sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



TEXTO E FOTOS: MÁRIO COUTINHO LEÃO

Em tempos de "downsizing" dos motores é comum ver modelos turbinados de fábrica. Poucos lembram ou conheceram o primeiro deles, lançado há exatos 20 anos, o Fiat Uno 1.4 Turbo. Para quem viveu apenas a época em que o Uno se resumiu às versões com motor 1-litro nem imagina uma versão de alto desempenho do modelo. Vale a pena conhecer esse "fuçado de fábrica" apresentado ao mercado em fevereiro de 1994.

0

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇĀO

Parece que combinaram. Mas o certo é que Audi e Mercedes, duas grandes rivais alemās, lançaram os seus novos sedās mais acessíveis no Brasil quase ao mesmo tempo. No post anterior já falamos do Audi A3 Sedan.

Agora é a vez de mostrar o Mercedes CLA, que chegou ao mercado nacional quase uma semana depois. Por enquanto, ele é importado da Hungria, mesma origem do A3, em apenas uma versāo, chamada CLA 200 First Edition, com rodas de 18 polegadas, detalhes aerodinâmicos, suspensão rebaixada, faróis de LED e duplo xenônio e preço de R$ 150.500.

0

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O A3 foi lançado na Europa em 1996, dezoito anos depois da Audi de ter encerrado a produção do seu primeiro compacto (o 50, que depois virou o Volkswagen Polo). Chegou ao Brasil no ano seguinte, ainda importado, e em 1999 se tornou o primeiro da marca dos quatro anéis fabricado no país, no Paraná, junto com o Golf.

Tinha apenas uma versão hatch de duas portas. A de quatro chegou em 2000, junto com a esportiva S3. A segunda geração foi lançada em 2002 e não foi fabricada aqui. O A3 de quatro portas ganhou identidade própria, com carroceria mais longa e o sobrenome Sportback. Fora a superesportiva RS3, tinha sido a única ousadia de carroceria até o lançamento do Cabriolet em 2008, derivação que nunca foi vendida por aqui.

Na terceira geração a família A3 cresceu. Além dos tradicionais hatches de duas (Sport) e quatro portas (Sportback), lançados aqui no ano passado, ganhou a inédita carroceria Sedan, que foi a escolhida para marcar a volta da linha A3 à produção nacional, na mesma fábrica de São José dos Pinhais, junto com o irmão crossover Q3 e o Golf de sétima geração. Além de não querer concorrência com o hatch da marca líder, a Audi quer explorar a paixão maior que os brasileiros têm pelos sedãs (e pelos utilitários esportivos também). Mas isso só a partir do ano que vem.


O Audi A3 Sedan que já está sendo vendido em nosso mercado, por enquanto, vem importado da Hungria em apenas uma versão, chamada Ambition. Tem motor 1.8 TFSI, com injeção direta e indireta de gasolina. Rende 180 cavalos e 25,5 kgfm. O câmbio automatizado S-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem, permite ao motorista variar entre os modos de direção Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. É possível ainda trocar as marchas por meio da alavanca de seleção ou nos shift paddles, aletas localizadas atrás do volante.
1

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Hora de voltar ao batente. No próximo post vou mostrar a primeira novidade do ano, o Audi A3 Sedan, que já está à venda no país. Ele ainda é importado, mas será fabricado no Paraná a partir do ano que vem, exatamente na mesma unidade que produzia a primeira geração do A3 hatch. 

0

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
ATENÇÃO: TEXTO COM PREÇOS ATUALIZADOS


O Fusca voltou. Não para ser um carro robusto e barato, como foi no passado, e concorrer com Celta, Uno e Ka. Mas para suceder o New Beetle (reencarnação moderna do Fusca importada do México entre 1999 e 2010) e chamar atenção por onde passa. Agora ele é um carro de imagem, como são o Mini Cooper, o Hyundai Veloster, Peugeot RCZ e Citroën DS4.

Entre estes somente o Mini e o DS4 são os mais apropriados para enfrentar o Fusca. Mas escolhi o Citroën por ser o lançamento mais recente e ter informações melhores sobre a sua lista de equipamentos e preço.

O DS4 é vendido no Brasil desde março em versão única, com câmbio automático e motor 1.6 turbo. O Fusca também só tem um motor turbinado, mas 2.0. O modelo básico do Volks, entretanto, é vendido com transmissão manual e a automática, na verdade, é automatizada DSG, com seis marchas, igual ao rival, que é automático de verdade. O pecado do Fusca é oferecer muitos opcionais.

Apesar de bem diferentes no desenho da carroceria, o duelo entre o Fusca e o Citroën DS4 promete ser bem equilibrado. Será?


0

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
FONTE DE CONSULTA: BEST CARS WEBSITE

Em 1967 a Chrysler comprou a Simca e aqui no Brasil substituiu o famoso Chambord pelo 'moderno' Esplanada. Dois anos depois a montadora norte-americana extinguiu a marca francesa e lançou no país a sua outra marca, a Dodge, com o enorme Dart, de 4,96m de comprimento e motor V8.

Fez muito sucesso, mas a Chrysler queria conquistar outros mercados e, parecendo estar se preparando para a crise do petróleo que se desenhava naquela época, procurou um modelo mais compacto e econômico. Começava a nascer o Polara.

O primeiro carro compacto da Chrysler fabricado no Brasil foi apresentado no Salão do Automóvel de 1972 e chegou ao mercado em abril de 1973, ainda com o nome de Dodge 1800, que era a cilindrada do seu motor de 78 cavalos.
0

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Com nome em referência à posição que a McLaren deseja sempre alcançar na Fórmula 1 (a liderança), o P1 (Position 1) não é o primeiro modelo comercial da equipe inglesa e nem o único da linha atual.

0

sábado, 11 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O chinês Chery QQ não está entre os 50 mais vendidos do mercado, mas é bastante visto nas ruas. Tem sido uma boa opção para quem quer um carro bem compacto, barato (chegou a ser o mais em conta do Brasil por algum tempo) e com muitos equipamentos de série, como ar condicionado, trio elétrico, som, airbags e freios ABS.

Baseado no Daewoo Matiz, lançado nos anos 90, o QQ foi um dos chineses acusados de plágio estético no início da década passada. Dez anos depois ele ganha uma carroceria inteiramente nova, com linhas arredondadas e mais originais, apesar de ainda lembrar modelos similares, como o Citroën C1, vendido só na Europa, e o conterrâneo JAC J2, por causa das lanternas traseiras na coluna e a tampa do porta-malas de vidro fumê.
0

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


A Datsun foi criada em 1931, como porta de entrada para quem pretendia comprar o seu primeiro automóvel no Japão. Mas foi nos Estados Unidos e com uma série de cupês esportivos terminados em Z que a marca ficou famosa nos anos 70, pois representava a Nissan no país norte-americano. 

Trinta anos depois da sua extinção, a Datsun foi reativada pelo agora grupo Renault-Nissan. Recomeça novamente oferecendo carros mais baratos, mas o seu foco no século XXI será nos mercados emergentes, como Índia, Indonésia, África do Sul e Colômbia. O primeiro modelo foi apresentado na última semana: o Go. Semanas depois foi apresentado o monovolume Go+.
0

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Na carona da despedida do Uno Mille, que teve que sair de linha porque não tem como cumprir a obrigatoriedade de ser equipado com airbags frontais e freios ABS desde o dia primeiro, a Fiat aposentou também o furgão Fiorino e o velho Uno para carga. O motivo foi o mesmo. Mas os comerciantes já podem ficar tranquilos, pois os dois já têm substitutos, ambos derivados do Novo Uno, lançado em 2010. A marca italiana espera ainda conquistar os órfãos da Kombi, que também saiu de linha no final do ano, depois de muito disse-me-disse. 

0

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


TEXTO (TRECHOS DAS MATÉRIAS ORIGINAIS): GUSTAVO DO CARMO FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Lançamento Nacional - Ford New Fiesta (4.312) 



As mudanças do New Fiesta foram além do novo estilo. Há novidades também no motor, câmbio, versões e equipamentos, que aumentaram.


O bloco Sigma 1.6 16v foi mexido duas vezes. A primeira para reduzir a cilindrada para 1.5 e equipar as versões mais básicas como a S e a SE. Bicombustível, tem 107 cavalos com gasolina e 111 cv com etanol. A outra modificação lhe deu comando variável das válvulas e sistema de partida a frio, sem tanquinho, presente também no 1.5. Serviu para aumentar a potência de 110/115 cv para 125/130 cv e mover a SE e a top Titanium. Estas duas mais caras ganharam opção do novo câmbio automatizado Powershift de seis marchas e com dupla embreagem, sem controle no volante, que já equipa o utilitário Ecosport. É o primeiro hatch compacto nacional com este tipo de transmissão.


0

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Pelo segundo ano seguido faço a contagem do aproveitamento dos vencedores dos comparativos feitos pelo Guscar. No ano que passou foram apenas dez (dois a menos que em 2012). Para chegar ao índice, dividi os pontos do vencedor pelo resultado da multiplicação do ponto máximo pelo número de itens. Em dois comparativos com peso maior, foram feitas duas multiplicações e depois a soma.

O número de pontos por vitória depende da quantidade de concorrentes. Quando foram seis, o vencedor do item ganhou seis pontos. O segundo colocado ganhou cinco, o terceiro quatro e por aí vai. Nos duelos prevaleceu o placar de futebol (1x0, 1x1, 2x1, 2x0, etc). Nos dois comparativos de peso dois, que tiveram apenas três participantes, só o vencedor ganhou pontos dobrados (seis).

O melhor aproveitamento foi de um modelo que se habituou a conquistar títulos de Carro do Ano. E ele ganhou mais um, agora informal. Já deu pra adivinhar, né?

0

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Como disse no texto da retrospectiva geral, 2013 não foi muito bom para o Guscar, apesar do reforço na equipe do blog. O número de acessos diários caiu e acabei não cumprindo a minha promessa de aumentar o número de comparativos. Em 2012 foram doze, mas no ano que passou, produzi apenas dez.
0

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Compactos, médios, grandes... 2013 foi o ano dos sedãs. Começou com o lançamento do Chevrolet Prisma, antes o três volumes do Celta e agora do Onix, lançado no fim do ano retrasado. Outro hatch compacto surgido em 2012 que também ganhou versão três volumes no ano que passou foi o Hyundai HB20, que incorporou um S ao seu nome. O sul-coreano fabricado em Piracicaba ainda se vestiu de aventureiro e virou o HB20X.

0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)