TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


Uma das poucas novidades do Nissan Versa, além da sua fabricação em Resende, da nova frente, do novo painel interno e do motor 1.0 de três cilindros, foi a versão Unique 1.6, que tomou da SL o posto de top de linha do modelo.

Para desafiar esta nova versão escolhi apenas o Fiat Grand Siena Essence 1.6, invicto em outros comparativos do Guscar. Em 2012, o modelo da marca italiana ficou atrás do Nissan, do Toyota Etios e até do Volkswagen Voyage, mas na versão Attractive 1.4.





Estilo

O Versa foi lançado no final de 2011, três meses antes do Grand Siena. O desenho do então nipo-mexicano era moderno e ousado. Já o do Fiat discreto e elegante. Três anos se passaram e os dois continuam praticamente os mesmos, exceto a dianteira do Nissan, que ganhou novos faróis angulosos e grade pronunciada este ano. O agora nipo-fluminense continua moderno enquanto o ítalo-mineiro parece ter envelhecido mais rápido. 

Versa 1x0


Acabamento

Os dois têm interior com domínio do plástico duro. No Grand Siena, entretanto, há uma maior variedade de texturas, que tentam dar uma aparência mais requintada no painel. Porém, as portas possuem apenas uma pequena tira de tecido sobre o revestimento de plástico.

Já o Versa é o contrário. Aparenta maior sofisticação nas portas, apesar do plástico rígido na maior parte delas (a versão Unique tem uma faixa com revestimento de couro). Mas o seu painel é bem simplório. Apesar de renovado, é o mesmo do hatch March, inclusive na versão 1.0. Para dar um toquezinho de qualidade, foram incluídos apenas um aplique em preto brilhante e uma moldura prateada fosca no gabinete central. 

Empate - Versa 1x0


Espaço interno e Porta-malas

A distância entre-eixos de 2,60m é o fundamento para justificar o maior espaço interno do Versa. O Grand Siena tem 2,51m. Mas a Nissan aproveitou a medida superior do habitáculo para proporcionar uma maior distância do banco dianteiro para o traseiro, pois a capacidade do porta-malas fica atrás do Fiat (460 contra 520 litros).

Versa 2x1 Grand Siena



Motor

Os dois usam motor 1.6 Flex de 16 válvulas. O do Versa, que continua o mesmo dos anteriores, entrega 111 cavalos, independente do combustível no tanque. O Grand Siena empata o duelo até aqui com 115 cv com gasolina e 117 cv do seu velho E.TorQ. O Fiat também pode ser comprado com o câmbio automatizado Dualogic, mas aqui foi considerado o manual porque o Nissan só possui este tipo de transmissão. 

Grand Siena 2x2 


Desempenho

O Grand Siena venceu as provas de aceleração de 0 a 100 km/h (10,8 contra 10,9 segundos) e retomada entre 80 e 120 km/h (12.1 contra 12.5 segundos). Mas a diferença foi tão pouca que eu declarei empate técnico. Os números são da revista Carro, com álcool. Entretanto, a velocidade máxima divulgada pelo fabricante decide o desempenho a favor do Fiat, que alcança os 192 km/h contra 187 km/h do Versa.  

Grand Siena 3x2


Consumo

No consumo de álcool, também medido pela revista Carro, o Versa foi o mais econômico, mas com diferença de pouco mais de 1 km na soma (18,5 km/l) dos dois percursos e, por isso, não deu para declarar empate. O Nissan fez 7,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada enquanto o consumo do Grand Siena é de 6,8 e 10,5 km/l (17,3 km/l), respectivamente. 

Versa 3x3


Frenagem (Segurança) e Ruído (Conforto)

Estes dois itens também avaliados pela Carro a 80 km/h foram vencidos pelo Grand Siena. Na frenagem o Fiat parou em 25 metros enquanto o Versa foi 1,8 metros mais longe (26,8 m). No ruído, o italiano fez 62,4 contra 64,3 decibéis do japonês. 

Grand Siena 5x3



Assistência

Mais uma vez considerando o número de concessionárias, vitória da Fiat: 600 contra 166 da Nissan. Ambos têm garantia de três anos. 

Grand Siena 6x3


Preço e Equipamentos

A Unique, nova versão top do March, que supera a SL, custa R$ 56.190 e traz de série ar condicionado digital, trio elétrico (sendo que os retrovisores externos podem ser rebatidos), bancos em couro, câmera de ré, rádio CD Player com MP3 e Bluetooth, comandos do som no volante e faróis de neblina. Destes itens, o Grand Siena Essence básico, que custa R$ 50.360, só traz o som, os vidros e a trava elétricos, o ar condicionado é manual e as rodas de liga-leve são de 16 polegadas (15 no Versa). Os retrovisores elétricos (que se abaixam quando se aciona a macha-ré), os bancos parcialmente em couro e o comando do som no volante fazem parte do pacote Sublime, que também inclui apoio de braço no banco do motorista como item mais relevante. Aí o preço já aumenta para R$ 54.460. O Grand Siena não tem câmera de ré, mas pode ter sensor de estacionamento, que faz o preço pular para R$ 55.282. Com o alarme e o kit de parafusos antifurto para as rodas, a conta fecha em R$ 56.020, ainda mais barato que o Nissan.

O Fiat se tornou mais barato depois do aumento de preço do rival enquanto este comparativo estava quase pronto para publicação. Mas ainda perde em equipamentos. Quem quiser equipar mais o Siena pode optar pelo kit Creative 3, que inclui teto solar, sensores de chuva e faróis e retrovisor interno eletrocrômico. Aí o preço já chega a pouco mais de 60 mil reais. Os airbags laterais, vendidos separadamente, são incompatíveis com os bancos em couro e o apoio de braço. Se você se preocupa com a segurança da sua família em vez da comodidade, incluindo os sidebags o preço do Grand Siena Essence manual (sem a pintura) fecha em R$ 58.763. 

Grand Siena 7x4 Versa




Conclusão 

Com três anos de mercado, o Grand Siena Essence continua invencível. Agora foi a primeira vez que derrotou o Versa, ausente nas outras vitórias do Fiat. E venceria de qualquer maneira se no último quesito fosse considerado o Essence completo, o básico ou mesmo a versão mais barata do Versa 1.6, a SV. 

O Grand Siena tem o maior porta-malas, a maior rede de concessionárias, é o mais potente, anda e freia mais rápido, é mais silencioso e ainda o mais barato. Já o Versa tem o estilo mais moderno, é mais espaçoso, gasta menos combustível e é mais equipado de série. 

O comparativo mostrou que a nova versão top Unique é a mais recomendada do Versa, mesmo perdendo. Já a mais equipada do Grand Siena - que parou no tempo em 2012, sem modificações relevantes nos equipamentos, motor e estilo - só não está com a invencibilidade ameaçada porque a concorrência também está praticamente parada. Pelo menos a Nissan deu uma mexida no Versa este ano.

Placar Final: Fiat Grand Siena Essence 7x4 Nissan Versa Unique


1º Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (álcool) 
Torque: 16,2 kgfm (G) e 16,8 kgfm (A) a 4.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 seg. (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 192 km/h com álcool
Consumo: 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada  (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,70/1,50/2,51m
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 48 litros
Preços: R$ 50.360 (básico) / R$ 56.020 (intermediário) / R$ 58.763 (com airbags laterais e teto solar) / R$ 60.054 (quase completo, sem airbags laterais)
Outras versões: R$ 45.730 (Attractive 1.4) / R$ 55.130 (Tetrafuel) / R$ 58.079 (Essence Dualogic básico) 
Cores: Branco Banchisa e Kalahari, Preto Vulcane e Vermelho Alpine (sólidas, sem custo), Cinza Scandium e Tellurion (grafite), Prata Bari, Preto Vesúvio e Vermelho Oppulence (metálicas, R$ 1.432)

2º Nissan Versa Unique 1.6 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 111 cv 
Torque: 15,1 kgfm (1.6) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos (Revista Carro, com álcool) 
Velocidade máxima: 187 km/h (fabricante)
Consumo: 7,3 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,49/1,70/1,52/2,60 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 56.190 
Outras versões: R$ 41.990 (1.0) / R$ 45.490 (1.0 S) / R$ 47.490 (1.6 SV) / R$ 50.690 (1.6 SL)
Cores: Preto Premium, Branco Diamond e Aspen, Prata Classic, Vermelho Malbec, Cinza Titanium e Magnum