quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

LANÇAMENTO - TOYOTA HILUX 2016


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Apesar do Etios e de negar o lançamento do compacto Yaris, a Toyota ainda tem um pouco de respeito pelo mercado brasileiro por trazer vários lançamentos mundiais rapidamente para cá. RAV4 (que ganhou um face-lift que ainda não veio) e Corolla são os últimos exemplos. Agora é a vez da sétima geração da Hilux, fabricada na Argentina.

O motivo é fácil de entender: a Hilux anterior já tinha 10 anos no mercado, inspirou a concorrência (leia-se Chevrolet S10 e Ford Ranger), que também evoluiu e a ultrapassou em modernidade. Assim, a outrora revolucionária picape da marca japonesa perdeu mercado e após apenas sete meses depois de apresentada na Tailândia e na Austrália, a nova Hilux já está à venda no Brasil. 



Curiosamente, uma década depois de modernizar o segmento, a Hilux ficou com desenho mais reto. Ela ficou mais próxima de um carro de passeio. No caso, o Corolla. A frente ficou com faróis e grade horizontais, sendo que esta mais pronunciada e com grossos filetes cromados. Também há o efeito do filete da grade invadindo os faróis. As luzes diurnas de LED, novidade na picape, são alinhadas com o filete superior. A lateral tem janelas retas, mas a parte vertical é levemente inclinada para a frente. A caçamba manteve as lanternas verticais e não há a identificação TOYOTA em grandes dimensões na tampa, que é limpa, apenas com as plaquetas cromadas de identificação.


A Hilux está sete centímetros maior em comprimento (agora com 5,33m), dois centímetros mais larga (1,86m) e 4,5 centímetros mais baixa (1,82m). A distância entre-eixos foi mantida em 3,08m. Mesmo assim, o espaço interno melhorou e o encosto do banco traseiro ficou menos vertical. O assento deste banco pode ser rebatido, como no Honda Fit, para a acomodação de cargas mais altas.


O interior melhorou bastante o acabamento, mas ainda continua com muito plástico duro. Já o visual é muito semelhante ao do Corolla: painel vertical de montagem, mas horizontal no desenho, difusores de ar finos e o pequeno relógio digital "anos 80" de iluminação azul no alto. A parte central, com a tela multimídia parece um tablet encaixado, mas é fixo porque também concentra a entrada do CD/DVD. Os apliques em imitação de fibra de carbono e preto brilhante fazem uma curva nos difusores das extremidades e na parte central, além de darem refinamento ao interior. O volante tem três braços e botões funcionais do computador de bordo e som. Entre os instrumentos há um display colorido de 4,2 polegadas. 


A caçamba da cabine dupla está 0,5 cm maior (1,53m), 2,5 cm mais larga (1,54m) e 3 cm mais alta (48cm). O apoio da tampa está equipado com placas de aço, em vez de fios. O objetivo foi oferecer mais durabilidade e resistência. A capacidade de carga é de uma tonelada.


A suspensão é independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas de duplo estágio na traseira, proporcionando uma dirigibilidade ainda mais confortável, reduzindo vibrações ao rodar em pistas irregulares em baixas velocidades, e ondulações, em média e alta velocidades. A evolução no sistema de suspensão também aprimorou a experiência off-road do veículo. Além de ter modificado as dimensões e a localização de algumas peças, como as barras longitudinais e os amortecedores, a Toyota elevou a articulação das rodas traseiras para 520 mm cada. A transferência de tração agora é acionada eletricamente, por meio de um botão giratório. 

O chassi da nova Hilux usa materiais de alta resistência e teve, em algumas partes específicas, incremento de 3 mm em sua espessura, reforçados pela solda. Os pivôs da suspensão também foram reforçados, o que, somado às melhorias promovidas na estrutura do veículo, elevaram a rigidez da nova Hilux, bem como sua durabilidade nas condições mais extremas. (últimos três parágrafos do Car.Blog.Br)



Por enquanto, a nova Hilux terá apenas o novo motor 2.8 diesel de quatro cilindros, com 16 válvulas, turbo de geometria variável e intercooler. Ele substitui o anterior 3.0, mas aumentou a potência em seis cavalos, passando a apenas 177 cavalos. O "apenas" é porque o motor da Chevrolet S10, de mesma cilindrada, tem 200 cv. O 2.7 flex só chega no ano que vem. O câmbio automático também é novo. Tem seis marchas e opção de mudanças sequenciais (mas só na alavanca). O manual também tem seis velocidades.


Há também dois modos de direção: Eco e Power. O primeiro suaviza a aceleração, adequando o curso do pedal do acelerador a uma condução mais econômica e, ao mesmo tempo, dosa o funcionamento do sistema do ar-condicionado. Já o Power realiza um ajuste fino do motor, de acordo com o ângulo do pedal do acelerador, proporcionando respostas mais rápidas. Este modo de condução é ideal quando o condutor enfrenta situações de ultrapassagem ou ainda quando o veículo transporta cargas pesadas por longos percursos ou aclives acentuados.


Segundo a revista Quatro Rodas, a nova Hilux acelera de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 10,3 segundos. Ficou bem atrás da rival S10. Mas o consumo de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada foi superior à Chevrolet. O mesmo se repetiu no ruído de 59,3 decibéis a 80 km/h. A S10 volta a ser melhor na frenagem: 28,8 contra 29,9 metros, mesmo com a Toyota oferecendo (alguns só na versão completa) controles de tração e estabilidade, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho para o motorista) e cinco estrelas do Latin NCAP no currículo.


A Hilux 2016 está à venda nas versões Standard, SR, SRV e SRX, que passa a ser a nova top, todas de cabine dupla. Também há versões de cabine simples com caçamba e diretamente sobre chassi.

Esta última custa R$ 114.860, tem câmbio manual, grade e rodas de aço e traz de série ar condicionado manual, direção hidráulica, airbag de joelho, bloqueio do diferencial traseiro com acionamento elétrico e coluna de direção regulável em altura e profundidade.

Hilux Chassi

A Cabine Simples custa R$ 118.690, tem os mesmos itens do chassi e adiciona o relógio digital e o imobilizador por código eletrônico na chave. O Standard Cabine Dupla tem os mesmos equipamentos da cabine simples, mas seu preço dispara para R$ 130.960.

Hilux STD

A SR adiciona câmbio automático, rodas de liga-leve de 17 polegadas, grade cromada, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, compartimento refrigerado no painel, computador de bordo, modo de condução ECO e Power, sistema multimídia com GPS, TV, DVD, CD, MP3 câmera de ré, Bluetooth, retrovisores elétricos e acionamento automático dos faróis. O preço já está em R$ 162.320.


A SRV sai por R$ 177.000 e acrescenta retrovisores externos cromados, ar condicionado digital de apenas uma zona, mas com saída de ar para o banco traseiro, freios com assistência, faróis com follow me home, tela colorida no quadro de instrumentos, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistentes de reboque e subida.


A SRX já está custando R$ 188.120 e completa com o sistema de entrada e partida (por botão) sem chave, banco do motorista com regulagem elétrica de inclinação, distância e altura, airbags laterais e de cortina e assistente de descida. Esses preços são apenas com a pintura branca. As demais cores, listadas abaixo, na ficha técnica, custam R$ 1.100. A Cabine Simples e o Chassi só têm nas cores branca e prata nevoa.


A sétima geração da Toyota Hilux não revolucionou o segmento como em 2005. Muito menos no estilo. Apenas se uniformizou com outros modelos da sua linha de veículos e se atualizou, com equipamentos tecnológicos de hoje, para enfrentar uma concorrência ágil, feroz e mais barata.


Concorrentes 
  • Chevrolet S10 2.8 turbodiesel 4x4 - R$ 105.290 (LS Cabine Simples manual) a R$ 160.990 (High Country automática) / S10 LT 2.8 4x4 Cabine Dupla - R$ 135.990 (câmbio manual)
  • Ford Ranger Cabine Dupla - R$ 123.000 (XLS 2.2 turbodiesel 4x4 manual) a R$ 160.900 (Limited 3.2 turbodiesel automática)
  • Volkswagen Amarok - R$ 106.990 (S cabine simples 2.0 TDI turbo manual) a R$ 158.990 (Highline 2.0 TDI biturbo)
  • Mitsubishi L200 HPE 3.2 diesel automática - R$ 148.990 
  • Nissan Frontier Cabine Dupla 2.5 diesel - R$ 113.990 (S manual 2,5 -163 cv) a R$ 151.890 (SL automática - 190 cv)


Pontos Fortes

+ Espaço interno 
+ Consumo
+ Ruído


Pontos Fracos

- Preço
- Desempenho
- Equipamentos interessantes só na versão top

FICHA TÉCNICA 

Origem: Zárate, Argentina
Motor: Quatro cilindros em linha, longitudinal, 16 válvulas, turbodiesel, common rail e intercooler, 2.755 cm³
Potência: 177 cavalos
Torque: 45,9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,9 segundos (revista Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h: 10,3 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 29,9 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 59,3 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 5,33/1,86/1,82/3,09 m
Caçamba: não divulgado
Tanque de combustível: 80 litros
Preços: R$ 114.860 (Cabine Simples Chassi) / R$ 118.690 (Cabine Simples) / R$ 130.960 (Cabine Dupla Standard) / R$ 162.320 (SR Automático) / R$ 177.000 (SRV) / R$ 188.120 (SRX)
Cores: Cinza Granito (grafite) / Prata Nevoa / Preto Attitude / Vermelho Volcano / Branco Polar (sem custo)

Depois do texto da nova Toyota Hilux vou entrar de férias até o final de janeiro, quando o Guscar volta com textos inéditos. Até lá farei uma série de retrospectivas e espero contar com a visita de vocês. 

Em meu nome e do colaborador Mário Coutinho Leão desejo a todos os leitores um Feliz Natal e um 2016 de muito sucesso. 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)