Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA EM MINIATURA - MINI MORRIS


TEXTO: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: GUSTAVO CARMO


Grandes oportunidades surgem durante as crises. E para o engenheiro turco Alexander Arnold Constantini Issigonis. Em 1957, a crise no canal de Suez comprometeu o abastecimento de petróleo mundo afora, o que motivou a British Motor Company (onde Alexander trabalhava) a projetar e fabricar um carro que fosse pequeno, consumisse pouco combustível e transportasse quatro adultos com algum conforto. O projeto era audacioso e contou com a importante participação de empresas do setor automotivo.   

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EM BREVE NO BRASIL - NOVO MINI COOPER



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Recriar um ícone do passado, mantendo seus traços característicos, é fácil. Difícil é reestilizar a nova versão sem perder os traços característicos. Foi o que aconteceu com o Mini Cooper. Com medo de estragar o que tinha feito tão bem em 2000, a BMW, atual dona do clássico modelo inglês, fez a terceira geração da releitura do carrinho criado em 1959 por Alex Issigonis parecer um mero face-lift. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

LANÇAMENTO - JAC T8

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Já estabelecida em diversos segmentos de passeio do mercado brasileiro, como os compactos (J2), hatches (J3), sedãs (J3 Turin e J5) e monovolumes (J6), a JAC Motors entra agora em mais um: o de monovolumes de luxo. 

É para os frotistas, no entanto, que a JAC prioriza o seu novo lançamento em nosso país: o T8 (que em outros mercados se chama Refine ou M2). Com ele, a marca chinesa importada pelo empresário Sérgio Habib pretende conquistar frotistas, como hotéis, aeroportos, passeios de luxo, empresas de turismo, etc. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

COMPARATIVO - SEDÃS EXECUTIVOS


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS 
(NÍVEL DE RUÍDO DO PEUGEOT - REVISTA CARRO)

O Brasil é um país subdesenvolvido mas o segmento de sedãs executivos é bem variado. Além do Ford Fusion, Honda Accord, Kia Optima, Nissan Altima, Peugeot 508 e Volkswagen Passat, modelos que vão participar do comparativo que você lerá abaixo, o mercado tem outras opções como Chrysler 300C, Citroën DS5, Hyundai Azera, Genesis e Equus, Kia Cadenza e Quoris (em breve) e Toyota Camry, sem falar dos representantes das marcas premium como Audi, BMW, Mercedes, Volvo, Jaguar e Porsche.

Por causa das motorizações pequenas e únicas do recém-lançado Nissan Altima e do Peugeot 508, foquei em versões mais baratas. Hyundai Azera, Kia Cadenza, Chrysler 300C e Toyota Camry só oferecem motores V6, disponível como opção para o Honda Accord, e por isso não participam. O Ford Fusion também tem uma versão com motor 2.0 Ecoboost turbinado e com injeção direta de 240 cv, potência equivalente aos dos seis cilindros. O Kia Optima é mais compacto (e mais barato) que o Cadenza. O Sonata ficou de fora porque, além da Hyundai não ser clara na informação correta de lista de equipamentos e preço, ela acabou de anunciar que suspendeu a importação do modelo. E o Passat vai participar sem opcionais.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN UP!

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Volkswagen up! já está à venda no Brasil. O compacto chega com a pretensão de ser o sucessor do Fusca, no sentido de veículo acessível e ícone popular com estilo marcante e jovial, em todo o mundo. Tão marginalizado no mercado internacional, o nosso país não só participa do projeto global como também está liderando a internacionalização do compacto.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

EM BREVE NO BRASIL - FORD KA SEDAN


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Repetindo o que fez com o hatch, a Ford apresentou no início desta semana, em São Paulo, o protótipo do Ka Sedan, inédita versão de três volumes do ex-subcompacto lançado em 1996 na Europa e no ano seguinte no Brasil. Um sedã do Ka era o sonho da Ford desde a segunda geração, lançada em 2007, que já saiu de linha no fim do ano passado. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - MERCEDES CLASSE C


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Por vinte anos o Classe C foi o menor sedã da Mercedes. Desde o ano passado na Europa e a partir deste no Brasil, passou o título para o cupê de quatro portas CLA, derivado do Classe A. Mas o agora sedã médio-compacto da marca alemã não ficou muito abalado. Entrando em uma nova fase, como uma pessoa que acaba de ser promovida no trabalho, ganhou benefícios para o seu novo cargo: novo visual, novo tamanho e novos equipamentos tecnológicos de conforto e segurança.