quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - MERCEDES GLE COUPÉ

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Depois que lançou o CLS em 2005, a Mercedes-Benz foi imitada por todas as suas concorrentes alemãs. A primeira foi a Volkswagen, com o Passat CC. Depois a Porsche, com o Panamera, a Audi com o A7 e o A5 Sportback e, finalmente, a BMW, com os Série 6 e 4 Gran Coupé.

Estava criado o segmento dos cupês de quatro portas, que são sedãs com teto de caída contínua. A própria Mercedes estendeu a sua invenção a um segmento mais "acessível" e lançou o CLA. Até a sul-coreana Hyundai bebeu na fonte e rebatizou o estilo com o termo escultura fluída.

Dez anos depois de criar um novo conceito de estilo para os sedãs, é a vez da Mercedes imitar o concorrente, no caso o BMW X6, que levou o formato cupê para os utilitários fora de estrada. O desenho estranho não impediu que a BMW lançasse o X4.

A resposta da Mercedes (tardia, por sinal, pois se passaram seis anos) atende pelo nome de GLE Coupé e foi apresentada oficialmente ao público no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. O estilo é tão estranho quanto o do rival, mas os alemães da estrela de três pontas de Stuttgart acreditam que se os conterrâneos de Munique conseguiram o sucesso, eles também conseguem. E o X6 deve ter muito medo do seu primeiro real concorrente, que chega com mais tecnologia.


A frente do GLE Coupé tem a identidade visual da Mercedes: grade avançada em relação aos faróis amendoados e com a estrela de três pontas no meio. No entanto, o GLE tem detalhes mais agressivos que o Classe ML, modelo que serviu de base e que também vai adotar esta designação, pois a plataforma de ambos vem do sedã Classe E. A grade tem apenas um único filete e o para-choque tem entradas de ar mais agressivas e diferenciadas para cada versão. A lateral, o maior atrativo do modelo, é mais arredondada que no BMW X6 e as janelas também são maiores que as do rival. Já a traseira segue o padrão que vem sendo usado no Classe S Coupé e no AMG GT. De dimensões, o GLE ficou com 4,90m de comprimento por 2m de largura e 1,73m de altura. A distância entre-eixos é de 2,92m. O diâmetro das rodas varia entre 20 e 22 polegadas.


O interior não é ousado como a carroceria. Tem é muito conforto, acabamento de boa qualidade, tecnologia e detalhes como couro, alumínio, texturas e madeira, dependendo da versão. O estilo do painel é comportado. As saídas de ar centrais fugiram do padrão arredondado de turbina de avião e são retangulares verticais. Mas a tela multimídia insiste em ser destacada, como nos modelos das classes A e C. Uma das funções mostrada nas fotos é a que reproduz o quadro de instrumentos. Diferentemente do rival da BMW, que comporta apenas quatro passageiros, o GLE Coupé tem cinco lugares.


Entre os equipamentos estão previstos suspensão a ar AIRMATIC, sistema adaptativo de amortecimento, cinco modos de condução, conjunto ótico todo em LEDs, alertas de mudança de faixa e ponto cego, controles de tração, estabilidade e derrapagem, auxílio de frenagem em emergência, alerta de colisão, câmeras de monitoramento ao redor do carro, teto panorâmico de vidro, sistema de entretenimento Comand Online com tela de 8 polegadas e touchpad intuitivo, sistema de som Bang and Olufsen, entre outros.


Com exceção do 63 AMG, todas as versões iniciais do GLE Coupé terão motor de seis cilindros em V 3.0 litros, com turbo e injeção direta, tração integral (4Matic) e câmbio automático de 9 marchas (9G-Tronic). A única versão a diesel será chamada de 350d e terá 258 cavalos. Os dois V6 a gasolina serão chamados de GLE400 (333 cv) e GLE 450AMG (367 cv).

GLE 400

O autêntico AMG 63 (o 450 usa só o kit aerodinâmico) terá duas versões movidas por um V8 5.5, também com turbo e injeção direta: a normal, com 557 cavalos e a S, com 585 cv. A tração é integral como as demais, mas o câmbio automático tem apenas sete velocidades.  


O GLE 63AMG foi a versão apresentada no Salão de Detroit. As demais versões também estavam presentes, mas em menor destaque. Elas farão a estreia no mercado europeu no Salão de Genebra. Todas deverão chegar ao Brasil, mas as primeiras a desembarcarem no final deste ano serão a 400 e 450AMG. A 63 AMG só no ano que vem e a 350d ainda está sendo avaliada.

GLE 63AMG

A BMW criou o utilitário esportivo cupê, a Mercedes foi a primeira a imitar, mas a Audi não vai ficar de fora. Este ano deve ser apresentado o TTQ definitivo, que, no entanto vai concorrer com o X4. O Q1 deve criar um novo segmento. A Audi pretendia chamar esses modelos de Q4 e Q2, respectivamente, mas a Alfa Romeo, dona dos códigos (o Q vem de Quadrifoglio), não deixou. A Mercedes ainda não tem um GLC ou GLA Coupé. Caberá ao GLE Coupé testar a aceitação do público.



Nova nomenclatura

Por falar na mudança das nomenclaturas da Audi, a Mercedes também vai alterar a designação dos seus utilitários esportivos, remetendo ao sedãs em que são baseados. A transição pra valer começa no ano que vem. 

Usando a sigla GL (de Geländewagen - ou carro fora de estrada, em alemão), o Classe M vai passar a se chamar GLE e o Coupé aqui apresentado já é um derivado deste. O quadradão GLK vai se chamar GLC, pois tem a plataforma do Classe C. O GL mudou para GLS. As exceções são o compacto GLA (já nasceu adaptado) e o rústico G, que, pela nova lógica, deveria se chamar GL, mas manteve o nome porque é um clássico. 

As mudanças também valem para os cupês de quatro portas (embora o CLA e o CLS mantenham o nome) e roadsters (o SLK vai passar se chamar SLC, mas o SL continua com o mesmo nome por também ser um clássico). Os pomposos nomes das versões de motor como BlueTec, CDI e Natural Gas Drive serão identificados apenas por simples letras como c (gás natural), d (diesel), e (elétrico), h (híbrido), f (célula de combustível ou hidrogênio). 

Já a refinada marca Maybach volta como uma versão ainda mais luxuosa do Classe S.



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (101) Volkswagen (99) História (92) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Nissan (38) Hyundai (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Opel (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Kadett (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)