segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



Sucessor do Escort, que foi fabricado no Brasil durante treze anos e passou a ser importado da Argentina por mais sete, o médio Focus chegou ao nosso mercado no final do ano 2000, dois anos depois de ser lançado na Europa.
0

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E UOL
DADOS DE TESTE: REVISTA AUTOESPORTE
DADOS DE RUÍDO: REVISTAS CARRO (VOLVO) E QUATRO RODAS (BMW)
RUÍDO DO JAGUAR É UMA MÉDIA DA CARRO E DA QUATRO RODAS


A sueca Volvo (agora controlada pela chinesa Geely) sempre foi uma alternativa ao luxo do trio alemão Audi, BMW e Mercedes. O S60 é o concorrente direto do A4, Série 3 e Classe C. Mas os alemães ganharam um novo opositor neste segmento médio premium no Brasil: é a inglesa (de propriedade indiana) Jaguar, com o seu novíssimo XE.

Mesmo com grande dificuldade para apurar a lista de equipamentos de série de modelos dessas marcas, decidi fazer um comparativo, baseado no que a revista Autoesporte publicou na sua última edição.

A Audi ainda aguarda a nova geração do A4 no Brasil e a Autoesporte não incluiu o Classe C. Sem ter como apurar os custos de manutenção do modelo da Mercedes, decidi reproduzir inteiramente o comparativo da publicação da Editora Globo, com os seus dados, mas, claro, com os meus critérios de pontuação que sempre faço aqui no Guscar. Ainda assim, os dados do ruído são das rivais Carro (Volvo S60) e Quatro Rodas (BMW). O da Jaguar, por sua vez, é a média destas duas revistas.

Assim, vão para a disputa o alemão fabricado em Santa Catarina BMW 320i Active Flex na versão Sport GP contra o inglês importado (mas com a expectativa de ser fabricado no estado do Rio) Jaguar XE Pure e o sueco S60 T5 Momentum. Todos com motor 2.0 turbo de injeção direta e câmbio automático de oito marchas.

0

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Com forte inspiração no passado, inclusive no nome, a Fiat volta a ter um roadster (conversível de dois lugares) em sua linha, dez anos depois de encerrar a produção do Barchetta. É o 124 Spider, sucesso dos anos 60 aos 80. 
0

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


As minivans foram objeto de desejo entre o final dos anos 90 e boa parte da década passada. A moda motivou Renault (Scénic). Citroën (Xsara Picasso), Chevrolet (Zafira e Meriva) e Nissan (Livina) a investirem no segmento.

Mas os anos se passaram. A imponência visual no trânsito urbano dos SUVs prevaleceu e outras marcas migraram para esta nova tendência, que também "matou" as peruas. A Citroën, embora tenha lançado o aventureiro C3 Picasso, continua remando contra a maré e lançou a segunda geração do C4 Picasso no Brasil, em duas versões de carroceria (curta e Grand) e acabamento (Seduction e Intensive). 
0

domingo, 15 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: GUSTAVO DO CARMO E DIVULGAÇÃO


Com o lançamento do Uno, em 1984, a Fiat não queria apenas um hatch para concorrer com o Volkswagen Gol e o Ford Escort. Ela pretendia formar uma família de compactos, que incluía um três volumes, uma perua (Elba), uma picape e um utilitário (estes dois últimos chamados de Fiorino),

O sedã de duas portas, responsável por enfrentar diretamente o Chevrolet Chevette, surgiu logo no ano seguinte, em 1985. O nome escolhido, Prêmio, foi uma das últimas sacadas do departamento de marketing da filial brasileira da marca italiana. Hoje temos que aceitar os nomes estrangeiros que as matrizes das marcas nos impõem.
0

domingo, 8 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | LOGO: AUTOESPORTE


No último dia 4 de novembro foram anunciados no espaço cultural Vila Vérico, em São Paulo (como sempre), os vencedores das cinco categorias principais e seis especiais do Carro do Ano da revista Autoesporte, da Editora Globo. Os carros, motores, montadoras, agências de publicidade e personalidades foram escolhidos por jurados de diversas regiões do país, entre jornalistas e engenheiros. 

Foi a 49ª edição da premiação, que começou com a escolha apenas do Carro do Ano, em 1966, e hoje tem onze categorias. Neste ano foram feitas mudanças importantes por causa da escassez de lançamentos do nosso sofrido mercado automotivo. 
0

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Seguindo o exemplo do Volvo XC90, um utilitário que ganhou de primeira o título de Carro Premium do Ano, o crossover compacto Jeep Renegade conquistou o título mais importante e tradicional da imprensa automotiva brasileira: o Carro do Ano 2016 da Autoesporte. 
0

sábado, 7 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Num ano de poucas novidades de automóveis normais, a Autoesporte decidiu incluir os SUVs nas categorias principais e abriu mão, pela primeira vez, desde 1997 (e 2008, no caso dos Premium), da eleição de Utilitários do Ano.

Antes derivados de picapes, os modelos familiares com vocação para enfrentar terrenos irregulares passaram a ter como base veículos de passeio e cada vez mais conforto. Isso é outra motivação para a mudança. 

Curiosamente, tanto a categoria master, a Carro do Ano, quanto a Premium, para modelos acima de R$ 100 mil, realizada desde 1993 com o nome de Carro Importado do Ano, foram vencidas este ano por utilitários. O Jeep Renegade e o Volvo XC90.
0

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em 2013 (contando como 2014), o motor da Volkswagen EA211 1.0 flex de três cilindros, mas desprovido de turbo e injeção direta de combustível, foi o Motor do Ano até 2.0. Na época, ele equipava apenas o Fox Bluemotion. Desde o ano passado passou a ser usado também no Up!, aliás, modelo para o qual foi desenvolvido, pois o compacto não pode receber um bloco maior, de quatro cilindros.

Este ano o mesmo motor 1.0 ganhou a injeção direta, o turbo e ainda manteve a tecnologia flex. Assumiu o nome TSI e foi adotado no mesmo Up!. Curiosamente, o carrinho ainda não tem este propulsor na Europa, mas o médio Golf tem. E só o nosso é bicombustível. O TSI 1.0 Flex é o Motor do Ano 2016 da Autoesporte. 
0

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


A Audi se sente em casa na categoria Motor do Ano, principalmente acima de 2.0. A Autoesporte elegeu um propulsor da marca alemã pela sétima vez em uma década (chegando a ser pentacampeã entre 2008 e 2012). E o terceiro V6. O deste ano, um 3.0 TFSI, que equipa o sedã A6 e o cupê de quatro portas A7 Sportback, é uma evolução da versão vencedora de 2010.
0

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO


Derivada da rústica Duster, a picape Oroch deu o primeiro título para a Renault na terceira categoria mais antiga da Autoesporte, lançada em 1994. Também é o terceiro título consecutivo de uma picape pequena. As maiores vencedoras continuam sendo a Ford (cinco) e a Ranger (três). 

0

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE | FOTOS: DIVULGAÇÃO
 LOGO CARRO DO ANO: AUTOESPORTE


Nesta categoria de prêmios especiais, a revista Autoesporte voltou a escolher duas personalidades para o Hall da Fama (Chico Rosa e Márcio Piancastelli), escolheu um Executivo (Besaliel Botelho) que não representa uma marca de veículos e sim uma fabricante de autopeças (a Bosch), deu o título Verde a uma marca (Nissan) e não a um determinado modelo e escolheu não apenas o melhor site, como também a melhor ação digital do ano, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e You Tube. E a vencedora também foi a marca japonesa. Já o comercial do ano foi mantido. O escolhido deste ano foi o Honda HR-V. 


0

domingo, 1 de novembro de 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Mesmo com a crise econômica no Brasil, a Kia pretende renovar a sua linha no país. Estão previstos a nova geração do crossover Sportage, o SUV compacto KX3, o hatch compacto Rio (esperado há anos) e a produção mexicana do sedã médio Cerato, para baratear o custo. Os primeiros passos já foram dados com a venda já iniciada da van de luxo Carnival e o utilitário Sorento, de quem vou falar aqui.
0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)