bem arredondado, principalmente na traseira; lanternas em formato de coração (o de verdade, não o figurado); coluna lateral limpa, sem o terceiro vidro do Uno; pára-brisa bem inclinado e capô em cunha acentuada, o Palio nasceu nove centímetros mais comprido (3,73) que o Uno, mas com a mesma distância entre-eixos. O Uno só ficou com o motor 1.0, perdendo todas as versões de cilindradas superiores, inclusive o esportivo Turbo, e mudou de nome para Mille SX, que resistiu até o final de 2013.


O Palio chegou ao mercado entre maio e junho de 1996 e em duas versões de acabamento e motor, ambas com três ou cinco portas. A top de linha 16V tinha o motor 1.6 com quatro válvulas por cilindro e 106 cavalos, primeiro importado da Itália, depois fabricado na Argentina. Já o EL tinha motor Fiasa 1.5 de oito válvulas, o mesmo da linha Uno, mas com injeção eletrônica multipoint, rendendo 76 cavalos.







Ambos vinham de série com vidros e travas elétricas, mas tinham na lista de opcionais o ar condicionado e itens inéditos na categoria como tocador de múltiplos CDs, cintos de segurança com pré-tensionador, freios ABS e airbags para motorista e passageiro. Por dentro, o painel era moderno, com bancos aconchegantes revestidos por tecidos funcionais de cores alegres e bom espaço para os passageiros de trás. O porta-malas tinha capacidade para 280 litros.


Em julho chegaram as duas versões básicas do Palio, com motor Fiasa 1.0 de 61 cavalos, tornando-se o mais potente do segmento, graças a injeção eletrônica multipoint. A popular ED, com rodas do Uno S e dos primeiros Mille, só tinha duas portas (inicialmente) e o interior era tão espartano que o porta-luvas não tinha tampa. Na área do painel reservada para o airbag do passageiro havia um feio buraco que a Fiat vendia como porta-objetos. Já a EDX tinha a opção de quatro portas, calotas e um acabamento mais caprichado com tampa no porta-luvas e sem o buraco do painel. Em ambos, o pára-choque era preto, ao contrário das versões superiores que eram da cor do carro.


O segundo membro da família Palio chegou em março de 1997. Era a perua Palio Weekend que, assim como o hatch, começou a ser vendida com os mesmos motores 1.5 8v e 1.6 16v. As versões foram chamadas de Palio Weekend (1.5), 16V e Stile, a mais luxuosa. As duas últimas com motor 1.6 de 106 cavalos. Meses depois, chegou a versão Sport, com rodas cromadas, volante Momo (sem airbag), encostos de cabeça vazados, bancos esportivos e até teto solar manual como opcional.



O sobrenome já fora usado em uma versão da antecessora Elba. Mas a associação ao final de semana em inglês já tinha sido adotada no lote de exportação da perua derivada do Uno para a Europa, a Duna Weekend, repetida no médio Marea e, finalmente, no Palio. E foi a Weekend a mais bem-sucedida no mercado internacional, pois chegou, em 1998, aos países mais ricos da Europa como Itália, Alemanha, Espanha e Portugal.



Com uma distância entre-eixos seis centímetros maior (2,42m) que a do Palio e comprimento de 4,13m, a Weekend ficou com o estilo bem harmonioso graças ao terceiro vidro lateral e as lanternas traseiras verticais com quinas arredondadas e vincos na tampa. A capacidade de carga para 460 litros só foi possível porque os bancos traseiros ficaram no mesmo lugar do hatch e o estepe foi parar embaixo do carro, dando trabalho para ser removido.




Ainda em 1997, no mês de agosto, chegou o sedã Siena, nome da cidade onde se realiza a festa do Palio. Porém, o três volumes era fabricado na Argentina. Por causa disso, a versão básica EL tinha o motor 1.6 8v, de 82 cavalos, mas podia ter também o tradicional 16 válvulas, de série na luxuosa HL. O Siena era mais parecido com o hatch e não tinha terceiro vidro lateral, mas sim o terceiro volume que cobria um porta-malas de 500 litros. As lanternas eram mais arrendondadas que a da Weekend. Diziam que o Siena era o patinho feio da família.





Antes da chegada da picape Strada, em 1998, foram introduzidas algumas modificações no restante da família. Para começar, o Palio ED ganhou uma versão de quatro portas, mas foi logo substituído pelo EX, que tinha novas rodas de aço com mini-calotas, enquanto o EDX ganhava direção hidráulica de série. O motor 1.5 nacional do hatch foi trocado pelo 1.6 argentino, dez cavalos a mais que o usado no Siena. Este também ganhou a versão Sport 1.6 16V, assinada pelo canal de televisão musical MTV e motor 1.0, que precisou de um câmbio de 6 marchas para tentar dar mais agilidade. Meses depois, a Palio Weekend também ganharia o mesmo recurso.




No final do ano a Strada chegou ao mercado nas versões Working 1.5, mais despojada, voltada para o trabalho; Trekking 1.6 8v 92 cv, para o lazer, e LX 1.6 16v, mais luxuosa.





O ano de 1999 foi marcado por três importantes novidades. A primeira era o câmbio de embreagem automática Citymatic para o hatch 1.0. O equipamento não era caro, mas o brasileiro deve ter ficado com tanto medo de um possível defeito e com o custo de manutenção que acabou rejeitando a ideia.




Mas o povo não abriu mão do espaço extra atrás dos bancos da picape Strada com cabine estendida, disponível para todas as versões, mesmo que tenha sacrificado os 705 kg de capacidade de carga do modelo com cabine simples.



Outro sucesso duradouro, que seria estendido à picape na segunda geração e outros carros da Fiat foi a Palio Weekend Adventure, uma versão de estilo off-road com quebra-mato no pára-choque com faróis de longo alcance integrados, suspensão elevada, para-choques pretos, estribos nas laterais, motor 1.6 de oito válvulas, colunas traseiras pretas e máscaras de plástico nas lanternas, lembrando aqueles protetores de relógio de pulso dos anos 80.

Pena que não colocaram tração integral, que encareceria o carro. Imitando modelos importados como Audi Allroad, Volvo XC70 e Subaru Outback, a Adventure deu origem aos carros lameiros de perfumaria como Parati Crossover (depois Track and Field), Crossfox, Ford Ecosport, Peugeot 207 SW Escapade, Renault Sandero Stepway, Chevrolet Spin Active, Toyota Etios Cross e Hyundai HB20X.


Ainda no penúltimo ano do século XX, o Palio ELX 1.0, com para-choques na cor do carro, substituíu o EDX. A nova sigla também chegou à Weekend, mas com motor 1.6 de 92 cavalos. A perua ganhou de volta o motor 1.5 na versão EX. O Siena passou a ser fabricado no Brasil. O ELX também deu origem a série especial limitada 500 Anos, que marcava a idade do Descobrimento do Brasil, em 2000. O Siena também ganhou a mesma versão, mas baseada no 6 Marchas. Já a picape Strada recebeu a sua versão MTV, mais simples e com motor 1.5.


No início do ano 2000, a linha Palio finalmente ganhou o moderno motor Fire. A palavra (fogo, em inglês) é a sigla de Fully Integrated Robotized Engine, ou motor totalmente montado por robôs. A tecnologia já usada na Itália desde os anos 80 somente então chegava ao Brasil com 1.25 litros de capacidade cúbica (que o marketing aumentou para 1.3) e dezesseis válvulas, rendendo, no máximo, 80 cavalos, mas tendo boa potência em baixa rotação. Foi montado no ELX do Palio, Weekend e Siena. Entre os detalhes visuais estavam os apliques cromados em parte do painel e no pomo da alavanca de câmbio, além do adesivo 'FIRE 16V' no vidro traseiro.


No ano anterior, o Punto italiano foi totalmente reestilizado, ganhando linhas retas e medidas diferenciadas para as versões de duas e quatro portas. O novo carro estreava o resgate do emblema circular da marca, usado nos anos 1920, com fundo azul brilhante e emoldurado por louros estilizados prateados e que foi a identidade visual da FIAT por oito anos.

Fiat Punto 1999

Voltando ao ano 2000 e ao Brasil, em setembro, foi apresentada a primeira alteração frontal no Palio. Desenhado agora por Giorgetto Giugiaro, os faróis pontiagudos com a grade "boca de tubarão" davam lugar a um conjunto mais conservador, com os faróis retangulares de refletores duplos e transparentes e grade dividida pelo novo logo circular. As plaquetas de identificação do carro, versões e motor passavam a ser cromadas. Por dentro, foram adotados novos revestimentos. O painel manteve a sua estrutura, mas ganhou apliques prateados (cinza nas versões mais simples) em toda a sua extensão, novos desenhos dos comandos e difusores de ar, além de novos grafismos no quadro de instrumentos. A reestilização deu ao Palio o seu primeiro título de Carro do Ano, pela Revista Autoesporte.



Como na primeira geração, a traseira era específica para cada modelo de carroceria. A do Palio não mudou muito. As lanternas mantiveram o mesmo formato, mas ganharam novas lentes transparentes em novas disposições. A tampa ganhava um vinco horizontal em toda a sua extensão. Atendia a um pedido dos consumidores, que reclamavam da anterior muito saliente, pois amassava facilmente na hora de estacionar. A frente original continuou no mercado com a versão Young, que já tinha substituído a EX em 1999, mas ganhou o logotipo novo. 


Na perua Weekend, as lanternas ficaram mais finas e não avançavam mais sobre a tampa do porta-malas. Esta passou a ostentar a placa e ganhou um vinco semelhante ao do Palio, na altura do vidro. A licença na tampa também foi usada no sedã Siena, que ficava mais elegante. Nos dois, as lentes também passaram a ser transparentes. A Weekend Adventure, que passou a se chamar apenas Palio Adventure, demorou mais para chegar. Só apareceu em 2001, junto com a Strada, que também ganhou a sua versão "off-road". Em contrapartida, a Strada não teve praticamente nenhuma mudança na traseira, apenas na lente das lanternas. Em 2002 o Palio EX voltou ao mercado, com a frente atualizada e motor Fire 1.0, mas com o interior de 1996.









Em 2003 o Palio chegava à sua "terceira geração" com a mesma plataforma e as linhas laterais. Apesar disto, a modificação foi a mais profunda de todas. Desta vez, Giugiaro deu mais personalidade à frente. Os faróis de formato irregular tinha traços que invadiam o pára-choque. No centro uma lâmina, que lembrava um ralador de legumes, fazia o papel da grade. Alguns modelos, como a perua e a picape Adventure, ganharam máscaras pretas nos faróis. Ao contrário do modelo 2001, o interior foi totalmente modificado. O painel ficou mais conservador, porém transmitindo mais sofisticação, graças aos novos equipamentos como o computador de bordo My Car Fiat, o opcional CD Player com MP3 e, principalmente, ao revestimento das portas e bancos, não apenas o melhor de todos os Palios como também de todos os carros nacionais da categoria atualmente.






A traseira, mais uma vez, foi específica para cada tipo de carroceria. A maior mudança foi no carro-chefe da família. O Palio trocou as lanternas de "coração" que invadiam a base do vidro por um modelo mais tradicional, vertical, e elegante, que começava no pára-choque e terminava nos cantos do vidro. A tampa do porta-malas ganhou a placa, pela primeira vez no hatch. O inverso aconteceu no Siena. A traseira ficou mais lisa e as lanternas ganharam apliques. O sedã e a perua Weekend só chegaram em março. Esta teve a pior modificação. Os refletores ficaram tão grandes que a placa, a régua e a plaqueta de identificação se amontoaram, causando uma poluição visual. O desenho das lanternas ficou parecido com um panetone. Mais uma vez, a da Strada mudou pouco. Em todos, o logotipo itálico das letras separadas pelas barras foi abandonado para dar espaço, no centro, ao emblema redondo já usado na dianteira de todos os carros da Fiat. Na picape, ele também funciona como maçaneta.



O novo face-lift do Palio só não acabou de vez com a frente conservadora porque esta continuou na versão Fire, que agora ganhou o painel com console cinza descartado na nova renovação. A mesma estratégia também foi adotada no Siena.

Entre os motores, a maior novidade era o 1.3 Flex, que podia ser abastecido com gasolina e/ou álcool. No entanto, perdeu metade das válvulas, ficando apenas com oito. Estes motores bicombustíveis tinham estreado no Gol 1.6 e chegavam gradualmente ao mercado nacional. A potência do Palio variava entre 70 e 71 cavalos, na ordem. O 1.8 Powertrain, de origem General Motors e lançado em 2002, só passaria a ser Flex no Palio quando chegaram os demais modelos da linha. A potência neste era de 106 e 110 cv. O Fire 1.0, com gasolina apenas, ganhava mais dez cavalos.



A disposição das versões de acabamento era: EX 1.0 (exclusiva para o hatch e que passaria a ser a única versão de duas portas do Palio), ELX 1.0 (para o hatch e o Siena), ELX 1.3 Flex (para hatch, Siena e Weekend), HLX 1.8 (com moldura da grade cromada, idem) e Adventure 1.8 (para a Weekend e a Strada). A versão off-road embutiu o quebra-mato e os faróis de milha no pára-choque dianteiro, que ficou com cinco buracos. A picape ainda chegou com as versões Fire 1.3 (com frente e painéis antigos) e a ressuscitada Trekking, com motor 1.3 ou 1.8 Flex. A Revista Autoesporte elegeu o Palio como o Carro do Ano, pela segunda vez, graças à nova reestilização.




Em 2005, o motor 1.3 Flex teve a sua cilindrada esticada para 1.4. Com esta mudança, a potência subiu para 80/81 cavalos e a identificação do motor passou a ser feita na traseira do veículo. A Strada Fire, com o visual antigo, também ganhou a novidade. No meio do ano chegaram os motores 1.0 Flex (65 ou 66 cv de potência) para o hatch e Siena Fire. Depois, seriam adotados no EX do hatch e no Siena ELX.


Na metade daquele ano, chegou com atraso no Brasil a minivan compacta Idea, lançada na Europa em 2003, com a base do Punto e quadro de instrumentos no centro do painel. Aqui, ela foi construída sobre o chassi da Palio Weekend e com o painel do Palio (apenas com o braço das portas diferenciado, mais inclinado), mas de design externo fiel ao modelo italiano. A Idea veio nas versões ELX 1.4 e HLX 1.8 com vidros e travas elétricas de série e com a intenção de entrar em um disputado segmento com o Chevrolet Meriva, o Honda Fit e o Ford Ecosport. No ano seguinte, ganhou uma versão Adventure, com estepe exposto na tampa traseira.






No final de 2005, foi lançado o Palio 1.8R. Era a resposta da Fiat ao Corsa SS. Ironicamente, os dois tinham exatamente o mesmo motor 1.8 Powertrain. A Fiat foi buscar nos anos 80 a inspiração para o primeiro modelo de aparência esportiva do Palio. O homenageado foi o Uno 1.5R, depois 1.6R. Mas contrariando a tradição e seguindo a nova moda nacional, tinha apenas opção de quatro portas. O carro tinha faróis com máscara negra, moldura da grade cinza, rodas de liga-leve com 14 polegadas, faixas adesivas decorativas nas portas e na traseira e pedais com cobertura de alumínio. O vermelho também marcava forte presença no 1.8R, estando presente nos cintos de segurança, nas costuras dos bancos, do volante e da alavanca de câmbio e até na cobertura do motor, que foi revigorado para ganhar alguns cavalos, passando a 113 e 115, tendo estreado no Idea.




Em 2006, já como parte da linha 2007, foram lançados os kits Celebration e 30 Anos para o hatch, Siena, Weekend e linha Fire. O primeiro trazia ar, direção hidráulica, trio elétrico, saias laterais e maçanetas na cor do carro. Já o 30 Anos apresentava novos faróis, detalhes cromados no interior da grade, rodas de alumínio, novos tecidos, vidros e travas elétricos e volante com regulagem de altura.



Em pleno início de 2007, o Palio sofreu (literalmente) a sua terceira reestilização frontal e segunda de traseira, como linha 2008. Ficou mais feia que a anterior. O modelo de duas portas ganhou um novo recorte na janela lateral posterior e passou a ser uma opção para o 1.8R. Os faróis assumiram formas que lembravam o Honda Civic de 1995, a grade ficou reta e um pouco avançada enquanto as lanternas traseiras ficaram estranhamente baixas, com estilo de carro japonês do início dos anos 90 (lembrava o Daihatsu Charade da época).



Mais uma vez, o Siena e a Weekend demoraram pra chegar. O Siena novo só apareceu em novembro, com faróis de duplo refletor (com aspecto melhor que do Palio), grade maior, faróis auxiliares de moldura cromada e lanternas horizontais estilo Alfa Romeo. A Palio Weekend chegou em 2008 com nova silhueta das janelas laterais. As lanternas também ficaram horizontais, mas com outro desenho. A frente era a mesma do sedã. Sua versão aventureira mais light ganhou o nome de Trekking. Já a Adventure original ganhou grade com duas grossas aletas furadas e cromadas, para-choque robusto, faróis maiores e bloqueio eletrônico do diferencial Locker. A picape Strada chegou em agosto com as mesmas alterações e enfim com uma mudança nas lanternas traseiras: um aplique e a tampa em baixo relevo.





Em 2009 o Palio finalmente padronizou a sua frente com o sedã e a perua. No mesmo ano, a Strada inovou com a versão de cabine dupla, mas ainda de duas portas, nas versões Adventure e Working. No final do ano, a toda a linha Palio ganhou o câmbio manual robotizado Dualogic de cinco marchas e com apenas uma embreagem. E o Siena ganhou a versão EL, com mais equipamentos e menor preço, mas com a frente do Palio 2008. 






No ano seguinte, a grade da versão popular Fire 1.0 do hatch e do Siena ganhou uma espécie de "bigode" cromado, mas os faróis permaneceram os mesmos de 2003 e o interior, o mesmo de 2000. O hatch ganhou o sobrenome Economy, com econômetro no quadro de instrumentos. 




O motor E.TorQ 1.6 16v (também 1.8 para o restante da linha) foi a última novidade do primeiro Palio, que, ofuscado e sufocado pelo sucesso do Novo Uno e do Punto, comemorou os seus 15 anos de vida com uma carroceria inteiramente nova.

A segunda geração (2011)



Construída sobre a plataforma do renascido Uno, a verdadeira segunda geração do Palio cresceu em todas as dimensões: comprimento (388cm contra 385cm do anterior), altura (151cm contra 145cm), largura (167cm de largura contra 164cm) e distância entre-eixos (de 237 para 242 cm), o que contribuiu para o aumento do espaço interno. O encosto do banco traseiro passou a ter ser reclinável.


Agora desenhado pelo Centro Stile, na Itália, o novo Palio ficou mais moderno e bonito, mas perdeu originalidade no estilo, que reúne conceitos já vistos no pequeno Fiat 500 e no Punto como a frente fechada com um bigode cromado envolvendo o emblema da marca e os faróis amendoados. A lateral de janelas com ângulo elevado lembra modelos asiáticos e a traseira se rendeu às lanternas elevadas como as do Punto, mas com um prolongamento em posição normal. O discreto calombo retangular na tampa do porta-malas seguiu o Uno. 



O bagageiro aumentou a capacidade para 290 litros, mas as versões Essence e Sporting têm um estepe maior que reduziram o volume em dez litros, voltando ao que era antes. O interior também ganhou em modernidade, mas perdeu em qualidade de acabamento. O centro do painel tem quinas arredondadas e as saídas de ar são redondas. Em toda a sua extensão há uma faixa ondulada de textura colorida, de acordo com a versão. Mas as portas ficaram com pouco revestimento de tecido (apenas em uma faixa) e o plástico duro reina. 



O novo Palio chegou ao mercado nas versões Attractive, Essence e Sporting, esta última de aparência esportiva, como faixas nas portas, falsa entrada de ar no para-lama, lentes escuras nos faróis e lanternas e cores quentes. Mas o motor era o mesmo da versão intermediária, a Essence: apenas o E.TorQ 1.6 16v de 115 cavalos com gasolina e 117 cv com álcool, já oferecidos na geração antiga. O câmbio Dualogic continuava como opcional para as versões Essence e Sporting. A Attractive (ainda) oferece dois motores: o 1.0 e 1.4 Fire, que ganhou modificações e passou a ser chamado de Evo. Ambos estrearam no Novo Uno. 



O Palio também seguiu o caminho do renascido antecessor e conquistou o seu terceiro título de Carro do Ano da Autoesporte logo no ano de lançamento (referente a 2012), exatamente um ano depois do Novo Uno (1985/1992/2011). Os dois se igualaram ao Ford Corcel (1969/1973/1979) e Chevrolet Monza (1983/1987/1988) como únicos tricampeões da promoção. 



Em 2012 foi lançada a nova geração do sedã Siena, baseado no Palio. Mas foram feitas modificações para separar a sua imagem do hatch e também do sedã antigo. Para começar, foi chamado de Grand Siena para passar a imagem de um carro maior e mais sofisticado. A distância entre-eixos de 2,51m é maior que o Palio para fazer sentido ao nome. Já os faróis são mais alongados e há uma grade com um friso cromado na parte superior entre eles para dar o refinamento. A mesma coisa foi feita no interior com saídas de ar centrais retangulares e divididas, além de acabamento marrom brilhante. O desenho básico do painel é o mesmo do Palio. 







A distribuição de versões e motores ficou desta forma: Attactive 1.0 e 1.4, Essence 1.6 16v e TetraFuel 1.4 (com gás natural, flex e gasolina pura). A carroceria antiga foi mantida no Siena EL, com motores 1.0 ou 1.4 e com uma levíssima mudança na grade, ganhando o friso cromado e o recorte da carenagem do para-choque do Grand. O interior ganhou pequenas mudanças na saída de ar, painel do rádio e quadro de instrumentos. 





Essas mudanças também foram adotadas na perua Palio Weekend e na picape Strada, que nunca ganharam esta nova geração do Palio e do Grand Siena. A versão Adventure de ambas também ganhou uma nova grade (ficou com apenas um ralador cromado) e novos para-choques. 



Em 2012, já se preparando para a nova lei que exigia a obrigatoriedade em dois anos, Palio e Grand Siena ganharam freios ABS e airbags frontais de série. Poucos meses depois passaram a ter teto solar panorâmico SkyDome como opcional. 



No ano seguinte, cinco anos depois de inovar com a cabine dupla, a picape Strada inovou outra vez (como dizia o comercial) com a terceira porta no lado do passageiro, que se abre de forma suicida (para trás) e não tem coluna central, ampliando o acesso. Mas só abre com a porta da frente aberta. Ao mesmo tempo ganhou novas mudanças visuais na frente e, de mais impacto, na traseira, com novas lanternas horizontais mais presentes na lateral e tampa da caçamba mais saliente e removível. A mudança valeu para todas as versões. 







Ainda em 2013, a Fiat já se preparava para o fim do velho Uno (o Mille) e efetuou mudanças no Palio Fire de carroceria antiga. Manteve os faróis de dez anos antes, mas aplicou uma nova moldura inferior (na cor do carro), dois filetes cromados em vez de um e um friso mais largo, também metalizado na parte superior. O interior enfim adotou o visual do modelo 2003, mas bem simplificado no quadro de instrumentos, no acabamento e nas saídas de ar, que se tornaram redondas. Só o volante foi modernizado. 




E já que a intenção era substituir o velho Mille, ano passado, apresentou o Palio Fire Way, com moldura inferior da grade, interior dos faróis e lanternas traseiras escurecidas, faixa na carroceria com o nome da versão e suspensão elevada, como no velho Uno. 




Apesar do estilo antigo (poderia ter colocado a última frente da primeira geração, né?), o Palio Fire Way, que deve sair de linha para dar lugar ao subcompacto Mobi, teve uma contribuição na deposição da liderança de 2,7 décadas do Gol. Pena que durou pouco. Um face-lift está vindo por aí, para tentar reconquistar o trono.