domingo, 1 de fevereiro de 2015

BABA, BRASIL! - CHEVROLET VOLT 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Primeiro veículo do mundo a popularizar o sistema híbrido de alimentação (motores a gasolina e elétrico), o Toyota Prius foi lançado em 1997 com um desenho bem estranho. Era um sedã com cara de carro conceito da época que só conquistou os europeus e americanos, de fato, na sua segunda geração, lançada em 2004, transformada em fastback e com estilo convencional. 

Seu concorrente mais famoso, o Chevrolet Volt, também nasceu com visual futurista, em 2010. Apesar de ter sido eleito o Carro do Ano na Europa, dois anos depois, junto com a sua versão alemã, o Opel Ampera, também não conseguiu ser tão popular como a General Motors acreditava. 

E no último Salão de Detroit foi revelada a sua segunda geração, que pretende repetir o sucesso do rival e até roubar a sua popularidade. Para isso precisou se renovar inteiramente. Seguiu o exemplo do Prius e adotou linhas modernas e contemporâneas, como as de um carro convencional só com motor a combustível. A inspiração foi o novo Cruze, lançado na China. O novo Volt 2016 chegará ao mercado norte-americano no segundo semestre deste ano. 

Antes

Agora

O aplique preto embaixo das janelas laterais de recorte reto, que passava a impressão de que a linha de cintura era mais baixa que o normal, a traseira muito alta, assim como as lanternas e a grade desproporcional davam o tom exageradamente futurístico ao antigo Volt. 

No novo, que tem 4,58m de comprimento, a caída do teto e das janelas (que ganharam moldura cromada) foi suavizada. A lateral ganhou vários vincos ondulados. As lanternas passaram a ser verticais inclinadas na traseira, mas com uma grande ponta horizontal na lateral. A grade adota o novo conceito estético da Chevrolet: a gravatinha dourada agora fica direto na grade (totalmente cromada e selada, mas que se abre de acordo com a necessidade de refrigeração do motor) e não mais na barra separadora. Os faróis ficaram mais recortados. A entrada de ar no para-choque ganhou mais uma grade, também cromada, fechada e escamoteável. Por fim, as luzes de neblina agora são verticais e em LED.

Quatro detalhes, no entanto, mantêm a identidade do Volt: a assinatura do modelo no centro da tampa do porta-malas, a faixa preta logo acima, o aerofólio (agora embutido) e o nome do carro nas laterais, abaixo do vidro vigia frontal. As rodas são de 17 polegadas.

Antes


Agora

O interior também ficou normal. O painel ganhou estilo mais curvado e fiel ao conceito duplo cockpit da Chevrolet. O "tablet" atrás do volante deu lugar a um quadro de instrumentos comum, só que ainda com tela de LCD configurável, que informa não só a velocidade como também o nível de bateria, de gasolina do motor auxiliar e o modo de condução. A segunda tela multimídia, no centro do painel, continua inclinada e destacada, mas agora alinhada com as saídas de ar. O console deixou de ser infinito e agora tem um segundo nível e um par de paredes vazadas. O apoio de braço no meio ficou mais destacado. O acabamento também foi melhorado com detalhes em preto brilhante, alumínio polido ou até couro marrom, dependendo da versão.

Antes

Agora

O espaço interno continua bom para quatro pessoas. Isso porque a bateria passa pelo túnel de transmissão, o que inviabiliza a acomodação do quinto passageiro. Não foi divulgada a capacidade do porta-malas. Embora pareça ser mais um três volumes do que o anterior (fazendo o caminho inverso do rival Prius), o Volt continua abrindo a porta traseira até o teto.


O novo Volt tem três motores: uma bateria de ion de lítio de 18,4 kW, um elétrico de 149 cavalos e um a gasolina 1.5, chamado Voltec, de injeção direta, com 101 cavalos. Todos ficaram mais leves. A bateria perdeu 9,8 kg, o motor elétrico 45 kg e o a gasolina não teve a sua redução informada, mas a sua estrutura agora é de alumínio e não mais de ferro.


A bateria impulsiona o carro a baixas velocidades, o motor elétrico se encarrega das velocidades urbanas e o a gasolina dá o apoio na estrada, embora também possa ser usado a qualquer momento. Só com os motores elétricos o Volt pode percorrer 80 km. Autonomia que aumenta para 640 km com o motor a gasolina. Este também recarrega o motor elétrico e tem consumo de 17,5 km/l. A bateria pode ser recarregada em 13 horas em uma tomada de 120 volts ou 4,5 caso a voltagem seja de 240v. A aceleração de 0 a 100 km/h demora em 8,4 segundos e a velocidade máxima alcançada é de 157 km/h.


O Volt 2016 tem quatro modos de direção: "Normal", que é ativada na partida e melhora o consumo da bateria em uma condução rotineira; "Sport", que modifica a resposta do acelerador para reagir com maior agilidade; A "Mountain" ajuda a enfrentar ladeiras e subidas íngremes e a "Hold" permite ao motorista conservar a carga da bateria para usá-la quando for necessário ativar o motor a combustão.

A lista de equipamentos do novo Volt, especialmente de segurança, é bem recheada: dez airbags, alertas de pontos cegos, mudança de faixa, fluxo de trânsito transversal e colisão, bem como frenagem automática e park assist mais avançado, além de sistema start-stop e projeção de informações no para-brisa.

Como vivemos em um país que tirou dos incentivos fiscais os carros elétricos que recarregam na tomada, que prefere um Camaro amarelo para impressionar as "marias gasolina" e onde o Toyota Prius vende pouco, sendo muito mal divulgado pela imprensa e pela própria importadora é de se esperar que o novo Chevrolet Volt dificilmente venha para o Brasil. Se vier, vai demorar bastante. Por enquanto, o brasileiro vai ter que babar. 



Chevrolet Bolt 

No Salão de Detroit, a GM também apresentou o monovolume Bolt (homônimo do compacto da indiana Tata), que é totalmente elétrico e ainda é um conceito. As baterias, de tecnologia mais avançada, são da sul-coreana LG (que também forneceu para o Volt) e prometem autonomia de 320 km.




A versão definitiva, esperada para o próximo Salão de Detroit, deverá custar entre 30 e 35 mil dólares e será um forte concorrente para o BMW i3, embora o alvo principal seja o novo crossover da americana Tesla. Se formos comparar o estilo, o Chevrolet, com as suas quatro portas normais, sai na frente, com uma aparência mais agradável que o estranho alemão.


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (102) Volkswagen (100) História (93) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Nissan (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Polo (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)