domingo, 19 de outubro de 2014

NO MERCADO - SUZUKI SWIFT SPORT


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


A japonesa Suzuki é mais conhecida no Brasil pelas suas motos e seus carros utilitários esportivos compactos. No caso dos automóveis, foi muito popular por aqui nos anos 1990. Mas deixou o nosso mercado em 2003, quando tinha acabado de lançar o Ignis. Voltou apenas cinco anos depois, priorizando novamente os utilitários esportivos. 

Na primeira passagem da Suzuki Veículos entre nós, contudo, um carro de passeio fez muito sucesso: o hatch compacto Swift (que muitos brasileiros o associavam à famosa marca homônima de salsichas e patês). Ele tinha frente em cunha, teto alto e janelas amplas, com faixa preta degradê nas colunas traseiras. Era vendido tanto com motor 1.0 (que concorria em preço com o Kadett SL 1.8 e o Prêmio CSL 1.6), duas ou quatro portas, quanto o invocado GTi, com duas portas (que tinha o vidro traseiro mais curvado) e motor 1.3 de 100 cavalos (o downsizing ainda não era moda na época). Também tinha um conversível 1.3 e um sedã 1.6. O Swift foi embora quando reestilizado para a terceira geração (que não veio pra cá, assim como a primeira, de 1983. A vendida aqui era a segunda, de 1988) e demoraria quase duas décadas para voltar ao nosso país.

Swift 1993
O retorno só acontece agora, dezenove anos depois, com a carroceria da quinta geração. O antigo GTi foi a inspiração, pois o foco do novo Swift agora é a esportividade.  Tanto que ele só chega nas apimentadas versões Sport e Sport R. Ambas com motor 1.6 de 16 válvulas com comando variável, de incríveis 142 cavalos. Parece potência de turbo, mas é aspirado. O câmbio é manual de seis marchas.

O estilo ficou com aparência de monovolume. Lembra até o Kia Soul. Tão estranho quanto o coreano. Faróis e lanternas assumiram um formato vertical e côncavo. A grade dianteira ficou enorme, atravessando o para-choque e só dividido pelo suporte da placa. Para transmitir mais esportividade, o Sport R tem teto de cor diferente. Mas destoa ao ser oferecido apenas com quatro portas, um costume que se tornou moda no Brasil desde a última década. Lá no exterior, há a opção de duas portas, com motor 1.2, câmbio CVT e tração 4x4.

Swift Sport R

O interior do Swift Sport ficou com aparência de refinado e mais moderno, embora o estilo tenha ficado próximo ao do chinês JAC J3. O painel central é curvado, os difusores centrais de ar são trapezoidais, com a tela multimídia (opcional) logo abaixo. O quadro de instrumentos tem três mostradores circulares (conta-giros, velocímetro e o display do computador de bordo no meio). O volante tem três braços, com comandos de som e telefone e há muitos detalhes cromados. E muitos plásticos também. O revestimento dos bancos com abas laterais bem pronunciadas é de tecido. O espaço interno traseiro, segundo medição da revista Quatro Rodas, é apertadinho. O passageiro aperta o joelho no banco da frente. O porta-malas só comporta 210 litros.


O Swift Sport começa custando R$ 74.990 e é equipado com freios com ABS (antitravamento), ESP (distribuição da força de frenagem) e BAS (sistema de frenagem de emergência); seis airbags (dianteiros, laterais, de joelho e de cortina); sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis nos bancos traseiros; botão de partida com chave presencial (sistema keyless); faróis bi-xenônio com lavador e limpador do facho; faróis de neblina; aerofólio traseiro; e ponteira dupla de escapamento em aço inoxidável. O pacote de conforto inclui abertura interna da tampa do tanque de combustível; ajuste automático da altura dos faróis; alarme; ar-condicionado digital (uma zona de resfriamento); direção elétrica; volante ajustável em altura e profundidade; rádio CD/MP3-Player com Bluetooth, Audiostreaming e entrada USB; vidros (nas quatro portas) e trava elétricos; bancos esportivos (o do motorista possui regulagem de altura e os traseiros são rebatíveis e bipartidos); computador de bordo; controlador/limitador de velocidade (piloto automático) e rodas de liga leve de 16 polegadas (com pneus 195/50 R16 da Yokohama).


O Sport R sai por R$ 81.990 e adiciona retrovisores externos com ajuste elétrico e pisca integrado (na cor grafite ou vermelho); logotipos da versão "R"; pintura especial de teto; sensor de estacionamento; capa do motor pintada de vermelho; e rodas de liga de 17 polegadas (205/45 R17) com pneus de maior aderência (Pirelli PZero), além de relações de marcha encurtadas na caixa de transmissão.

O sistema multimídia com tela tátil colorida no console central, reprodutor de DVD, entrada para cartão mini-SD e navegador por GPS é um opcional que aumenta o preço em R$ 4 mil, totalizando R$ 85.990 ao preço final.

Segundo a revista Quatro Rodas, o Swift Sport R acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 10,7 segundos. O consumo é de 12,4 km/litro na cidade e 15,5 km/l na estrada. A frenagem a 120 km/h é completada em 57,5 metros, com nível de ruído de 71,3 decibéis a mesma velocidade.


Se o antigo Swift GTi enfrentava a versão homônima do Gol, o novo Swift Sport vai disputar mercado com o Fiat Punto T-Jet (R$ 62.400), o Citroën DS3 (R$ 79.970) e o Audi A1 Attraction (R$ 91.700). Comparado a estes concluí que o Suzuki tem um desempenho satisfatório, um bom consumo, uma excelente frenagem, mas um ruído muito alto. E só não é mais caro que o Audi. 

Desde que voltou a comercializar os seus automóveis no Brasil, em 2008, com o Grand Vitara, depois com o Jimny e o SX-4, a Suzuki, aos poucos, vai reconquistando o seu terreno por aqui. Até começou a produzir o Jimny na fábrica que a Mitsubishi - sua colega de representação na Souza Ramos - tem em Catalão (GO). Agora ela volta a apostar em um hatch urbano, mesmo que esportivo, com o Swift Sport. 


Pontos Fortes

+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Frenagem 


Pontos Fracos

- Estilo
- Espaço interno 
- Porta-malas
- Ruído
- Preço


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas, transversal, gasolina, VVT, 1.586 cm³ 
Potência: 142 cv
Torque: 17 kgfm entre 1.250 e 4.400 rpm
Câmbio: Manual de seis marchas
Tração dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9.3 segundos (Revista Quatro Rodas)
Consumo: 12,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,69/1,51/2,43 m
Porta-malas: 210 litros
Tanque: 64 litros
Preço: R$ 74.990 (Sport) / R$ 81.990 (Sport R) / R$ 85.990 (Sport R completo)


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)