segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SONHO DE CONSUMO - FORD GT 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em 1966, o Ford GT40 não só vencia pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans, na França, a corrida de longa duração mais famosa do mundo, como também obteve o segundo e o terceiro lugares. Trinta e seis anos depois daquela conquista, o cupê norte-americano ressuscitava exatamente com a mesma carroceria, embora com toques modernizados como faróis de xenônio e interior com CD Player. 

O protótipo apresentado no Salão de Detroit de 2002 mantinha o nome original, acompanhado da palavra Concept. Já a versão definitiva, lançada no ano seguinte para começar a ser produzida em 2004 (que comemoraria o 40º aniversário da estreia do modelo nas pistas), foi chamada simplesmente de GT, perdendo o número que representava a sua altura de um metro expressa em polegadas (40).  A tiragem foi limitada a 4.500 unidades e o GT deixou de ser produzido em 2007. 

Conceito Ford GT40 2002
Ford GT 2004

Oito anos depois, o Ford GT volta a renascer no Salão de Detroit de 2015. Desta vez, com o estilo totalmente renovado. Só o capô e os faróis remetem ao modelo original, para manter a identidade. O par de colunas escurecidas sugere que o para-brisa incorporou as janelas laterais. A maior parte da carroceria, inclusive o capô dianteiro, é composta de vincos, túneis e generosas entradas de ar. As portas agora se abrem para cima. A estrutura das rodas traseiras e o aerofólio parecem flutuantes. As lanternas redondas, posicionadas nas extremidades se confundem com as duas saídas de escape colocadas bem no centro. 



A inspiração veio dos modelos atuais da Ferrari, justamente a marca de quem Henry Ford II decidiu se vingar quando projetou o velho GT40. Reza a lenda que o comendador Enzo Ferrari, orgulhoso como ele só. rejeitou, de última hora, a proposta de compra de sua marca pela Ford e os americanos resolveram criar, eles mesmos, um esportivo capaz de derrotar a italiana nas 24 Horas de LeMans. E conseguiu. Na terceira tentativa. 


Voltando ao GT 2016, seu interior também foi inteiramente reformulado. O mostradores analógicos do GT40 e do primeiro GT deram lugar a era digital com telas de LCD no quadro de instrumentos e no sistema multimídia. O painel agora tem linhas horizontais e foi construído em três níveis. A parte de cima é sobreposta e há até um túnel. O gabinete central lembra o do novo Peugeot 308 por causa da forma de seta. Não há mais saídas de ar no centro. Apenas nas extremidades, que têm um formato incomum: estão fixadas em cada porta, posicionadas uma sobre a outra e direcionadas para motorista e passageiro. O console central é bem fino, com vários botões, Os bancos têm formato de concha. O volante, seguindo à risca o conceito de esportividade, não possui apenas a base achatada. É quase hexagonal. O miolo tem dois braços e vários botões. Atrás dele, há as enormes borboletas do câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem.




Instalado no centro do esportivo, o motor V6 3.5 Twin-Turbo do novo Ford GT terá a maior potência da família Ecoboost: mais de 600 cavalos. O número exato não foi divulgado. O V8 5.4 do GT dos anos 2000 rendia 558 cv. A suspensão terá altura regulável. Materiais como alumínio e fibra de carbono foram amplamente usados na carroceria para garantir a leveza do carro, proporcionar a menor relação peso-potência do mercado e aumentar o desempenho sem consumir muita gasolina. A tração será traseira, como no GT40 original. Os freios de carbono-cerâmica foram montados nas rodas de 20 polegadas.


O novo Ford GT só chegará ao mercado no ano que vem, para comemorar os 50 anos da primeira vitória e da trinca do GT40 em LeMans. Venceu também em 1967, 1968 e 1969. Havia estreado em 1964, sem sucesso. Em 1965, nova derrota. Desenhado por Caroll Shelby, o GT40 original tornou-se um mito. Que o novo GT pretende reviver.  


Ford GT40 1966

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) Volkswagen (121) História (119) Chevrolet (117) Ford (103) Fiat (86) Carro do Ano (82) Lançamento Internacional (82) Comparativos (79) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (50) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (44) Peugeot (43) Sonhos de Consumo (43) Citroën (42) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (33) Mercedes (32) Kia (30) BMW (25) História em Miniatura (22) No Mercado (22) História em Fotos (21) Lembra de mim? (21) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Volvo (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fit (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) C3 (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) S60 (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Clube dos Quinze (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) XC40 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)