segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LANÇAMENTO - JAGUAR XE

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Os sedãs médios de luxo são bem caros no Brasil. Mesmo assim, as marcas alemãs já estão investindo na nacionalização dos modelos. O BMW Série 3 já é fabricado em Santa Catarina e o Mercedes Classe C começa a ser produzido em Itirapina, interior de São Paulo, no ano que vem.

Mas uma tradicional marca britânica quer invadir a festa alemã com o seu novo modelo de entrada: o Jaguar XE, que já está à venda no país. Por enquanto ele é importado, mas há a expectativa de ser fabricado em Itatiaia, aqui no estado do Rio de Janeiro.


Jaguar X-Type - 2001-2009


Para não repetir o mesmo erro do antecessor X-Type, vendido entre 2001 e 2009 e que tinha a base do Ford Mondeo, com direito a tração dianteira, o XE tem plataforma modular projetada pela própria Jaguar (que hoje pertence à indiana Tata), já usada no inédito SUV da marca, o F-Pace e será adotada na futura geração do XF. A tração agora é traseira, como manda a tradição.

O estilo, apesar de moderno e atraente, manteve a falta de identidade do antecessor. Se o antigo X-Type tinha a frente do grande XJ da época e a traseira do S-Type, o XE é inteiramente um clone menor do XF. Os faróis são espichados e ondulados, a grade retangular tem contornos arredondados com a grelha em colmeia recuada, há entradas de ar nos para-choques e na lateral dianteira (para refrigerar os freios), o teto tem caída suave como um fastback e a traseira tem lanternas horizontais, divididas pela placa, com o lapcat da Jaguar no centro (na frente o emblema é o rosto do felino).


O interior é refinado e bem acabado. O painel tem revestimento em couro, mas há algumas partes em plástico duro e detalhes em preto brilhante e alumínio. Chamam atenção os botões nas portas em dois níveis. No superior, os dos vidros e retrovisores. Embaixo, as memórias dos ajustes elétricos dos bancos e do volante. Também chamativo é o couro do revestimento de parte das portas e dos bancos que pode ter várias cores, como vermelho, azul, cinza claro, bege e preto. 


Apesar do interessante alinhamento das partes superiores das portas com o topo do painel, próximo ao para-brisa, o tablier do XE tem desenho conservador, com os difusores de ar central retangulares com contornos arredondados destacados no centro, acima da tela multimídia. O quadro de instrumentos é individual, com cobertura revestida em couro. O volante tem miolo redondo e várias teclas nos braços laterais.


A alavanca de câmbio no console é giratória e retrátil, como nos modelos da Land Rover (que é do mesmo grupo). O botão que liga o motor é iluminado de forma intermitente, ao ritmo da pulsação do coração. O espaço interno, infelizmente, é apertado para um modelo do seu porte (tem 4,67m de comprimento e 2,84m de entre-eixos). A capacidade do porta-malas também. Tem apenas 450 litros.

O XE chegou ao Brasil em três versões: Pure, R-Sport e S. As duas primeiras com motor de quatro cilindros 2.0 com turbo e injeção direta de 240 cavalos. É o mesmo motor Ecoboost, usado no Ford Fusion. A marca norte-americana já foi dona da Jaguar. A S tem um V6 3.0 de 340 cavalos. Ambas utilizam um câmbio automático ZF de oito marchas com borboletas para mudanças manuais atrás do volante.



A revista Quatro Rodas testou a R-Sport 2.0 e obteve aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, retomada entre 80 e 120 km/h em 4,6 segundos, consumo de 9,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, 26 metros de frenagem e 58,9 decibéis de ruído a 80 km/h. Comparado aos seus declarados rivais BMW 320i Active Flex (motor 2.0 turboflex de 184 cv) e Mercedes C180 (motor 1.6 turbo de 156 cv), ele tem ótimo desempenho e bom ruído, mas a sua frenagem é razoável e o consumo é alto.

Já a versão V6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos segundo a Jaguar. A velocidade é limitada a 250 km/h.


A versão Pure custa R$ 169.900 e traz de série bancos em couro, volante multifuncional em couro, sistema Stop/start, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis de xenônio com luzes de circulação diurna em LED, sistema Keyless Entry, controles eletrônicos de estabilidade e tração, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com seis alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.

A R-Sport sai por R$ 199.990 e adiciona teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro, limpadores de para-brisas automáticos com sensor de chuva, kit esportivo aerodinâmico com saias laterais, para-choque dianteiro e traseiro diferenciados e elegante aerofólio traseiro, bancos esportivos de couro Taurus com opções bicolores, emblema “R-Sport” gravado no volante e nas soleiras das portas, suspensão recalibrada, faróis de xenônio adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18 na cor preto com opção de cor prata.

A S V6 chega a R$ 299 mil e acrescenta sistema suspensão dinâmica e adaptativa com amortecedores ativos e configuráveis, bancos esportivos com revestimento combinado em couro Taurus e Alcântara, interior com detalhes em fibra de carbono e black piano, soleiras das portas com a inscrição “S”, pedais em alumínio, forro do teto em preto, para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha, rodas em liga leve de 19 polegadas, head-up display com tecnologia a laser, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha ré.

Estes preços, porém, podem frustrar a realidade de uma briga quente no mercado de sedãs médios premium e a sua fabricação em Itatiaia. Série 3 e Classe C custam menos. O BMW varia entre os R$ 141.950 da versão 320i Active Flex e R$ 203.950 da 328i Active Flex. Já o Mercedes mais barato custa R$ 142.900 (C180 Avantgarde). Só a top C63 AMG V8 4.0, de 510 cv, custa R$ 545.740. O Audi A4 ficou fora desta comparação porque ainda aguarda a chegada da sua nova geração. Além disso, a expectativa anual de vendas é de apenas 600 unidades. Mesmo com um modelo mais "popular", pelo visto a Jaguar ainda quer exclusividade. 

 Pontos Fortes 

+ Acabamento
+ Motor
+ Desempenho
+ Ruído

Pontos Fracos

- Estilo pouco original
- Espaço interno
- Porta-malas
- Consumo
- Preço

FICHA TÉCNICA 

Origem: Solihull, Inglaterra
Motor 2.0: Quatro cilindros, longitudinal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.999 cm³ 
Motor V6: Seis cilindros em V, longitudinal, 24 válvulas, injeção direta de gasolina, 2.995 cm³
Potência: 240 cavalos (2.0) e 340 cavalos (V6)
Torque: 34,7kgfm de 1.750 a 4.000 rpm (2.0)
45,9 kgfm a 4.500 rpm (V6)
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,2 segundos (2.0 - revista Quatro Rodas)
5,1 segundos (V6 - fabricante) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,6 segundos (2.0 Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 250 km/h (fabricante)
Consumo: 9,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (2.0 - Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 26 metros (2.0 - Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 58,9 decibéis (2.0 - Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,67/1,85/1,42/2,84 m
Porta-malas: 450 litros 
Tanque de combustível: 63 litros
Preços: R$ 169.900 (Pure) / R$ 199.900 (R-Sport) / R$ 299.900 (S V6)
Cores: Preto Ebony, Cherry, Celestial e Ultimate, Branco Polaris e Glacier, Cinza Ammonite, Storm, Tempest e Ingot (areia), Azul Bluefire e Dark Saphire, Verde British Racing, Vermelho Italian Racing e Odyssey, Prata Osmium e Rhodium, Marrom Quartzite,  

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)