quarta-feira, 1 de outubro de 2014

LANÇAMENTO - NOVO HONDA CITY

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O City começou a ser fabricado no Brasil em 2009, com a missão de colocar a Honda no concorrido mercado de sedãs compactos. Além de ter ficado muito caro em relação aos seus desejados concorrentes, seu preço se aproximou demais do Civic e ele acabou perdendo compradores para o modelo médio, pois ficava devendo quando comparado ao irmão mais velho.

Passados cinco anos, dois deles depois de receber um face-lift, o City produzido em Sumaré (SP) está de cara nova em quatro níveis de equipamento (DX, LX, EX e EXL). Aliás, quase tudo novo. Só o motor 1.5 i-VTEC foi mantido, mas agora tem sistema de partida a frio, chamado FlexOne. O câmbio automático passa a ser o CVT, de relações continuamente variáveis.



A plataforma, como no anterior, ainda é do monovolume Fit, mas da nova geração. No entanto, o sedã tem, além da carroceria três volumes, um estilo próprio na dianteira, mais clássico e refinado. A frente até lembra vagamente o Fit, mas faróis e barra da grade (em U) são maiores. Aliás, ficou bem parecido com o Civic. A lateral está mais espichada (o carro cresceu 5,5 cm, passando para 4,45m) ganhando silhueta mais ondulada e um vistoso vinco descendente abaixo das maçanetas das portas. 


A área envidraçada é emoldurada por um plástico preto que termina na coluna C, lembrando o Hyundai HB20S. As rodas de liga-leve de 16 polegadas têm desenho estrelado em movimento. As lanternas traseiras continuam inspiradas no BMW Série 3, só que da geração atual, cm formato horizontal, divididas pela tampa do porta-malas e separadas uma da outra por uma barra cromada e a placa. 


O interior está mais sofisticado e com acabamento melhor que o da geração anterior e também em comparação com o Fit. O painel não é igual, mas lembra o monovolume, com traços retangulares, saídas de ar centrais horizontais estreitas e quadro de instrumentos de elementos circulares, incluindo a tela do computador de bordo, no lado direito. Uma das diferenças é um aplique prateado que começa no centro do painel e se estende até a área do carona.


O ar condicionado digital comandado por toque, que faltou no Fit brasileiro, felizmente foi incluído no City, mas restrito apenas às duas versões mais caras. Os instrumentos têm moldura iluminada azul, que fica verde quando o motorista estiver conduzindo de forma econômica. A tela de cinco polegadas tem câmera de ré, mas não tem GPS.


O espaço interno melhorou bastante, principalmente para as pernas do passageiro do banco de trás. E isso graças ao aumento da distância entre-eixos de 2,55m para 2,60m, Mesmo alguém de 1,90m vai viajar bem folgado. O assoalho agora é plano, como no Civic. 


A Honda divulga 536 litros de capacidade para o porta-malas. Mas, consultando a ficha técnica  no site da montadora, descobre-se que é a soma de 485 litros da área convencional mais 51 litros embaixo do assoalho. Outro pecado é a dobradiça "pescoço de ganso" que rouba espaço da bagagem. O Ford Ka+, por exemplo, é mais barato e tem dobradiças pantográficas.


Como já foi dito, o City continua com o motor flex 1.5 i-VTEC 16v de comando variável das válvulas. A potência permanece em 115/116 cv. Já o torque subiu para 15.3 kgfm. O câmbio automático CVT chega a sete marchas. O volante tem borboletas para troca manual de marchas, que falta ao Fit. A transmissão só não é oferecida na versão básica DX (o manual tem apenas cinco marchas), enquanto as borboletas e a posição esportiva S só aparecem nas duas versões mais caras (EX e EXL).


Com câmbio automático e gasolina no tanque, a versão top do City acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e retoma a velocidade em 8,2 segundos. O consumo é de 12,5 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. A 120 km/h a frenagem é de 67,7 metros e o nível de ruído de 68,5 decibéis. Os números são da revista Quatro Rodas.

Comparado aos concorrentes (Fiat Linea, Ford Fiesta, Kia Cerato e Hyundai HB20S), o City é superior em consumo (tudo bem que os outros foram testados com álcool) e só perde em desempenho para o Fiesta, que tem motor 1.6 16v de 130 cavalos, e para o 1.8 16v de 132 cv do Linea, mas só ganha do Hyundai HB20S em frenagem (os freios traseiros do Honda são a tambor) e fica atrás de todo mundo no nível de ruído. Os sul-coreanos usam o mesmo motor 1.6 16v Flex de 128 cavalos.


O Honda City custa a partir de R$ 53.900 na versão DX, com câmbio manual. A LX sai por R$ 62.900, a EX R$ 66.700 e a EXL, por R$ 69 mil. Estas três últimas só com o câmbio CVT.


O City DX tem grade cinza, quadro de instrumentos com iluminação alaranjada, calotas sobre as rodas de aço de aro 15" e vem de série com ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, áudio com CD, MP3 Player e dois alto-falantes, airbags frontais, freios ABS com EBD e quadro de instrumentos com iluminação âmbar. O LX adiciona o câmbio CVT, grade e friso traseiro cromados, alarme, mais dois alto-falantes, rodas de liga-leve de 16 polegadas, o banco traseiro bipartido com descansa-braço. O EX ganha maçanetas cromadas, faróis de neblina, retrovisores externos com piscas, rodas diamantadas, chave canivete, o quadro de instrumentos com iluminação azul e indicação de economia, o ar condicionado digital e a tela multimídia (ambos com controle tátil), câmera de ré, Bluetooth, quatro tweeters, controle de velocidade (piloto automático), volante multifuncional e a função Sport e as borboletas no volante do câmbio CVT. O EXL completa com bancos  e volante em couro, apoio de braço dianteiro central e airbags laterais. 


O custo-benefício do City é razoável. Um pouco mais barato que o Fiat Linea com airbags de cortina, bem mais barato em comparação com o Cerato, que tem teto solar, mas é muito caro que o New Fiesta, pois o mexicano tem controles de tração e estabilidade. 

O novo Honda City continua muito caro para um sedã compacto e pouco equipado para um médio. Mesmo assim, esse o objetivo desta nova geração, que assumidamente quer  brigar com gente grande. Não foi à toa que ficou muito parecido com o Civic. 

Concorrentes

Fiat Linea Absolute 1.8 16v - R$ 69.467 (com airbags de cortina)
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16v -  R$ 64.590 (com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa)
Hyundai HB20S 16v - R$ 55.190
Kia Cerato 1.6 16v - R$ 71.900 (com teto solar)



Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento
+ Espaço interno 
+ Consumo 

Pontos Fracos

- Motor
- Frenagem
- Nível de ruído 


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, 1.497 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 116 cv (álcool)
Torque: 15,3 kgfm a 4.800 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas (DX) e automático CVT (demais)
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (revista Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 12,5 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,46/1,70/1,49/2,60m
Porta-malas: 536 litros (485 + 51 litros abaixo do assoalho)
Tanque: 46 litros
Preços: R$ 53.900 (DX) / R$ 62.900 (LX) / R$ 66.700 (EX) / R$ 69.000 (EXL)


3 comentários:

Victor disse...

Desculpas pela postagem meio fora de contexto, mas gostaria muito de saber se o seu amigo Mário Coutinho mudou o domínio do blog sobre motocicletas, pq eu não consigo mais acessar.
E quando eu busco o nome utilizado por ele nas redes sociais no google só acho essa única página que definitivamente não me interessa, haha: http://tinyurl.com/ltmpegr

Abs e obrigado!

Xracer disse...

Tenho um City 2013 e estou muito satisfeito com a maioria de suas caracteristicas e muito insatisfeito com alguns itens. Muito insatisfeito com o consumo ultra elevado na cidade (alcool 5,0 Km/l e gasolina 6,5 Km/l) e estabilidade por causa dos pneus "bananinha" 175/65-15. Muito satisfeito com o restante, espaço interno, acabamento, espaço, porta-malas, confiabilidade, sem ruidos internos.

Gustavo do Carmo disse...

Victor, o Mário deletou o blog. Em breve ele volta a escrever para o Guscar.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (110) Chevrolet (109) História (102) Ford (92) Fiat (84) Carro do Ano (81) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (36) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (25) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Motor do Ano (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Editorial (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Ecosport (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Polo (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) Carro do Ano 2018 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)