TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
(NÍVEL DE RUÍDO DO PEUGEOT - REVISTA CARRO)
O Brasil é um país subdesenvolvido mas o segmento de sedãs executivos é bem variado. Além do Ford Fusion, Honda Accord, Kia Optima, Nissan Altima, Peugeot 508 e Volkswagen Passat, modelos que vão participar do comparativo que você lerá abaixo, o mercado tem outras opções como Chrysler 300C, Citroën DS5, Hyundai Azera, Genesis e Equus, Kia Cadenza e Quoris (em breve) e Toyota Camry, sem falar dos representantes das marcas premium como Audi, BMW, Mercedes, Volvo, Jaguar e Porsche.
Por causa das motorizações pequenas e únicas do recém-lançado Nissan Altima e do Peugeot 508, foquei em versões mais baratas. Hyundai Azera, Kia Cadenza, Chrysler 300C e Toyota Camry só oferecem motores V6, disponível como opção para o Honda Accord, e por isso não participam. O Ford Fusion também tem uma versão com motor 2.0 Ecoboost turbinado e com injeção direta de 240 cv, potência equivalente aos dos seis cilindros. O Kia Optima é mais compacto (e mais barato) que o Cadenza. O Sonata ficou de fora porque, além da Hyundai não ser clara na informação correta de lista de equipamentos e preço, ela acabou de anunciar que suspendeu a importação do modelo. E o Passat vai participar sem opcionais.