TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO (MERAMENTE ILUSTRATIVAS)
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


Enquanto eu ainda tento entender o que leva alguém a comprar um sedã com motor de 1.0 litro, a Nissan aderiu ao segmento e lançou o seu Versa nacionalizado com a opção da baixa cilindrada. É o mesmo três cilindros adotado no hatch March.

Mesmo passados 15 anos do fim do pioneiro Fiat Siena 6 Marchas, o segmento continua vivo até hoje, ainda mais com a nova tendência nacional de motores tricilíndricos. Além do Versa e seus desafiantes neste comparativo, o Ford Ka+ e o Hyundai HB20S, similares ao Nissan, a categoria também tem o Renault Logan, o Chevrolet Prisma, o Fiat Siena velho e o Volkswagen Voyage. Estes com quatro cilindros.

A minha má vontade com os sedãs 1.0 se justifica pelo peso extra desses modelos, geralmente usados por famílias, que limita o desempenho. E também, recentemente, pelo pacote escasso de equipamentos, sejam de série ou opcionais, o que faz com que o preço mais acessível, argumento mais usado por aqueles que os compram, acabe não valendo a pena.

Mas respeitando quem está interessado, vamos ver qual é a melhor opção entre Nissan Versa S, Ford Ka+ SE Plus e Hyundai HB20S Style, as versões mais completas dos três modelos com motor 1.0.


Estilo

Pela idade do projeto o Ford Ka+ é o mais moderno. Foi lançado no ano passado, enquanto o HB20S chegou em 2013 e o Versa em 2011. Acontece que o Hyundai ainda é moderno, tem o desenho mais equilibrado e passa a impressão de ser um sedã maior do que realmente é (e ele é o menor dos três do comparativo). Vai ganhar um face-lift este ano.

O Versa ganhou grade maior e faróis mais estilosos na sua reestilização parcial e o Ka já nasceu com a frente "Aston Martin" padrão da Ford. Mas ambos não me agradam em outros ângulos. O Nissan na lateral e o Ka na traseira, muito conservadora.


Acabamento

O plástico duro reina nos três modelos. Mas o HB20S vence pela boa montagem e pelo revestimento das portas em tecido, pelo menos na versão Style. O Nissan Versa tem as portas totalmente revestidas de plástico duro. Mas fica em segundo porque elas transmitem mais refinamento. O Ka só tem uma tirinha de tecido nas portas, mas tem algumas falhas de montagem.


Espaço interno

No banco de trás a combinação do maior comprimento (4,49m) com a maior distância entre-eixos (2,60m) fez a diferença a favor do Nissan Versa, que oferece a maior folga para as pernas. Apesar de ter um centímetro a menos no entre-eixos (2,49 contra 2,50m), o Ka consegue ser mais espaçoso que o HB20.


Porta-malas

Novamente o Versa se sai melhor por oferecer 460 litros para as malas e com ótimo acesso. Com dez litros a menos (450 l) aparece o HB20S. Por fim, mesmo sendo o único com dobradiça pantográfica, o Ka+, com 445 litros, tem o menor porta-malas não só deste comparativo como também do segmento.





Motor

Nova tendência mundial, os motores de três cilindros também estão querendo se tornar tendência no Brasil. Não são novidade. Os DKW já usavam lá nos anos 60. Foram retomados quase 45 anos depois pela Kia no Picanto, importado até hoje. Em 2012, a Hyundai, do mesmo grupo, lançou o HB20 hatch nacional com o  mesmo motor. No ano seguinte chegou o sedã. Depois, veio a Volkswagen, que lançou o seu tricilíndrico no Fox e depois no novíssimo Up!. No ano passado a Ford aderiu à moda no renovado Ka hatch e o inédito sedã, chamado de Mais.

Este ano foi a vez da Nissan, que o instalou no March. E para promover a nacionalização do Versa, estendeu o bloco compacto ao sedã. O problema é que justamente no maior dos três a potência é a menor: apenas 77 cavalos, independente do combustível. Em segundo lugar aparece o 1.0 Gamma do Hyundai HB20S: 75 cavalos com gasolina e 80 cavalos com álcool. Quem explorou melhor as capacidades do três cilindros foi o TiVCT do Ka+, que conseguiu extrair 80 e 85 cavalos. E olha que o Ford não é o menor e nem o mais leve dos três (esta característica é do HB20S).


Desempenho

A maior potência e o menor peso prevaleceram no desempenho. O Ka+ foi o mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos, enquanto que na retomada de 80 a 120 km/h o melhor foi o HB20S, com 15,8 segundos. Nesta prova da revista Carro, o Ford se saiu muito mal, fazendo 19,1 segundos. Assim, os dois foram declarados vencedores do desempenho. O Hyundai acelerou em 14,8 segundos. 

Maior e mais pesado, o Versa ficou para trás na aceleração em 15,5 seg., Só nos 80 a 120 km/h que o Nissan fluminense ficou em segundo com 16,2 segundos.


Consumo

O consumo deste comparativo foi decidido na estrada. Na cidade, os três empataram praticamente, com o Hyundai e o Ford rigorosamente iguais em 8,8 km com um litro. O peso voltou a prejudicar o Versa, que ficou com 8,6 km/l. Pelo menos ele ficou em segundo lugar na estrada, com 12,3 km/l. O vencedor foi o HB20S, com 13,1 km/l. A lanterna sobrou para o Ka+ que percorre 11,2 km/l nas rodovias.








Frenagem (segurança)

A segurança foi uma das prejudicadas pela limitação de equipamentos para o motor 1.0. Airbags frontais e freios ABS só são oferecidos nos três porque são obrigatórios por lei. E nenhum deles tem apoio de cabeça ou cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio no banco traseiro. Estes itens estão presentes apenas nas versões mais caras, com motores 1.5 (no caso do Ka) e 1.6. E só o Ka+ 1.5 pode ter controles eletrônicos de estabilidade e tração.

É por causa da falta desses itens que eu considero sempre a frenagem para avaliar a segurança. E nesta prova da revista Carro houve dois vencedores: o HB20S e o Versa, ambos na faixa dos 26 metros a 80 km/h, com o Nissan fazendo 26,4 m e o Hyundai 26,7 metros. O Ka+ ficou com 28,2 metros.

Nível de ruído (conforto)

No nível de ruído o destaque vai para o Hyundai HB20S, com 61,3 decibéis a 80 km/h. Em segundo ficou o Ka+ com 63,4 dBA e em terceiro o Versa com 64,8 dBA.






Preço e Equipamentos

Os três sedãs deste comparativo possuem duas versões com motor 1.0 e sempre com menos equipamentos. O Ford Ka+ é o mais barato na considerada versão SE Plus, que custa R$ 44.090. Por mais 900 reais você leva o Nissan Versa S. O HB20S Confort Style que é disparado o mais caro: R$ 48.365 (preço que acabou de aumentar).

As versões mais baratas deles são, respectivamente, a SE, por R$ 41.990, o Versa básico, pelo mesmo preço, e a Comfort Plus por R$ 45.945, sem alguns equipamentos.

Esqueça itens como câmbio automático, ar condicionado digital, GPS, câmera de ré, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração e bancos em couro. Com exceção dos múltiplos airbags além dos frontais, que nenhum deles tem, os demais estão disponíveis somente para as versões mais potentes. O Ka+ já foi mais completo. Ele perdeu a versão SEL 1.0, que tinha os controles de tração e estabilidade, meses depois de lançado. 

Pelo menos nas versões 1.0 mais completas todos têm rodas de liga-leve, ar condicionado manual, direção assistida, vidros e travas elétricos, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e som com MP3, Bluetooth e entradas auxiliares com comandos no volante. 

Aí é que começam as diferenças. O Ka+ oferece abertura elétrica do porta-malas e o sistema de conectividade Sync com assistente de urgência que avisa ao SAMU em caso de acidente, mas não tem retrovisores elétricos. O HB20S Comfort Style tem direção hidráulica enquanto os outros dois têm elétrica, mas oferece faróis de neblina e coluna de direção ajustável em altura e alcance, enquanto os rivais só têm ajuste de altura. E o Versa não tem vidros elétricos traseiros e nem chave canivete. Mesmo assim, todos empatam em equipamentos. 


Assistência

Ainda considerando o número de concessionárias, o Ka+ vence pela Ford ter 558 concessionárias. A Hyundai tem 203 e a Nissan 166. Na garantia, o HB20S leva vantagem por ter cinco anos contra três de Ka e Versa. 




Conclusão

A mudança do México para o Rio de Janeiro e a nova frente ainda não tornaram o Nissan Versa uma boa opção. O novo motor 1.0 de três cilindros mostrou que não combina com o sedã. É fraco para um carro tão pesado (1.056 kg). Como consequência teve o pior desempenho. O consumo na estrada ficou em segundo lugar. 

O Versa também ficou atrás no nível de ruído e no número de concessionárias. Qualidades no Nissan só as relativas ao espaço interno para passageiros de trás e porta-malas. Na frenagem dividiu os louros com o Hyundai. A top Unique 1.6 talvez seja a melhor opção. 

O baiano Ford Ka+ (fabricado em Camaçari) se destacou no preço, assistência, motor e desempenho. Mas o consumo elevado, a frenagem demorada, o porta-malas pequeno e o acabamento simples demais pesaram contra e tiraram a sua vitória. 

Vitória que ficou com o paulista HB20S (fabricado em Piracicaba), que se destacou no desempenho (empatado com o Ka+), consumo, frenagem (empatado com o Versa), nível de ruído, estilo, e acabamento. O preço alto e o espaço interno apertado não impediram o Hyundai de se tornar a melhor opção entre os sedãs 1.0 de três cilindros. Mesmo que eu ainda torça o nariz para sedãs com esta motorização. 


1º HYUNDAI HB20S 1.0 COMFORT STYLE

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 998 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 cv (gasolina) e 80 cv (álcool)
Torque: 9,4 kgfm (gasolina) e 10,2 kgfm a 4.500 rpm (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,8 segundos (Revista Carro, com álcool)
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 13,1 km/litro na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,23/1,68/1,47/2,50 m
Porta-malas: 450 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 48.365

2º FORD KA+ 1.0 SE PLUS

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 80 cv (gasolina) e 85 cv (álcool)
Torque: 10,2 kgfm (gasolina) e 10,7 kgfm a 3.500 rpm (álcool)
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,8 segundos (Revista Carro, com álcool)
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 11,2 km/litro na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,70/1,53/2,49 m
Porta-malas: 445 litros
Tanque: 51 litros
Preço: R$ 44.090

3º NISSAN VERSA 1.0 S 

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 77 cavalos
Torque: 10 kgfm a 4.000 rpm 
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,5 segundos (Revista Carro, com álcool)
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 12,3 km/litro na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,49/1,70/1,52/2,60 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 44.990