domingo, 6 de março de 2016

GUSCAR MOTO - ESPECIAL - YAMAHA XT660 VERSUS HONDA CB 600F HORNET



TEXTO E MEDIÇÕES: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E DO AUTOR

A divergência nas mídias sociais não é nova, já dura quase 10 anos. Única solução são medições eletrônicas criteriosas de desempenho, dando iguais chances para ambas motocicletas serem testadas. Problema é achar essas duas bikes 100% originais e condições ideais de estado e funcionamento. Depois de muitos telefonemas, e-mails e mensagens no WhatsApp, chegamos às duas motos de testes, cedidas por seus respectivos donos: Uma XT 660 2008 e uma Honda CB 600F Hornet C-ABS 2009. Menos de 100 quilômetros rodados de diferença nos hodômetros, todas as revisões feitas em rede oficial e totalmente originais de fábrica.

Passo seguinte foi alugar o Campo de Provas da ZF-TRW em Limeira/SP e a telemetria por GPS Racelogic VBOX-III. Acelerações e velocidade máxima seriam a média de oito medições, mais as quatro passagens de retomada para o número final. As mesmas condições climáticas e o mesmo piloto de testes fecharam a lista de medidas para amenizar as influências neste tipo de teste. Passemos à trêta tão aguardada!




Primeiro a "moto de fuga" da Yamaha. O imenso cilindro único não permite rotações elevadas ou uma subida de giro mais uniforme enquanto o câmbio de cinco marchas permite que o motor perca muita força após as trocas. Acelerando em baixa velocidade e marcha alta, a vibração e o ruído são bem incômodos. Os números não são ruins, a arrancada de quilômetro exige tempo 0,6 maior que um Honda Civic Si 2.4 2016, por exemplo. Difícil é frear a moto de forma equilibrada no fim da reta com o velocímetro nos 160 km/h pois seus pneus com cravos dificultam muito as frenagens de emergência. O comportamento em curva, em compensação, não assusta e é bem previsível. Em resumo, é uma moto com ótimo desempenho para cidade e estrada. Mas não anda tanto assim...


Sim, a moto mito foi para a pista! Trocar de marcha a quase 14.000 rpm e ouvir o uivo do tetracicíndrico da Honda é uma sensação instigante. Só irrita no trânsito urbano, saindo das lombadas ou contornando esquinas. Fica a dúvida entre voltar para a primeira marcha ou queimar embreagem na segunda. Tirando isso e a grande chance de você ter o "rolê" interrompido por um "coitadinho, vítima da sociedade" apontando uma arma para a sua cabeça, a moto é uma diversão só. E, acredite: Mesmo ela não andando tudo que você viu no Youtube e leu no Facebook, a Hornet acelera muito! Foram 22 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 200 km/h! As retomadas não são exemplo de agilidade, mas o tempo na pista foi bem razoável, garantindo um mínimo de agilidade na cidade e estrada. Só em algumas situações específicas é que você vai ter de "metralhar" o câmbio para buscar potência nas rpm mais altas. Freios progressivos com ABS, bons pneus Bridgestone Battlax e suspensão dianteira invertida garantem velocidade com segurança e controle. Não há do que reclamar nesta Honda velocista.

Portanto, cara pessoa, esqueça as bobagens das mídias sociais. Hornet anda mais que XT 660. A história só tem final diferente caso você colocar uma estrada de terra no meio, ou encher o caminho de calçadas e barrancos. Aí, sim, a Yamaha vai garantir uma boa fuga.

.: Yamaha XT 660R - 2009 :.
Kartódromo Itororó
Power Lap: Não Aferida
Circuito VELO CITTÁ
Power Lap: Não Aferida
Campo de Provas ZF-TRW
0 a 50 km/h: 2,1 segundos - 18,4 metros
0 a 100 km/h: 8,8 segundos - 204,1 metros
0 a 150 km/h: 28,1 segundos - 962,8 metros
0 a 1.000 metros: 29,2 segundos - 155,8 km/h
50 a 100 km/h (6ª): 8,4 segundos - 179,1 metros
Velocidade Máxima (5ª): 160,2 km/h - 0,01g**
**Velocidade Máxima Possível: 160,8 km/h
Consumo Médio: Não Aferido

.: Honda CB 600F Hornet - 2009 :.
Kartódromo Itororó
Power Lap: 1m19s36 - 159 km/h
Circuito VELO CITTÁ
Power Lap: 1m03s40 - 178 km/h
Campo de Provas ZF-TRW
0 a 50 km/h: 1,7 segundos - 12,5 metros
0 a 100 km/h: 4,3 segundos - 85,3 metros
0 a 150 km/h: 9,9 segundos - 328,8 metros
0 a 200 km/h: 22,3 segundos - 969,5 metros
0 a 1.000 metros: 23,0 segundos - 206,3 km/h
50 a 100 km/h (6ª): 8,0 segundos - 170,1 metros
Velocidade Máxima (5ª): 210,1 km/h - 0,01g**
**Velocidade Máxima Possível: 211,0 km/h
Consumo Médio: Não Aferido

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (200) Volkswagen (120) História (118) Chevrolet (117) Ford (102) Fiat (86) Carro do Ano (82) Lançamento Internacional (80) Comparativos (79) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (50) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (44) Peugeot (43) Sonhos de Consumo (43) Citroën (42) Nissan (42) Especial (38) Audi (36) Baba Brasil (33) Mercedes (32) Kia (30) BMW (25) História em Miniatura (22) No Mercado (22) História em Fotos (21) Lembra de mim? (21) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Volvo (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fit (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) C3 (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A1 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Clube dos Quinze (2) Compass (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) XC40 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)