TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


A japonesa Suzuki é mais conhecida no Brasil pelas suas motos e seus carros utilitários esportivos compactos. No caso dos automóveis, foi muito popular por aqui nos anos 1990. Mas deixou o nosso mercado em 2003, quando tinha acabado de lançar o Ignis. Voltou apenas cinco anos depois, priorizando novamente os utilitários esportivos. 

Na primeira passagem da Suzuki Veículos entre nós, contudo, um carro de passeio fez muito sucesso: o hatch compacto Swift (que muitos brasileiros o associavam à famosa marca homônima de salsichas e patês). Ele tinha frente em cunha, teto alto e janelas amplas, com faixa preta degradê nas colunas traseiras. Era vendido tanto com motor 1.0 (que concorria em preço com o Kadett SL 1.8 e o Prêmio CSL 1.6), duas ou quatro portas, quanto o invocado GTi, com duas portas (que tinha o vidro traseiro mais curvado) e motor 1.3 de 100 cavalos (o downsizing ainda não era moda na época). Também tinha um conversível 1.3 e um sedã 1.6. O Swift foi embora quando reestilizado para a terceira geração (que não veio pra cá, assim como a primeira, de 1983. A vendida aqui era a segunda, de 1988) e demoraria quase duas décadas para voltar ao nosso país.

Swift 1993
O retorno só acontece agora, dezenove anos depois, com a carroceria da quinta geração. O antigo GTi foi a inspiração, pois o foco do novo Swift agora é a esportividade.  Tanto que ele só chega nas apimentadas versões Sport e Sport R. Ambas com motor 1.6 de 16 válvulas com comando variável, de incríveis 142 cavalos. Parece potência de turbo, mas é aspirado. O câmbio é manual de seis marchas.

O estilo ficou com aparência de monovolume. Lembra até o Kia Soul. Tão estranho quanto o coreano. Faróis e lanternas assumiram um formato vertical e côncavo. A grade dianteira ficou enorme, atravessando o para-choque e só dividido pelo suporte da placa. Para transmitir mais esportividade, o Sport R tem teto de cor diferente. Mas destoa ao ser oferecido apenas com quatro portas, um costume que se tornou moda no Brasil desde a última década. Lá no exterior, há a opção de duas portas, com motor 1.2, câmbio CVT e tração 4x4.

Swift Sport R

O interior do Swift Sport ficou com aparência de refinado e mais moderno, embora o estilo tenha ficado próximo ao do chinês JAC J3. O painel central é curvado, os difusores centrais de ar são trapezoidais, com a tela multimídia (opcional) logo abaixo. O quadro de instrumentos tem três mostradores circulares (conta-giros, velocímetro e o display do computador de bordo no meio). O volante tem três braços, com comandos de som e telefone e há muitos detalhes cromados. E muitos plásticos também. O revestimento dos bancos com abas laterais bem pronunciadas é de tecido. O espaço interno traseiro, segundo medição da revista Quatro Rodas, é apertadinho. O passageiro aperta o joelho no banco da frente. O porta-malas só comporta 210 litros.


O Swift Sport começa custando R$ 74.990 e é equipado com freios com ABS (antitravamento), ESP (distribuição da força de frenagem) e BAS (sistema de frenagem de emergência); seis airbags (dianteiros, laterais, de joelho e de cortina); sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis nos bancos traseiros; botão de partida com chave presencial (sistema keyless); faróis bi-xenônio com lavador e limpador do facho; faróis de neblina; aerofólio traseiro; e ponteira dupla de escapamento em aço inoxidável. O pacote de conforto inclui abertura interna da tampa do tanque de combustível; ajuste automático da altura dos faróis; alarme; ar-condicionado digital (uma zona de resfriamento); direção elétrica; volante ajustável em altura e profundidade; rádio CD/MP3-Player com Bluetooth, Audiostreaming e entrada USB; vidros (nas quatro portas) e trava elétricos; bancos esportivos (o do motorista possui regulagem de altura e os traseiros são rebatíveis e bipartidos); computador de bordo; controlador/limitador de velocidade (piloto automático) e rodas de liga leve de 16 polegadas (com pneus 195/50 R16 da Yokohama).


O Sport R sai por R$ 81.990 e adiciona retrovisores externos com ajuste elétrico e pisca integrado (na cor grafite ou vermelho); logotipos da versão "R"; pintura especial de teto; sensor de estacionamento; capa do motor pintada de vermelho; e rodas de liga de 17 polegadas (205/45 R17) com pneus de maior aderência (Pirelli PZero), além de relações de marcha encurtadas na caixa de transmissão.

O sistema multimídia com tela tátil colorida no console central, reprodutor de DVD, entrada para cartão mini-SD e navegador por GPS é um opcional que aumenta o preço em R$ 4 mil, totalizando R$ 85.990 ao preço final.

Segundo a revista Quatro Rodas, o Swift Sport R acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 10,7 segundos. O consumo é de 12,4 km/litro na cidade e 15,5 km/l na estrada. A frenagem a 120 km/h é completada em 57,5 metros, com nível de ruído de 71,3 decibéis a mesma velocidade.


Se o antigo Swift GTi enfrentava a versão homônima do Gol, o novo Swift Sport vai disputar mercado com o Fiat Punto T-Jet (R$ 62.400), o Citroën DS3 (R$ 79.970) e o Audi A1 Attraction (R$ 91.700). Comparado a estes concluí que o Suzuki tem um desempenho satisfatório, um bom consumo, uma excelente frenagem, mas um ruído muito alto. E só não é mais caro que o Audi. 

Desde que voltou a comercializar os seus automóveis no Brasil, em 2008, com o Grand Vitara, depois com o Jimny e o SX-4, a Suzuki, aos poucos, vai reconquistando o seu terreno por aqui. Até começou a produzir o Jimny na fábrica que a Mitsubishi - sua colega de representação na Souza Ramos - tem em Catalão (GO). Agora ela volta a apostar em um hatch urbano, mesmo que esportivo, com o Swift Sport. 


Pontos Fortes

+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Frenagem 


Pontos Fracos

- Estilo
- Espaço interno 
- Porta-malas
- Ruído
- Preço


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas, transversal, gasolina, VVT, 1.586 cm³ 
Potência: 142 cv
Torque: 17 kgfm entre 1.250 e 4.400 rpm
Câmbio: Manual de seis marchas
Tração dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9.3 segundos (Revista Quatro Rodas)
Consumo: 12,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,69/1,51/2,43 m
Porta-malas: 210 litros
Tanque: 64 litros
Preço: R$ 74.990 (Sport) / R$ 81.990 (Sport R) / R$ 85.990 (Sport R completo)