segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VALE A PENA? - LIFAN 530

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A chinesa Lifan Motors chegou ao Brasil em 2010 com dois modelos: o 320, imitação genérica do Mini Cooper, e o 620, um sedã médio com estilo do Skoda Octavia dos anos 90. A chegada do utilitário esportivo X60, no entanto, em vez de ampliar a linha acabou renovando-a, pois os dois modelos iniciais pararam de ser importados. E a chegada do sedã compacto 530 é mais um passo nesta renovação.

O 530 deveria ter participado do último comparativo do ano passado, entre os sedãs compactos. Mas o atraso da sua disponibilidade para teste pela imprensa especializada impediu a sua participação. Assim, eu trago de volta a seção Vale a Pena? (que já se chamou Analisando e Análise Ponto a Ponto) para avaliar cada item do 530, que tem motor 1.5 exclusivamente a gasolina, com 103 cavalos. A avaliação será baseada no comparativo do Ford Ka+, Fiat Grand Siena, Renault Logan e Chevrolet Prisma. 




Pontos Fortes 

Preço «««««
Custa R$ 38.990 na versão básica e R$ 40.990 na versão Talent, que inclui sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, GPS, câmera de ré e conexão Bluetooth. Bancos em couro e luzes diurnas de LED são opcionais que custam mais R$ 1.500.   

Mesmo completo por R$ 42.490, o 530 ainda custa bem menos que o Ford Ka+ SEL 1.5, o mais barato do comparativo do ano passado, que já aumentou para R$ 49.930 (custava R$ 47.890). Mesmo que o Lifan venha sofrer um aumento, não deve ultrapassar o rival. Outro modelo chinês do mercado, o JAC J3 Turin S, que tem o mesmo motor 1.5, mas é flex, custa R$ 43.690. 

Equipamentos ««««
Apesar das marcas chinesas já começarem a desmembrar a lista de equipamentos em opcionais e dos airbags frontais e freios ABS já serem obrigatórios (os itens de segurança eram diferenciais nos primeiros modelos chineses), o 530 é bem equipado, pois muita montadora nacional ainda cobra a parte por ar condicionado e trio elétrico.

Vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, farol de neblina, trio elétrico (vidros dianteiros e traseiros), rodas de liga leve aro 15, freios a disco nas quatro rodas, chave canivete, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), sensor de estacionamento e rádio com entrada USB. Os opcionais já foram citados lá no tópico do preço. 

Consumo ««««
Uma vantagem do motor 1.5 do Lifan ainda ser movido exclusivamente a gasolina é o consumo, que é menor. E o 530 se destacou ainda mais na estrada, com 17.5 km/litro, segundo a revista Carro. Na estrada, fez 9,2 km/l.



Medianos

Estilo «««
Discreto, agrada mais pela grade ampla, destacada por um par de vincos, e com filetes cromados e ondulados. Os faróis de máscara negra têm um quê do último Vectra. A lateral é discreta e a traseira com as lanternas verticais, e em formato de bumerangue, concentradas nas extremidades, com a tampa do porta-malas limpa lembra o Volkswagen Voyage, sem exageros ou ousadia. 

Espaço interno «««
Apesar de só perder em distância entre-eixos para o Renault Logan (2,64m), o 530, que tem 2,55m, tem espaço interno mediano no banco de trás para pessoas com 1,70m de altura. Quem tem 1,90m, porém, fica bem apertado. 



Porta-malas ««
Com 475 litros, só não é menor que o do Ford Ka, de 445 litros. Fica atrás também dos 490 litros do conterrâneo JAC J3 Turin. Mesmo abaixo dos 500 litros como Prisma, Logan e Grand Siena, está de bom tamanho e classificado como razoável.

Motor ««
A Lifan ainda não aderiu à onda flex. E ainda não tem previsão de aderir. Mesmo com o consumo melhor, um motor movido só a gasolina é visto como um patinho feio no mercado. Com 103 cavalos, o 1.5 do 530 é raquítico perto dos 125 cv do JAC J3 S, mas perde por pouco para os 105 cv do Ka+, para ficar só nos 1.5. E também consegue ser mais potente que o Renault Logan 1.6, que tem 98 cavalos só com gasolina. Por isso, também foi considerado razoável. 

Frenagem ««
Com 42,7 metros obtidos a 100 km/h pela revista Carro, o Lifan só não ficou atrás do Renault Logan, com os seus exagerados 44,1 metros. 

Entre os itens de segurança só se destaca por oferecer engate Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Mas este recurso será obrigatório nos próximos cinco anos, junto com o encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no meio do banco traseiro. No 530 falta o encosto. Obrigação que já está valendo para os airbags frontais e freios ABS. 


Pontos Fracos


Acabamento «
Com muito plástico duro, detalhes prateados que parecem de brinquedo de loja de 1,99 e encaixes desalinhados, o acabamento interno do Lifan 530 é típico de um carro chinês. Nem o estilo moderno do painel ajuda a melhorar a sua avaliação. 

Desempenho «
A aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos, segundo a Carro, até conseguiu ser melhor que o Logan (13,8), mas a retomada entre 80 e 120 km/h em 17,1 segundos foi desastrosa. Os seus concorrentes ficaram na faixa dos 11 e 12 segundos. 

Nível de Ruído«
Os 65,6 decibéis a 80 km/h ficaram bem atrás de três dos quatro concorrentes feitos no Brasil, que ficaram entre 62 e 63 decibéis. Só o Logan, que obteve 64,8 dB, não foi muito longe. Reflexo do mau acabamento? 

Assistência«
Já se passaram quatro anos e meio desde que a Lifan desembarcou no Brasil e a rede de concessionárias não aumentou nada. Pelo contrário, diminuiu. Começou com 55 e agora tem apenas 42. Aqui no estado do Rio são apenas quatro. E no município do Rio de Janeiro a única fica na Barra da Tijuca. As outras três estão em Belford Roxo, Duque de Caxias e São Gonçalo. 

Só para ilustrar a redução de revendas, a concessionária em Cascadura, que eu visitei para avaliar pessoalmente os primeiros Lifan recém-chegados ao país, já fechou as portas. 



Conclusão ««

Vale a Pena? Não.
Apesar de barato, bem equipado e econômico de combustível, o sedã compacto 530 tem um motor fraco, é mal acabado, não é tão espaçoso e o comprador ainda terá poucas concessionárias para fazer a manutenção, correndo risco da Lifan abandonar o país se o dólar aumentar demais. 

FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, gasolina, 1.498 cm³, 16 válvulas
Potência: 103 cavalos
Torque: 13,6 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,3 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 9,2 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,30/1,69/1,49/2,55m
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 42 litros
Preço:  R$ 38.990 / R$ 40.990 (versão Talent)
Cores: Preto, Prata, Azul, Vermelho e Branco

3 comentários:

Anônimo disse...

O que você me diz do 620? Estou interessado em comprar um.

Gustavo do Carmo disse...

Anônimo, em primeiro lugar, o 620 já parou de ser importado. Se você pretende comprar um usado... desista. O carro é muito ruim. Quando eu fui vê-lo na concessionária a capa da coluna do retrovisor tinha se soltado e estava caído no chão. Se quiser um chinês prefira o JAC J5.

fabius77 disse...

Vale a pena? Sim! Tenho um e recomendo. As pessoas tem q deixar o preconceito e fazer uma análise imparcial. Ótimo consumo (17/18km l), espaço, garantia 5 anos e carro reserva se ficar mais de 5 dias em concessionária ( quem dá isso??)além de ser muito barato pelo que oferece.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)