terça-feira, 21 de abril de 2015

LANÇAMENTO - JAC T6


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Os carros chineses ficaram mundialmente conhecidos, na década passada, por plagiarem o estilo de vários modelos de qualquer marca do mundo. E também por serem nada zelosos com o acabamento. Por outro (bom) lado, graças à mão-de-obra barata local, ofereciam modelos mais equipados por menos preço.

Os anos se passaram e as marcas do país asiático foram amadurecendo, criando estilo próprio e refinando o acabamento. Atravessaram fronteiras e invadiram o mundo, inclusive o Brasil. Também compraram marcas tradicionais como a MG e a Volvo. Ao mesmo tempo, foram encarecendo a mão de obra e o preço final. Sem falar na redução da oferta de equipamentos, especialmente aqui, onde também passaram a produzir seus carros.

Só que o plágio estético, a baixa qualidade de acabamento e, no bom sentido, o baixo custo continuam. E o JAC T6, que acaba de desembarcar em nosso país, é um exemplo disso. E olha que a JAC também faz parte das marcas amadurecidas.


Começo pelo lado bom: o custo-benefício. O utilitário esportivo tem porte médio. Mede 4,47m de comprimento, 1,84m de largura, 1,67m de altura e 2,64m de distância entre-eixos. Tamanho próximo ao do Kia Sportage. Mas custa entre R$ 69.990 e R$ 75.670. Mais barato que as versões completas do Ford Ecosport, Chevrolet Tracker e os novos Honda HR-V, Peugeot 2008 e Jeep Renegade, que estão na faixa dos 80 e até passam dos 100 mil reais. Só que para enfrentar estes três últimos a JAC prepara o lançamento do T5, no final do ano. 


Agora o lado ruim: no estilo, o JAC T6 é praticamente um clone do Hyundai ix35, que é até um pouco menor que o chinês. A semelhança (proposital?) é por causa do ângulo da janela lateral traseira. A mania de plagiar ainda não abandonou os chineses, né? 


Mas há diferenças: na frente, a grade foi dividida em duas e não tem o H da marca sul-coreana. Os faróis são mais largos e angulosos. A traseira é mais parecida com o Audi Q5, com as lanternas (em LED) mais retas e a tampa do porta-malas recortada em relevo na altura da placa. O T6 seria atraente se o ix35 não estivesse prestes a ser substituído pelo novo Tucson.


O interior também é muito parecido com o do antigo Hyundai pelo formato do painel central, das saídas de ar, da posição da tela multimídia, dos comandos de climatização e do quadro de instrumentos. Só o volante é padrão da JAC. O acabamento não é sofrível como nos primeiros chineses, mas ainda está abaixo do esperado para a sua faixa de preço. É bem montado. Mas foi escurecido e ganhou detalhes em marrom brilhante no painel e nas portas para disfarçar o aspecto simples dos plásticos duros. O refinamento interno fica por conta do revestimento opcional em couro e o desenho trançado da costura dos bancos. Duas qualidades do interior são o espaço interno no banco de trás e a capacidade de 610 litros do porta-malas.


Na lista de equipamentos, a JAC aprendeu a malandragem brasileira de fazer economia e criar opcionais. Tem de série ar condicionado automático (mas não digital), trio elétrico, computador de bordo, piloto automático, chave canivete, pontos ISOFIX para cadeirinhas infantis, cintos de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça para todos, faróis com regulagem de altura, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 com pneus 225/60 R17, lanternas traseiras em LED, retrovisores com repetidores de direção, sistema de áudio com CD/MP3/USB/Bluetooth/auxiliar, 2 fontes 12V e direção elétrica, regulagens de altura do banco do motorista, da coluna de direção e dos cintos de segurança dianteiros, apoio de braço central com porta-copos e cinto central de três pontos, luzes de leitura no teto, para-sóis iluminados e porta-óculos, rede no porta-malas, airbag duplo, ABS com EDB, alarme e sensor de estacionamento.


Hyundai ix35

O T6 não é nada pelado. Mas são itens praticamente obrigatórios em um carro do seu porte e alguns até poderiam estar presentes em modelos menores. Os airbags frontais e os freios ABS são obrigatórios por lei. Mas e os laterais e os de cortina? E os controles de estabilidade e tração? O assistente de partida em rampa? Não vieram da China, onde o T6 é chamado de S5 e o nome adotado aqui batiza uma picape média.   

Já itens que deveriam ser de série como barras longitudinais no teto, retrovisores na cor da carroceria, frisos laterais e maçanetas cromadas e retrovisores com rebatimento elétrico são opcionais. O preço já pula para R$ 71.990. E o que dizer do sistema multimídia apenas com câmera de ré e reprodução (chamado de espelhamento) das funções do seu smartphone? Se este for iPhone não poderá manusear tocando a tela de 7 polegadas do carro. Esta função só no Android. E o sistema Windows Phone é incompatível. O sistema eleva o preço para R$ 75.680. A JAC não informa se os bancos em couro são acessórios ou estão incluídos em alguns desses dois pacotes. 



Também houve economia na mecânica. O câmbio é apenas manual de cinco marchas. O automático CVT está reservado só para o T5. Tração integral? Esqueça. O T6 é um modelo urbano. O motor 2.0 turbo de 177 cavalos, oferecido no mercado chinês e testado no Brasil foi trocado por um 2.0 aspirado flex de 155 e 160 cavalos com gasolina e álcool, respectivamente. Pelo menos dispensa o tanquinho de gasolina. 



É inferior aos 178 cavalos do "gêmeo" Hyundai ix35, mas mais potente que o do Ecosport e do Renault Duster. Pena que na pista ele decepciona. Acelera de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e recupera a velocidade em "eternos" 22,2 segundos, segundo a revista Quatro Rodas. O consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada também ficou abaixo dos concorrentes compactos. Idem para a frenagem de 31,6 metros a 80 km/h e 71,6 metros a 120 km/h. Só o nível de ruído de 62,7 decibéis a 80 km/h que ficou atrás apenas do Renegade a diesel e do 2008 THP. Dados da mesma revista. 


Com certeza, muitos devem ficar satisfeitos com os equipamentos do JAC T6. E é pelo custo-benefício que a marca chinesa, representada pelo grupo de Sérgio Habib, espera que o seu crossover fique famoso e faça sucesso no mercado. Não por ser o clone mais barato do Hyundai ix35. 


Pontos Fortes 

+ Espaço interno
+ Porta-malas
+ Preço


Pontos Fracos 

- Estilo copiado
- Desempenho
- Consumo
- Frenagem
- Falta de airbags laterais e controles de estabilidade e tração. 
- Oferta de opcionais


[FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.997 cm³, 16 válvulas
Potência: 155 (gasolina) e 160 cv (álcool)
Torque: 20,4 (gasolina) e 20,6 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 segundos (revista Quatro Rodas com gasolina)
Velocidade máxima: 186 km/h (fabricante)
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,47/1,84/1,67/2,64m
Porta-malas: 610 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 69.990 (básico) / R$ 71.990 (Pack 1) / R$ 75.670 (Pack 2 - Completo)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)