quinta-feira, 19 de novembro de 2015

LANÇAMENTO - CITROËN C4 PICASSO

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


As minivans foram objeto de desejo entre o final dos anos 90 e boa parte da década passada. A moda motivou Renault (Scénic). Citroën (Xsara Picasso), Chevrolet (Zafira e Meriva) e Nissan (Livina) a investirem no segmento.

Mas os anos se passaram. A imponência visual no trânsito urbano dos SUVs prevaleceu e outras marcas migraram para esta nova tendência, que também "matou" as peruas. A Citroën, embora tenha lançado o aventureiro C3 Picasso, continua remando contra a maré e lançou a segunda geração do C4 Picasso no Brasil, em duas versões de carroceria (curta e Grand) e acabamento (Seduction e Intensive). 
Xsara Picasso

Esqueça o velho Xsara Picasso, nacional, que tinha linhas arredondadas, era menor e de aparência mais simples. O novo C4 Picasso, importado da Espanha, está mais próximo do luxo, conforto e espaço interno da geração anterior. E com linhas retas. Mas isso não quer dizer que ele não tenha evoluído.

Para início de conversa, a plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2) é inteiramente nova. Também é usada no hatch 308 da Peugeot, que está enrolando para importá-lo para o Brasil. O estilo está mais moderno e ainda mais parecido com as pinturas do artista que lhe dá nome.

Na frente se destacam os faróis separados das luzes de LED e do emblema. Estes juntos num nível superior. Os faróis no para-choque. O estranho recurso estético já é usado no Jeep Cherokee e na picape Fiat Toro, que só chega ao mercado no ano que vem.



As versões curta, de cinco lugares, e Grand, de sete, se diferenciam visualmente em todos os ângulos. O Picasso comum é o que tem estilo mais cubista. Na frente, o friso cromado do emblema se estende pela parte superior das luzes diurnas, mas no chevron inferior fica só na grade. A entrada de ar no para-choque é maior e os faróis são mais retos. Na lateral, a coluna D bastante inclinada, moldura das janelas e a terceira coluna pintadas de prata se destacando, formando um C, deixando o quarto vidro isolado. As lanternas horizontais, ao contrário do que acontece em vários modelos, estão totalmente concentradas na tampa do porta-malas, mesmo invadindo a lateral. Elas sobem junto com a tampa quando são abertas. Seus refletores são em LED e têm efeito 3D, mas são restritas à versão top Intensive.



Já o Grand C4 Picasso tem um estilo mais reto, próximo ao da anterior geração, com as colunas mais verticais. O friso cromado do emblema envolve as luzes de LED em cima e embaixo, os faróis no para-choque são mais pontudos e a grade é menor. A moldura cinza das janelas está na última coluna e se integra com o bagageiro do teto. Já as lanternas traseiras têm formato de garras.



O interior, igual em ambas, mantém o estilo horizontal e o quadro de instrumentos centralizado. Este também permanece digital. Aliás, na versão top Intensive, ele se transformou numa tela de 12 polegadas com alta definição e configurador que pode torná-lo virtualmente analógico ou digital das antigas, além de incluir papel de parede e mapas do navegador. Há outra tela multimídia, de sete polegadas, mais abaixo, onde estão os controles do ar condicionado, do som, telefonia e repetição do GPS. O monovolume dispõe de vários porta-objetos. O acabamento agrada bastante e o painel tem revestimento emborrachado. Uma novidade é o apoio para os pés com ajuste elétrico no banco do carona, que é opcional até mesmo na Intensive.



Apesar da redução do comprimento em quatro centímetros (agora tem 4,43m), a distância entre-eixos aumentou quase seis centímetros (2,79m), melhorando bastante o espaço interno. O Grand C4 só está sete milímetros maior, mas a distância entre-eixos pulou onze centímetros (de 2,73 para 2,84m). A sensação é reforçada pelo piso plano e o teto envidraçado, opcional. Os bancos traseiros são individuais e rebatíveis.


Se o primeiro Xsara Picasso tinha o carrinho de feira destacável no porta-malas, este novo C4 tem uma lanterna no bagageiro que agora comporta 537 litros na versão cinco lugares, mas apenas 130 litros no Grand. 

Todos os C4 Picasso usam o já banalizado motor 1.6 THP, mas ainda movido apenas a gasolina, com 165 cavalos. Os flex usados no C4 Lounge têm entre 166 e 173 cv. O câmbio é automático de seis marchas, com a alavanca e borboletas na coluna de direção.Segundo a Quatro Rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, retoma entre 80 e 120 km/h em 6,5 segundos, tem consumo de 10,5 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, frenagem de 80 a 0 km/h em 26,5 metros e ruído de 60,6 a mesma velocidade. Ele supera o Honda CR-V em todas as provas, exceto na frenagem, ma qual empatou.



A versão Seduction custa R$ 110.900 e já traz de série seis airbags, central multimídia sensível ao toque de 7 polegadas, com MP3, Bluetooth, USB, entrada auxiliar, volante revestido em couro e com comandos, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos, freio de estacionamento elétrico com assistente de partida em rampa, controle de estabilidade (ESP) e tração (ASR), fixadores Isofix para cadeiras infantis, cortinas e espelho convexo para banco traseiro, bancos traseiros individuais, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina, limpador do para-brisa automático com detector de chuva, ar-condicionado automático digital com duas zonas de climatização e monitor de pressão dos pneus.


A Intensive sai por R$ 117.900 e adiciona tela de 12 polegadas com GPS e câmera de ré, lanternas de LED com efeito 3D, alarme, abertura e travamento das portas “mãos livres”, duas entradas USB, alarme volumétrico e periférico, vidros traseiros pigmentados, friso lateral cromado e sistema Smart Key. A Grand C4 Picasso tem as mesmas versões com os respectivos equipamentos, mas custa R$ 120.900 e R$ 127.900.

Bancos de couro com regulagens elétricas, aquecimento e massagem, faróis bi-xênon, abertura e fechamento elétricos do porta-malas e um pacote, com sistema de estacionamento automático, monitoramento de pontos cegos com alertas nos retrovisores, sensores de obstáculos dianteiro e 4 câmeras, que dão visão em 360° do veículo são opcionais.

A Volkswagen, com a Golf Variant, e agora a Citroên, com o C4 Picasso, vão fazendo a parte delas para que peruas e monovolumes continuem convivendo pacificamente com os SUVs, como deve ser.

Pontos Fortes 

+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Consumo

Pontos Fracos 

- Equipamentos interessantes só na versão mais cara
- Porta-malas do Grand C4 Picasso

FICHA TÉCNICA - C4 PICASSO

Origem: Vigo, Espanha
Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, 16 válvulas, turbo e injeção direta de gasolina, 1.598 cm³
Potência: 165 cavalos
Torque: 24,5 kgfm de 1.400 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 segundos (revista Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h: 6,5 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 210 km/h (fabricante)
Consumo: 10,5 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 26,5 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 60,6 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,43/1,83/1,63/2,79 m
Porta-malas: 537 litros 
Tanque de combustível: 57 litros
Preços: R$ 110.900 (Seduction) / R$ 117.900 (Intensive)
Cores: Sólidas: Blanc Banquise (branco), Noir Onyx (preto) / Metálicas: Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza).


FICHA TÉCNICA - GRAND C4 PICASSO

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,43/1,83/1,63/2,79 m
Porta-malas: 130 litros 
Tanque de combustível: 57 litros
Preços: R$ 120.900 (Seduction) / R$ 117.900 (Intensive)
Cores: Sólidas: Blanc Banquise (branco), Noir Onyx (preto) / Metálicas: Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza).

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (101) Volkswagen (99) História (92) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Nissan (38) Hyundai (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Opel (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Kadett (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)