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quinta-feira, 31 de julho de 2014

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - SMART FORTWO E FORFOUR 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Além de modernizar totalmente o seu microcarro de dois lugares, o ForTwo, a Smart, do grupo Daimler (Mercedes-Benz), tratou de ampliar a sua linha e relançar o ForFour, de quatro lugares e quatro portas. Os dois foram revelados juntos e serão apresentados publicamente no próximo Salão de Paris, em outubro.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

HISTÓRIA - VOLKSWAGEN PASSAT: 40 ANOS NO BRASIL


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E INTERNET
FONTE DE CONSULTA: BESTCARS WEBSITE E ACERVO QUATRO RODAS


O Passat tem o nome de um vento equatorial mas o batismo não foi claramente uma homenagem póstuma à forma de refrigeração (a ar) do motor que marcou os carros da Volkswagen. Até porque o primeiro Volks com motor arrefecido a água na Europa foi o K70, um sedã médio da extinta NSU que ganhou emblema VW quando foi adquirida pela conterrânea.

NSU/VW K70

Por sua vez, o Passat foi projetado sobre a plataforma da primeira geração do Audi 80 (1972). Esta marca também foi adquirida pela fabricante do carro do povo. Para se diferenciar da sua matriz luxuosa, que era três volumes, o Passat foi simplificado com a carroceria fastback, de duas ou quatro portas laterais. O restante era igual ao 80, como a ampla área envidraçada, a grade padronizada preta com um (redondo ou oval) ou dois pares (redondos) de faróis e lanternas traseiras horizontais abaixo da tampa do porta-malas. Ambos foram desenhados pelo designer Giorgetto Giugiaro.

Audi 80 - A base do Passat

O médio completou os seus 40 anos no ano passado na Europa. Em 2014, é a vez do Brasil comemorar a data.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - NOVOS VOLKSWAGEN PASSAT E VARIANT

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Passat está completando 40 anos no Brasil, mas quem ganhou uma nova geração de presente foram os europeus, pela mesma idade completada no ano passado. A reformulação só deve chegar aqui no ano que vem. É possível que ele seja apresentado no Salão de São Paulo, em outubro. 

sábado, 12 de julho de 2014

BABA, BRASIL! - NOVO OPEL CORSA

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Na agora fatídica e traumática tarde de 8 de julho de 2014, enquanto o futebol da Alemanha aplicava a maior goleada (7x1) que o Brasil jamais tinha levado em uma Copa do Mundo e justo no torneio que ele mesmo organizou e tanto sonhou para isso, outros alemães mostravam mais uma superioridade sobre os brasileiros, agora na indústria automobilística.

A Opel apresentou as primeiras imagens e informações da quinta geração do compacto Corsa, que a subsidiária brasileira do conglomerado norte-americano preferiu aposentar na terceira e importar da Argentina o estranho e mal acabado Chevrolet Agile, que ainda por cima usa a plataforma da segunda geração do compacto europeu.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

COMPARATIVO - SEDÃS MÉDIOS


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (HONDA CIVIC)


O segmento de sedãs médios ganhou novidades entre o final do ano passado e março deste ano, como o Citroën C4 Lounge e as reestilizações do Ford Focus, Nissan Sentra e do Toyota Corolla. Mas faltava a renovação do líder para completar a formação de um novo comparativo, que não é feito desde 2012.

E o tão esperado face-lift do Honda Civic acabou decepcionando. Não só no desempenho na comparação como também no próprio resultado estético. O japonês mudou apenas a grade (que agora é em arco invertido cromado e com tela de colmeia), as rodas de liga-leve e a cor do painel interno. E só. Esperava-se que a traseira, poluída pelo discutível olho de gato, viesse também totalmente renovada como nos Estados Unidos. Nada.

E pensar que eu já elogiei a Honda por atualizar rapidamente os seus carros no Brasil. Não adianta elogiar! Parece até que o Civic chegou atrasado para um encontro, vestido apenas com a camisa, o paletó, gravata e... uma bermuda.

O Civic enfrentou os quatro modelos citados lá em cima e mais o Chevrolet Cruze, que foi renovado na China e está se despedindo, com esta carroceria, dos comparativos do Guscar. Todos foram analisados nas respectivas versões top (o Civic na intermediária) e com câmbio automático (seja convencional, CVT ou automatizado). O C4 Lounge tem motor turbo 1.6 e o Cruze é 1.8. Os demais são 2.0. O Renault Fluence, vencedor dos dois últimos confrontos, ficou de fora porque aguarda o seu face-lift.

A conclusão é que os três líderes do mercado, inclusive o novíssimo Corolla, ficaram para trás, o que me bate uma dúvida: os comparativos servem para alguma coisa ou é o brasileiro que compra mal?

terça-feira, 1 de julho de 2014

LEMBRA DE MIM? - DAEWOO ESPERO

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Estávamos em 1994. Nos áureos tempos da importação no Brasil, aproveitando o sucesso do Plano Real, a sul-coreana Daewoo chegava com tudo ao nosso país. Além dos seus modernos aparelhos de som, ela trazia também os seus veículos.

Começou com o Espero, um sedã médio de 4,55m de comprimento, linhas retas, com vidro da lateral até a traseira (sempre separado por colunas), capô baixo, grade no para-choque, faróis trapezoidais longos e finos e tampa do porta-malas com lanternas unidas por uma faixa de acrílico com o nome do modelo. O estilo era chamado de italiano porque a carroceria foi desenhada pela Bertone. Mas a inspiração provavelmente veio do francês Citroën XM, que foi assinado pelo mesmo estúdio em 1989. O Espero foi lançado na Coreia do Sul no ano seguinte.