TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A viagem que eu fiz à Europa em março e uma quantidade de lançamentos relevantes abaixo do ideal fizeram que 2014 tivesse apenas oito comparativos. E pensar que em 2012 fiz um por mês.

Comecei o ano com os sedãs executivos de porte grande, em fevereiro, vencido pelo Nissan Altima. Depois, só fui comparar quando eu voltei ao Brasil, já em maio. Foi um desafio do novo Honda Fit contra os hatches compactos premium. E o Honda venceu. No mês seguinte, fiz um de compactos completos, mais acessíveis, e deu Nissan March. Em agosto, um duelo entre a versão básica do novo Toyota, a GLi e o Kia Cerato. O japonês fabricado em Indaiatuba venceu.


Em outubro e novembro, dois comparativos entre compactos com motores 1.0 e acima desta cilindrada. O recém-lançado e recém-eleito Carro do Ano da revista Autoesporte Ford Ka, além do Nissan March, nacionalizado e também remodelado parcialmente este ano, e o já veterano Chevrolet Onix participaram dos dois confrontos. Já o estreante Up! esteve presente entre os 1.0 e o Uno, outro que passou por face-lift, disputou o de novembro, com o seu motor 1.4.

Fechei o ano com os sedãs compactos. Ford Ka+, Fiat Grand Siena, Chevrolet Prisma e a estreia tardia em comparativos do Renault Logan. O vencedor? Pela terceira vez o veterano Grand Siena Essence, lançado em 2012. 

Faltou um comparativo? Sim. Eu deixei para relembrar o dos sedãs médios no final para anunciar que o Citroën C4 Lounge é o Carro do Ano 2015 do Guscar, que leva em consideração o melhor aproveitamento dos modelos participantes dos comparativos do blog. Ele obteve 80,7%. 

O aproveitamento é calculado dividindo o total de pontos do vencedor do comparativo pelo máximo de pontos possíveis (obtido a partir da multiplicação da pontuação máxima de um quesito - dependente da quantidade de modelos envolvidos - pelo total de quesitos, que neste ano variou entre 12 e 13). 

O C4 Lounge é o segundo sedã médio francês a vencer este prêmio informal, ainda longe da tradição da nomeação da revista Autoesporte. E também o segundo lançado no ano anterior. Importado a partir de 2011, o Renault Fluence foi o que obteve o melhor aproveitamento no ano seguinte. Somente o Volkswagen Golf teve o melhor aproveitamento no mesmo ano em que chegou ao mercado, em 2013. 



Mesmo "goleando" o rival sul-coreano Kia Cerato (que agora só é vendido com câmbio automático), por 8 a 5, a versão básica do Toyota Corolla teve o pior aproveitamento dos oito comparativos realizados em 2014. 

O Corolla GLi venceu o Cerato no preço, motor, câmbio, desempenho, consumo, porta-malas, acabamento e espaço interno. Mas perdeu em frenagem, nível de ruído, estilo, assistência e equipamentos de série. 

Já não bastasse a matemática desfavorável, o japonês fabricado em Indaiatuba, cuja quarta geração nacional chegou em março, participou, na versão top Altis, do mesmo comparativo vencido pelo "Carro do Ano" Citroën C4 Lounge. E ficou em último, entre seis carros. 


6º Nissan March SL 1.6 16v (68,75% em junho e novembro)


Nacionalizado em 2014 ao ter a sua produção iniciada em Resende, aqui no estado do Rio, o Nissan March (não chamo de New) ganhou uma nova frente e um novo interior que o deixou com cara de hatch médio. 

Neste ano ele participou de três comparativos no Guscar. Ficou em terceiro com motor 1.0, empatado em pontos, mas por ter vencido menos quesitos que o novo Ford Ka, e ganhou seus dois desafios com motor 1.6 na versão SL. E nos dois conseguiu a mesma pontuação (33) e, por consequência, o mesmo aproveitamento de 68,75%. Também em ambos empatou em pontos com o segundo colocado. 

Em junho, derrotou, na ordem, o Gol Rallye (que estreava o novo motor 1.6 16v), o Palio Essence 1.6 16v e o Chevrolet Onix LTZ 1,4 8v. Em novembro foi melhor que o Ford Ka 1.5 SEL, de novo o Onix e o Fiat Uno Evolution 1.4. Este último também passou por um face-lift e ganhou o sistema Start-Stop, inédito entre os modelos nacionais. 

Nos dois comparativos o March 1.6 foi o melhor no preço, desempenho e acabamento. Em junho se destacou no consumo e nos equipamentos de série. Enquanto que em novembro venceu no motor e no estilo. Seu pior desempenho nos dois desafios foi no nível de ruído e na assistência. Em junho teve ainda o pior porta-malas. Enquanto que em novembro caiu de primeiro para último no consumo porque o primeiro comparativo foi feito com base nos dados da Quatro Rodas e o outro baseado na revista Carro. 

O desafio da terceira geração do Honda Fit contra os hatches compactos premium foi o texto mais acessado do Guscar em 2014 com 8.433 acessos. Mas o seu vencedor, o próprio monovolume japonês só obteve o quinto melhor aproveitamento, com 69,2%. 

Comparado na versão top EXL, o Honda Fit venceu o Fiesta por apenas um ponto (54 a 53). Atrás deles se classificaram, na ordem, o Peugeot 208 Griffe 1.6 16v (48), o Chevrolet Sonic LTZ 1.6 16v (que parou de ser importado este ano) e o Citroën C3 Exclusive 1.6 16v. O Sonic e o Citroën empataram em 44 pontos. Mas o Chevrolet venceu pelo duelo por 7x6 porque os dois foram iguais em quase todas as posições. A lanterna ficou com o Fiat Punto Blackmotion 1.8 16v (37), uma série especial. 

O Fit se destacou no câmbio CVT (que voltou ao modelo após seis anos), no desempenho, consumo, porta-malas e espaço interno. Seu pior resultado foi ter tido a menor potência do motor 1.5 Flex. 


O novo carro pequeno e mundial da Volkswagen a ser fabricado no Brasil só é vendido com motor 1.0. Por isso só participou de um comparativo contra os seus principais rivais com esta cilindrada. Venceu por apenas um ponto (34 a 33) o Ford Ka e o Nissan March. Dez pontos atrás se colocou o Chevrolet Onix LT. 

Participando do comparativo na versão top Red (que também tem a Black e a White), o Up! foi o melhor no desempenho, no consumo, nível de ruído, porta-malas, estilo e acabamento. Mas é o mais caro.


3º Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v (72,9% em dezembro)



O Fiat Grand Siena venceu o seu terceiro comparativo na versão Essence desde que foi lançado em 2012. Embora esteja ficando velho o seu aproveitamento vem melhorando a cada ano. No ano do seu lançamento obteve 66% e ficou em oitavo no ranking. Ano passado ganhou 68,3% dos pontos possíveis e aparece em sétimo.

No último comparativo de 2014, ele derrotou o inédito Ford Ka+, o Chevrolet Prisma e o outro estreante, o Renault Fluence. Somou 35 pontos, dois a mais que o Ka. Como eram 48 possíveis, seu aproveitamento foi de 72,9%.

O Grand Siena se destacou no motor, desempenho, frenagem, nível de ruído, porta-malas e acabamento. Mas ficou em último no estilo e na lista de equipamentos de série.

2º Nissan Altima SL 2.5 16v (74,35% em fevereiro)



O vencedor do primeiro comparativo de 2014 obteve 74,35% aproveitamento dos pontos conquistados. Foi o segundo melhor carro do ano.

A Nissan estava voltando ao restrito mercado dos sedãs grandes após mais de dez anos. O último tinha sido o Maxima. Importado diretamente do Tennessee, nos Estados Unidos, o Altima chegou ao mercado no final de 2013, em apenas uma versão: a SL com motor quatro cilindros 2.5 de 16 válvulas, de 182 cavalos. Seu preço de entrada chegou a ser de R$ 72 mil, mas por apenas um dia. O preço inicial normal era de R$ 99.800. Um ano depois do lançamento, não é que ele está custando apenas R$ 96.990? Mas só até o último dia do ano.

O Altima somou 58 pontos dos 78 possíveis. Em segundo lugar, com 53, ficou o Peugeot 508, que já parou de ser importado. Não se sabe em definitivo ou para aguardar o face-lift que ele ganhou na Europa. O Ford Fusion Flex ficou em terceiro, com 52. O Volkswagen Passat (que aguarda a nova geração com quadro de instrumentos virtual) ficou em quarto (49), o Kia Optima (37) em quinto e o Honda Accord (36) em sexto.

O Nissan foi indiscutivelmente melhor no custo-benefício (preço e equipamentos), além do câmbio CVT, consumo e acabamento. Seu pior resultado foi no porta-malas, empatado em quinto lugar com o Optima. A Nissan voltou ao segmento de sedãs grandes em grande estilo.


1º Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP (80,77% em julho) 
O Melhor Aproveitamento do Ano


O Citroën C4 Lounge foi lançado em outubro de 2013. Mas a espera pelo novo Toyota Corolla e o face-lift do Honda Civic me fizeram atrasar o seu comparativo. Os novos Nissan Sentra e o Ford Focus Sedan também estavam no aguardo.

Desta vez quem ficou de fora foi o Renault Fluence, que somente este mês ganhou um face-lift e aí eu já não poderia esperar. Fica pra 2015, para que ele volte a brilhar e, quem sabe, conquiste o segundo título de Carro do Ano do Guscar.

Enfim podendo participar de um comparativo, feito em julho, o Citroën C4 Lounge, sedã da atual geração do C4 e sucessor do C4 Pallas, não só venceu como obteve o melhor aproveitamento do ano. É o Carro do Ano Guscar 2015.

Comparado na versão top Exclusive, com motor 1.6 THP, ainda somente com gasolina, o C4 Lounge somou 63 pontos dos 78 possíveis. Seu aproveitamento foi de 80,77%. Ganhou no desempenho, consumo, nível de ruído, acabamento e espaço interno. Seu pior resultado foi apenas um penúltimo lugar em assistência.

O segundo colocado do último comparativo dos sedãs médios foi o Ford Focus, com 52 pontos. Em terceiro ficou o Nissan Sentra, com 46 pontos. Em quarto empataram o Chevrolet Cruze e o Honda Civic com 40. E o novo Toyota Corolla ficou em sexto com 39. Curiosamente, os modelos que atrasaram o comparativo ficaram para trás. Espera em vão.

No final do ano, o motor 1.6 THP do C4 Lounge enfim passou a ser Flex. Agora rende 166 cavalos com gasolina e 173 cv com etanol. Custa a partir de R$ 78.790 na versão Tendance e R$ 85.490 a Exclusive.

O Citroën C4 Lounge é o segundo francês a obter o melhor aproveitamento entre os comparativos do blog. E também o segundo a ter sido lançado um ano antes. Na eleição da Autoesporte, o Fiat 147 (1978, lançado em 1976) e o Chevrolet Kadett (1991/1989) venceram somente um ano depois de lançados. O Uno também já era um veterano quando ganhou o seu segundo título em 1992. A revista mudou a regra e só permitiu a participação de modelos lançados no ano. E eu posso mudar também.


O Campeão dos Campeões de Comparativos Guscar 2014

Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP, com 80,77% dos pontos


2º Nissan Altima SL 2.5 16v - 74,35%
3º Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v - 72,9%
4º Volkswagen Up Red 1.0 12v - 70,8%
5º Honda Fit EXL 1.5 16v - 69,2%


Outros vencedores