TEXTO: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: FORD

Há nada menos que 15 anos no Brasil (veja a matéria), o Focus continua se renovando e ampliando qualidades. E preço. Carrocerias hatch e sedan já ultrapassaram a barreira dos R$100.000 em suas versões topo-de-linha, embora consigam oferecer vasta listas de equipamentos de série digna de carros - ainda - mais caros e consagrados no mercado. Comportamento dinâmico, conforto e desempenho também atingiram níveis muito cativantes.

Freios antitravamento com divisão eletrônica de frenagem, sistema autônomo de frenagem, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e nada menos que seis bolsas infláveis. O motor 2-litros conta com quase 180 cavalos e, junto da transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, garante velocidade bem acima do que é possível dentro dos seus segmentos. Sim, apenas o Volkswagen Jetta TSI consegue andar na frente da dupla média da Ford. Visual bem arrojado e o sobrenome que remete à versão mais conhecida do primo Mustang fecham a lista de boas credenciais na avaliação.




Houve mudança de planos na Ford, no sentido de evitar o embate direto com a dupla nipônica Corolla e Civic. O foco agora são os motoristas mais jovens, que buscam tecnologia, desempenho, equipamentos e visual fora do tradicionalismo reinante nos sedans. A pegada esportiva só reforça essa convicção e garante muitos sorrisos quando quem está ao volante resolve acelerar mais fundo e tirar o máximo do chassi e do trem-de-força. Além do trajeto-padrão, o GUSCAR usa o mesmo kartódromo travado de sempre para separar os adultos das crianças. Todos os outros sedan são nitidamente mais sossegados, não necessariamente ruins. A graça do Focus é a chance de "virar tempo" junto de um Fiat 500 Abarth, porém sem a desnecessária gritaria de pneus e as demoradas escapadas de frente nas saídas de curva.


Rodando devagar por ruas e avenidas depois das voltas rápidas na pista, há a suavidade das trocas de marchas, suspensões e direção. Comportamento mais suave que Corolla mas sem a sensação de anestesia do Nissan Sentra, por exemplo. E, claro, sem a vibração e os solavancos sem-fim do Civic.Nível de ruído e acabamento geral seguem o já conhecido padrão de sempre do Focus. Bons materiais e arremates, além do visual futurista e nada comum. Ar-condicionado digital bi-zona também aparece como equipamento relevante nos trajetos mais longos.


Em trechos mais velozes como estradas e avenidas o novo Ford vai muito bem. Silêncio a bordo e carroceria sob controle o tempo todo. A melhor notícia aparece no consumo, que durante a avaliação ficou nos 9 km/litro na cidade e 13 km/litro na estrada, ambas medições com álcool. Bagagens seguem tranquilas no porta-malas parelho ao Toyota e bem superior ao Honda. Não é novidade.


Hora de passar ao hatch. Única diferença relevante é o porta-malas bem menor (316 litros), o restante todo é o mesmo. O visual da traseira segue a mesma receita estilística, com cortes e vincos, sugerindo maior dinamismo. No geral, há equilíbrio nas linhas. Pelo fato da carroceria mais sugerir esportividade, as cores mais chamativas como vermelho e vinho parecem combinar mais com o modelo. Já o Fastback aceita cores mais sóbrias, como cinza e azul. Dica nossa: Opte pelas versões mais baratas, caso contrário o preço pago ficará muito próximo de hatches e sedans alemães mais simples mas com maior valor agregado e status.



 Números de Fábrica 

Focus Fastback e Hatchback Titanium Plus - 2016
Preço Público Sugerido: R$95.900
0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade Máxima: 206 km/h
Consumo Cidade: 6,7 (A) / 9,7 (G) km/litro
Consumo Estrada: 9,2 (A) / 13,0 (G) km/litro
Proporção de autonomia Álcool x Gasolina: 70,0%