quinta-feira, 2 de abril de 2015

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - CHEVROLET MALIBU 2016

TEXTO : WEVERTON GALEASE | FOTOS : DIVULGAÇÃO


O Chevrolet Malibu foi lançado no Brasil em 2010, importado diretamente dos Estados Unidos. Foi prejudicado pelo custo-benefício pouco atraente: era mais caro que o rival Ford Fusion e ainda tinha poucos equipamentos. Foi por isso que a GMB enrolou, enrolou e nem lançou a geração seguinte aqui. 

Em sua casa, a situação foi pior. O modelo 2013 (lançado em 2012), reestilizado, mergulhou na indiferença, especialmente em comparação aos concorrentes, que estavam cada vez mais criativos, como o elegante Hyundai Sonata e o próprio Fusion. Tanto que no ano seguinte já ganhou um face-lift. Três anos depois, o Malibu reaparece totalmente novo de novo.


A longevidade deste Malibu é tão longa que esta é a nona geração desde a placa de identificação que apareceu pela primeira vez em 1964. 

2014
2013
2010

1964
Começando com suas proporções, o Malibu 2016, adota um estilo "cupê de quatro portas", com um teto à la Ford Fusion que mistura-se bem com o longo capô e saliências cortadas. O rosto do Malibu é elegante, apesar de alguns ângulos, a horizontalidade grave da borda superior dos faróis empresta uma aparência caída. No geral, as linhas nítidas do Malibu 2016, nos deixa esquecer a tristeza do velho Malibu.


Não é por acaso que o Malibu agora parece um pouco mais longo e mais baixo que o antigo. A distância entre eixos foi estendida em 9,1 cm e o comprimento em 5,8 cm, passando para 2,82 e 4,91m, respectivamente. A largura continua a ser a mesma de antes, 1,85 cm, mas ele vem mais baixo, dando impressão de crescimento na cintura. O aumento do tamanho realmente compensa na parte interior, onde há 3,3 cm adicionais nos espaços para as pernas nos bancos traseiros.

Debaixo do Malibu fica a novíssima plataforma E2XX, de tração dianteira da GM, uma alteração que resulta não só na aparência e melhora do interior, mas menos peso também. A Chevrolet alega que o Malibu 2016 é 136 quilos mais leve.


2014

2013
2010

O novo Chevrolet Malibu terá dois motores a gasolina. Um deles é o 1.5 de quatro cilindros, da nova família compacta Ecotec da GM, que substitui o antigo 2.5. Acoplado exclusivamente a uma transmissão automática de seis velocidades, o motor vem com start-stop, injeção direta de combustível e um turbo rodando a 17 psi máximo de impulso. A potência é de 160 cavalos e o torque de 25,5 kgfm. Tudo bem que houve uma perda de 36 cavalos na potência, mas o novo modelo não deve sofrer muito, graças à redução do peso. O consumo é de 11,5 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.

O outro é o 2.0 turbo que já equipava o face-lift do ano passado. Assim como o Ecotec 1.5 litros, este também perdeu potência, caindo de 259 para 250 cavalos. O torque de 35,7 kgfm. Mais uma vez, redução de peso do carro novo deve ajudá-lo a manter o desempenho, o mesmo se deve à única transmissão do 2.0: uma nova caixa automática de oito marchas. É derivado do GM8L90 (visto anteriormente no Corvette, o Silverado/Sierra e os grandes SUVs), ainda que adaptado para o motor transversal e a tração dianteira.

O Malibu 2016 também terá uma versão híbrida combinando um bloco a gasolina 1.8 turbo de injeção direta com dois elétricos, rendendo juntos uma potência de 182 cavalos e proporcionando um consumo combinado de 19,2 km/l. Outra atitude para melhorar a eficiência do novo modelo foi a troca de peças de aço da suspensão por outras de alumínio.  



2013-2014

2010
De maior importância para compradores de sedãs de médio porte do que os valores de potência e afinação de suspensão é a lista de características de segurança do Malibu 2016. Detector de pedestres com frenagem automática, aviso de pista da partida auxiliar, de manutenção da pista, o monitoramento do ponto cego, alerta para a colisão à frente com frenagem automática, alerta traseiro tráfego cruzado, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, de estacionamento automático, além de dez airbags de série. Um recurso interessante, nem tão inédito, permite aos pais, através de uma senha, monitorar a direção dos seus filhos adolescentes, definir avisos de limite de velocidade e reduzir o nível máximo de volume do sistema de som.

As diversas funções do sistema são acessíveis através de uma nova tela de oito polegadas MyLink, com toque opcional, que agora é fixa e flutuante no painel (também de desenho modernizado, ficando semelhante ao do novo Volt) e não mais retrátil, como no modelo anterior. O sistema foi ligeiramente atualizado e ganhou um processador mais rápido.


Os preços para o Malibu 2016 no mercado norte-americano ainda não definidos, porém, já se sabe, que contará com quatro níveis, se trata do L, LS, LT, e uma nova 'especificação' chamada de Premier, ao qual substitui o LTZ, agora extinto. Cada Malibu 2016 virá com uma conexão de dados 4G LTE da GM com um hotspot wireless e três meses de dados livres.

O Malibu 2016 só estará à venda, nos Estados Unidos, no quarto trimestre de 2015. Até lá mais detalhes apareceram, com os testes a serem realizados por apaixonados por carros. 

No Brasil? Vai depender da política de câmbio e da logística. Por enquanto, teremos que babar por ele. Por enquanto, o top de linha da nossa Chevrolet continua sendo o velho Cruze. Parece que o Omega australiano morreu à toa para nós. 


Um comentário:

Xracer disse...

Dirigi um Ford Fusion e um Chevrolet Malibu nos EUA no ano passado e gostei imensamente dos dois, mais ainda do Fusion, pelo motor Turbo 1.5 mas potente como nunca e até econômico (com Gasolina de verdade) na estrada ! O nivel dos carros nos EUA é outro, outro patamar muito superior ao daqui em equipamentos e motorização a um custo muito inferior, pra eles são carros acessíveis, pra nós quase inalcançáveis.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (102) Volkswagen (99) História (93) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Nissan (38) Hyundai (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)