quarta-feira, 1 de julho de 2015

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN GOLF VARIANT

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Vemaguet, Caravan, Belina, Variant, Marajó, Parati, Panorama, Quantum, Elba, Ipanema, Escort SW, Palio Weekend, Corolla Fielder, Spacefox, Mégane Grand Tour, Jetta Variant... há quase sessenta anos as peruas têm um lugar especial no coração dos brasileiros.

No entanto, com a reabertura das importações, veio o modismo das minivans (que também não pegou) e dos SUVs, veículos mais altos, que deveriam ser usados em terrenos acidentados, mas ocuparam o lugar das internacionalmente chamadas station-wagons nas cidades, no mercado e também na preferência nacional.

Por isso, as peruas (como ficaram conhecidas no Braail) foram desaparecendo do catálogo das montadoras. A Fiat Palio Weekend resiste, mas ela não entrou na segunda geração do Palio e a sua plataforma é de 1997, quando foi lançada. Modelos como Logan, Focus, Fusion, Civic e Cruze possuem versões peruas no exterior que não vieram para cá. A Corolla Fielder e a Mégane Grand Tour, que fizeram sucesso por aqui, foram renovadas lá fora, mas não no Brasil.



Além da Spacefox, ainda à venda com carroceria de 2006 e que sepultou a Parati, a Volkswagen também tinha as versões com porta-malas alongado do Jetta e do Passat, ambas chamadas Variant. Este último aguarda a nova geração. Já a perua do Jetta deu lugar à perua do Golf de sétima geração.

E é com esta última que a Volks tenta reativar o segmento no Brasil. Após muita procura no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, onde foi exposta, ela decidiu trazer do México a Golf Variant, derivada da moderna plataforma modular MQB do hatch (por enquanto, também fabricado lá, mas em breve será nacional), para o mercado brasileiro. E pensar que eu apresentei este mesmo modelo na coluna Baba, Brasil!, lá em 2013. 

A Golf Variant está disponível em duas versões, ambas com o motor 1.4 TSI de 140 cavalos (com o sistema Start-Stop) e câmbio automatizado DSG de sete marchas. São as mesmas versões do hatch: Comfortline, que custa R$ 87.490, e Highline, por R$ 94.990. E a mesma grande quantidade de opcionais também. Só não tem a GTI.


A Comfortline tem de série ar condicionado manual com saída para o banco traseiro. sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema multimídia de 5,8 polegadas com CD Player, Bluetooth e entradas para iPod, iPhone e cartão de memória, computador de bordo, trio elétrico, espelhos retrovisores aquecíveis, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho), monitoramento de pressão dos pneus, engates ISOFIX para cadeirinhas infantis, bancos dianteiros com ajuste lombar e de altura, faróis de neblina e rodas de liga-leve de 16 polegadas.


O teto solar panorâmico, que vai até o banco traseiro, é um opcional independente de R$ 5.300 para as duas versões. O piloto automático, as rodas de 17 polegadas, sensores de faróis e de chuva, espelho retrovisor interno antiofuscante, volante multifuncional com borboletas do câmbio fazem parte do pacote Elegance, que custa R$ 4.500. O GPS com atualização automática de mapas custa R$ 8.890 no pacote Exclusive, que tem todos os itens do pacote de opcionais mais barato. Completa, a versão Comfortline já custa 101.680, sem as pinturas metálicas (R$ 1.200) ou a Preto Mystic, única perolizada, por R$ 1.700.


A Highline acrescenta aos itens de série da Comfort, ar condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros aquecidos, porta-luvas refrigerado, volante multifuncional com borboletas, piloto automático, sensores de chuva e faróis e acabamento interno em couro (podendo ser bege, sem custo), incluindo os bancos (na Comfortline é de tecido). Mas não se anime por ela ser mais barata que a versão básica com todos os opcionais. A top também tem vários extras. O pacote Elegance, por R$ 5.820, tem rodas de 17 polegadas modelo Geneva (há ainda a opção independente Madrid, por 400 reais), sistema de seleção de modos de condução, navegação por GPS, abertura das portas por meio da chave presencial e partida do motor por botão. Como na Comfortline, o opcional seguinte (Exclusive) repete os itens do anterior e adiciona faróis bixenônio com LED diurno, assistente de luz para o farol alto, ACC (Piloto Automático Adaptativo) com front assist e freios de emergência (que identificam a iminência de uma batida e freia o carro automaticamente), que sai por absurdos R$ 15.700. Achou caro? Ainda tem o Premium, por R$ 26.670, que acrescenta banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de fadiga e sistema multimídia "Discovery Pro", com tela de oito polegadas, HD interno de 60GB, GPS, sensor de gestos, comandos de voz e câmera de ré com visão de 360º. Preço final da brincadeira, com teto solar e pintura metálica, que tem mais opções de cores: R$ 128.560.


A Golf Variant é quase 31 centímetros mais longa que o Golf hatch, com 4,56m de comprimento. A distância entre-eixos de 2,63m é a mesma, assim como o estilo até a coluna central. Além do tamanho, os dois modelos se diferenciam pelo bagageiro no teto (preto na Comfortline e prateado na Highline) e pela janela lateral alongada da perua, que tem um terceiro vidro depois da porta. A coluna traseira também é mais fina. As lanternas são semelhantes, sendo que na Variant o desenho do prolongamento é mais reto. A placa de licença vai pendurada na tampa do porta-malas. Se fosse no para-choque, a traseira ficaria, além de igual a do hatch, mais harmoniosa.


O interior de acabamento excelente também é idêntico. O espaço interno idem. O diferencial é o porta-malas de 605 litros, que sobe para 1.620 litros quando rebatidos os encostos do banco traseiro. Um grande avanço para a carroceria original, que tem apenas 313 litros.






Por ser 119 kg mais pesada, a Variant (com 1.357 kg) perdeu desempenho e eficiência dos freios em relação ao Golf hatch 1.4 TSI. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h subiu de 8,6 para 9,3 segundos e a velocidade máxima caiu de 212 para 205 km/h. A distância de frenagem a 120 km/h aumentou um metro e agora é de 58,9 metros. Na mesma velocidade o nível de ruído subiu de 62,8 para 67,5 decibéis. O consumo, considerando as variações técnicas dos testes da revista Quatro Rodas, dona de todos esses dados, com exceção da velocidade, é semelhante, com 11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada.


Com as peruas quase extintas a Golf Variant não tem concorrentes diretíssimas no segmento médio. Apenas se incluirmos os crossovers do mesmo porte, a perua da Volkswagen terá opositores como a Fiat Freemont (de R$ 107.690 a R$ 115.800, motor 2.4 de 172 cv), Honda CR-V (R$ 134.900, já com face-lift, 2.0 de 155 cv e tração 4x4), Toyota RAV4 (R$ 120.850, 2.0 de 145 cavalos), Mitsubishi Outlander (R$ 114.990, 2.0 de 160 cavalos) e Kia Sportage (R$ 98.900, 2.0 de 169 cavalos). 

Os utilitários esportivos podem ser mais espaçosos e altos, alguns mais baratos, e possuem perfil jovem. Mas a altura em relação ao solo pode atrapalhar o acesso de passageiros idosos ao seu interior. E as peruas podem reconquistar o seu espaço por causa disso. Se o consumidor mais maduro pensar na segurança dos seus pais e avós, a Golf Variant pode ter uma boa saída, integrar a seleta lista lá no início do texto e trazer mais opções para o mercado.

Pontos Fortes: 

+ Acabamento
+ Porta-malas
+ Motor
+ Consumo
+ Frenagem

Pontos Fracos 

- Ruído
- Muitos opcionais

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina (TSI), 1.395 cm³, 16 válvulas
Potência: 140 cv
Câmbio: Automatizado sequencial de sete marchas e dupla embreagem com mudanças manuais
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 segundos (Revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 205 km/h (VW)
Consumo: 11,7 km/l na cidade e 14,8 km/l  na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,56/1,80/1,47/2,63m
Porta-malas: 605 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 84.790 (Comfortline básica) / R$ 103.380 (Comfortline completa, com pintura perolizada)
R$ 94.990 (Highline básica) / R$ 129.060 (Highline completa, com pintura perolizada)
Cores: Branco Puro, Vermelho Tornado, Preto Ninja (sólidas, sem custo), Prata Sagaz e Tungstênio, Azul Night e Silk, Cinza Platinum (metálicas, R$ 1.200) e a perolizada Preto Mystic (R$ 1.700)

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