quarta-feira, 24 de junho de 2015

LANÇAMENTO - MITSUBISHI OUTLANDER 2016


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


No texto de lançamento da atual geração do Outlander, em setembro de 2013, eu já dizia que a Mitsubishi ousou tanto no estilo que ele ficou careta demais. E parece que eu não fui o único insatisfeito com o novo visual do crossover japonês. A rejeição foi mundial.

Tanto que, menos de dois anos depois do seu lançamento no Brasil, o Outlander já está de cara nova para a linha 2016. Ok. No exterior a mudança obedeceu aos três anos necessários para o face-lift. Mas a Mitsubishi do Brasil tratou logo de trazer a reestilização, apresentada no Salão de Nova York, há apenas dois meses, que se limitou à frente e a traseira.

Outlander 2014

Aquela grade estreitíssima entre os faróis igualmente retos, com prolongamento na lateral em formato de bumerangue deu lugar a um conjunto, desta vez, agradavelmente arrojado e futurista, com grossos filetes cromados na grade, faróis com novo recorte e outro par de frisos cromados que nasce horizontalmente em cada farol e segue verticalmente até o para-choque, emoldurando também a entrada de ar e os faróis de neblina. A ideia da nova frente veio de dois conceitos (XR-PHEV e GC-PHEV) apresentados no Salão de Genebra do ano passado. O novo Outlander ficou com cara de samurai.






A traseira também mudou, mas o estilo ficou mais próximo do presente: as lanternas agora são vermelhas (eram prateadas) e ganharam uma extensão na tampa do porta-malas, bem na saliência sobre a placa que já havia no modelo anterior. O para-choque também é novo e as luzes de neblina agora são verticais. O friso cromado que ligava as lanternas agora forma um arco. O face-lift aumentou o comprimento em quatro centímetros (4,69m) e a largura em um centímetro (1,81m). A altura (1,68m) e a distância entre-eixos (2,67m) não mudaram.  


Outlander 2014

A lateral com vincos e janelas retangulares de cantos arredondados e o interior com acabamento emborrachado e revestimento em couro nas portas e bancos foram mantidos. Entretanto, a base das portas ganhou um acabamento prateado. 


Já o painel e portas ganharam apliques de imitação de madeira no lugar do alumínio e as versões V6 e Diesel agora podem ter revestimento dos bancos e portas em bege (quando a cor da carroceria for branca, marrom, preta ou azul). O volante é novo, mas o centro do painel continua com acabamento em preto brilhante.


Também permaneceram inalterados o amplo espaço interno e a capacidade do porta-malas. Com cinco passageiros (o mais usual) comporta 798 litros e deixando só os dois bancos da frente chega ao máximo de 1.625 litros. Com as três fileiras em uso, o crossover leva 292 litros. No 2.0 a capacidade vai de 829 a 1.681 litros.


Lá em cima acabei entregando a principal novidade do Outlander 2016 além do estilo: o motor turbodiesel 2.2 litros, de quatro cilindros, 16 válvulas com 165 cavalos de potência e 36,7 kgfm de torque, obtido entre 1.500 e 2.750 rpm. O câmbio é automático de seis marchas comum (por que não o CVT?) e a tração 4x4. A versão Diesel passa a ser top de linha do Mitsubishi.

O Outlander Diesel acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos, retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 8,3 segundos e alcança 190 km/h. A 120 km/h ele para a 63 metros e o ruído na mesma velocidade é de 65,1 decibéis e a 80 km/h de 57,9 dB. A revista Carro, dona desses dados, não conseguiu avaliar o consumo.


Os motores de quatro cilindros 2.0 a gasolina, com 160 cavalos e V6 3.0 de 240 cavalos continuam na linha, inclusive com a mesma potência. O GT também permanece com o pacote extra de equipamentos chamado Full Technology Pack. 

O 2.0 custa R$ 114.990 e tem rodas aro 18, câmbio CVT com no máximo seis marchas e aletas no volante. Já vem bem recheado de série: ar condicionado digital (de apenas uma zona), direção elétrica, sete airbags (dois frontais, dois laterais na frente, dois de cortina e de joelho para o motorista), bancos em couro aquecidos e o do motorista com regulagem elétrica, bancos traseiros reclináveis, comandos do áudio no volante, piloto automático, retrovisores elétricos com rebatimento, sensores de chuva e faróis e o novo sistema multimídia com TV, DVD, GPS, bússola e altímetro virtuais, CD, rádio, MP3 e Bluetooh, além de entradas para USB e mini cartão. A câmera de ré e o sensor de estacionamento traseiro são vendidos como acessórios.


O GT V6 básico custa R$ 141.990, tem câmbio automático convencional de seis marchas e acrescenta tração 4x4, com três modos de funcionamento (4x2, 4x4 por demanda e 4x4 bloqueado, com distribuição da tração entre os dois eixos) acionados eletricamente, bancos escamoteáveis no porta-malas, que aumenta a capacidade do crossover para sete lugares, deslizamento da segunda fileira, controle eletrônico de velocidade e de tração, hill assist e ar condicionado de duas zonas.


O GT Technology Pack adiciona controle de distância ao veículo da frente, frenagem automática em cidade, alerta de saída involuntária de faixa, faróis de LED, câmera de ré, acesso keyless e porta-malas com abertura e fechamento elétricos. O preço chega a R$ 151.990. 

O Diesel tem todos os equipamentos do GT Technology Pack, mas seu preço chega a R$ 173.990. A maior mancada é o freio de mão convencional em todas as versões, enquanto até compactos como Jeep Renegade e Honda HR-V têm freio de estacionamento elétrico. Vale lembrar que houve reajustes com a reestilização. O 2.0 estava custando aproximadamente R$ 110 mil e o GT V6 era vendido por R$ 136 mil. Em breve chegará a reestilização do híbrido PHEV, que ainda está sendo vendido com a frente antiga por R$ 198.900. 

Por enquanto, o Outlander está sendo importado direto de Mizushima, no Japão. Se a Mitsubishi conseguir vender mais que as esperadas 800 unidades por mês, as chances dela produzir o crossover em Catalão, em Goiás, são grandes. E esta nova frente, enfim acertada, pode dar um empurrãozinho. O problema é o preço. 

FICHA TÉCNICA

Motores: Quatro cilindros em linha, transversal, gasolina, 1.998 cm³, 16 válvulas (2.0)
Seis cilindros em V. transversal, gasolina, 2.998 cm³, 24 válvulas (V6 GT)
Quatro cilindros em linha, transversal. diesel, turbo e injeção direta, commonrail e intercooler, 2,268 cm³, 16 válvulas
Potência: 160 cv (2.0), 240 cv (V6) e 165 cv (Diesel)
Câmbio: CVT (2.0) e automático de 6 marchas (V6 GT e diesel)
Tração: 4x2 (2.0) e 4x4 com 3 modos (Eco, Auto e Lock - GT e diesel)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 seg. (2.0) e 10 segundos (V6 GT) - Mitsubishi / 11,1 seg. (Diesel - Revista Carro)
Velocidade máxima: 190 (2.0 e Diesel) e 215 (V6) km/h - Mitsubishi
Consumo: 7,5 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (Quatro Rodas para o V6)
Diesel não informado pela revista Carro
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,69/1,81/1,68/2,67m
Porta-malas: 829 litros (2.0) / 292/798/1.625 litros (V6 e Diesel com 7, 5 e 2 lugares respectivamente)
Tanque: 63 litros (2.0) e 60 litros (V6 e Diesel)
Preço: R$ 114.990 (2.0 4x2) / R$ 141.990 (GT V6 4x4) e R$ 151.990 (GT Full Technology) / R$ 173.990 (Diesel)
Cores: Branco Pearl, Preto Pearl, Marrom Quartz,  Prata Cool, Cinza Titanium, Azul Cosmic e Vermelho Orient. Com exceção das três primeiras, todas metálicas. 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (103) História (96) Ford (89) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)