domingo, 7 de dezembro de 2014

LANÇAMENTO - RENAULT FLUENCE 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


Mesmo desenhado pela sul-coreana Samsung, o sedã médio Fluence é um derivado da terceira geração do hatch Mégane europeu. Assim, ele pode ser considerado o único Renault autêntico moderno vendido no Brasil.

Porém, o Fluence é um incompreendido. Apesar do estilo atraente, acabamento de ótima qualidade, espaço interno (distância entre-eixos de 2,70m) e porta-malas (de 530 litros) amplos e de ter vencido dois comparativos aqui no Guscar, ele não vende bem. Foi apenas o sexto mais comercializado no seu segmento com 6.955 unidades emplacadas de janeiro a novembro. O terceiro da categoria mais vendido, o Chevrolet Cruze, teve pouco mais de 21 mil unidades no mesmo período. Aliás, é um mal que atinge os modeloa franceses. O Peugeot 408 e o Citroën C4 Lounge também nunca convenceram.

Para tentar uma guinada no mercado, a Renault, enfim, trouxe para o Brasil a nova frente padrão da marca francesa para o Fluence. É a mesma usada no jurássico Clio de segunda geração, só que agora no carro certo, condizente com a sua modernidade.


A grade entre os faróis, que ficaram mais ovalados e com fundo escuro, emoldura o amplo losango no centro. Os para-choques também são novos, com a grade maior em forma de trapézio e a área dos faróis de neblina separada. As luzes diurnas de LED estão disponíveis em todas as versões, mas o acabamento cromado é exclusivo da versão top Privilège. Na traseira, a única mudança foi nas lentes das lanternas que ficaram mais salientes. Internamente elas ganharam luzes de LED, mas só na Privilège também. O desenho delas, da tampa do porta-malas e da lateral do modelo continua o mesmo.


Assim como o interior caprichado, com painel emborrachado, que manteve o desenho. Só ganhou novos apliques em alumínio e costuras do revestimento em couro dos bancos. As novidades mais importantes são o velocímetro digital (igual ao da versão esportiva GT Turbo, que ainda não recebeu o novo visual e foi temporariamente suspenso) e o sistema multimídia R Link com tela fixa, mas sensível ao toque e reconhecimento de voz de 7 polegadas no alto do painel, que inclui navegador GPS e câmera de ré.


O motor continua o mesmo Hi-Flex 2.0 16v, com duplo comando de válvulas no cabeçote. Rende 140 cavalos com gasolina e 143 cv com álcool. O câmbio também permanece com as opções manual de seis marchas e o automático CVT (relações continuamente variáveis), que agora é X-Tronic e permite trocas manuais sequenciais. 

Não houve mudanças significativas no desempenho, mas a frenagem de 22,3 metros a 80 km/h testada pela revista Carro é excelente. Por outro lado, o consumo de combustível é alto, na faixa de 5,4 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, segundo a mesma publicação.


Na distribuição de versões de equipamento, a básica continua sendo a Dynamique, que custa R$ 66.890 com o câmbio manual e R$ 71.890 com o CVT. Vem de série com ar-condicionado automático dual zone com saída para o banco traseiro,  cartão hands free com função walk away closing (onde basta se afastar do carro, por cinco metros, de posse da chave, para ocorrer o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores), piloto automático, sensores de estacionamento traseiro, chuva e faróis, trio elétrico, rádio com CD, MP3 e entradas auxiliares, antena de teto, retrovisores externos com luzes de direção, desembaçador do vidro traseiro, cintos de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça para todos, faróis de neblina, apoio central de braço para o motorista e os passageiros de trás, quatro airbags (dianteiros e laterais), freios ABS com EBD e assistente de frenagem de urgência, sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro e novo luzes diurnas LED no para-choque dianteiro. 


A novidade é a intermediária Dynamique Plus, que só usa o câmbio CVT, custa R$ 74.890 e acrescenta o sistema R Link e bancos em couro (parte natural e parte sintético).

A versão de topo continua sendo a Privilège, por R$ 82.990, que agora traz faróis de xênon com lavador e regulagem de altura, teto solar, luzes de LED nas setas integradas dos retrovisores que também se rebatem, airbags de cortina, controles de estabilidade e tração, acabamento cromado no para-choque e rodas aro 17 polegadas.

Para o consumidor, o novo Fluence é a atualização de um modelo confortável, bem equipado, espaçoso e barato (o preço é menor que a maioria dos concorrentes listados abaixo). Para a Renault pode ser a última chance do seu sedã médio despontar no mercado e não continuar com o carma do velho Mégane, cujo hatch está prestes a ganhar a sua quarta geração, o que deixaria o Fluence já desatualizado e ainda mais inexpressivo no mercado.


Concorrentes 

Chevrolet Cruze - R$ 73.100 (LT 1.8) a R$ 86.900 (LTZ 1.8)
Citroën C4 Lounge - R$ 63.390 (Origine 2.0) a R$ 82.790 (Exclusive 1.6 THP)
Ford Focus Sedan - R$ 72.400 (S 2.0 Powershift) a R$ 92.400 (Titanium Plus 2.0)
Honda Civic -  R$ 68.400 (LXS 1.8) a R$ 75.900 (LXR 2.0 - intermediária)
Nissan Sentra - R$ 64.090 (S 2.0) a R$ 74.690 (SL 2.0)
Toyota Corolla - R$ 68.290 (GLi 1.8) a R$ 94.390 (Altis 2.0)


Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Porta-malas
+ Frenagem


Pontos Fracos 

- Consumo
- Inexpressivo no mercado


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, 16 válvulas, flex, 1.997 cm³
Potência: 140 cavalos com gasolina e 143 cavalos com álcool
Torque: 19,9 kgfm (G) e 20,3 kgfm (A) a 3.750 rpm
Câmbio: manual de seis velocidades (Dynamique) ou CVT
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos (revista Carro, com álcool) 
Velocidade máxima: 195 km/h
Consumo: 5,4 km/l na cidade e 9,5 km/l (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,62/1,81/1,47/2,70 m
Porta-malas: 530 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 66.890 (Dynamique manual) / R$ 71.890 (Dynamique CVT) / R$ 74.890 (Dynamique Plus CVT) / R$ 82.990 (Privilège)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (102) Volkswagen (100) História (93) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Nissan (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Polo (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)