terça-feira, 14 de outubro de 2014

LANÇAMENTO - MERCEDES GLA


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO 


O Mercedes GLA não chega a ser um utilitário esportivo. Mas o termo crossover também fica em dúvida com a ausência da tração integral na sua versão inicial  para o mercado brasileiro. A aparência de um Classe A (hatch médio que cedeu a sua plataforma) anabolizado e com suspensão elevada, além do espaço apertado e do porta-malas razoável, reforçam essa dúvida.

A força motriz nas quatro rodas só está disponível na versão GLA250 (com motor 2.0 de 211 cv), que só chegará no ano que vem. Em 2016 a versão nacionalizada sairá da fábrica de Iracemápolis, interior de São Paulo. A versão esportiva AMG também fica pra depois. 

Por enquanto ele vem direto da Alemanha e a única nomenclatura importada é a GLA200, com o velho conhecido motor 1.6 turbo e injeção direta de 156 cavalos, com comando variável das válvulas de admissão. O câmbio é o automatizado 7G-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem, que fica exclusivamente no volante.


O GLA200 veio dividido em três níveis de equipamentos. O mais barato é o Advance, que custa R$ 132.900 e traz de série freios com sistemas ABS (antitravamento), BAS (assistência de frenagem), ABR (frenagem adaptativa), EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e secagem automática dos discos em caso de chuva; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em subidas; barras longitudinais no teto; faróis bixenônio com limpadores e LED; lanternas traseiras em LED e com luzes de freio adaptativas; alarme; sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois cortina e de joelhos para o motorista); start-stop (sistema que desliga o motor automaticamente com o veículo parado, religando-o assim que o acelerador é pressionado); sensor de chuva; piloto automático; limitador de velocidade; travas e vidros elétricos com controle remoto; direção elétrica progressiva; volante multifuncional revestido em couro sintético, com 12 funções e ajuste manual de altura e profundidade; computador de bordo; ar-condicionado digital de uma zona; sistema multimídia com rádio, Bluetooth, entrada USB e memória de 10 GB; assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares; alerta de fatiga; aviso de perda de pressão dos pneus; iluminação auxiliar interna em 12 pontos; bancos esportivos revestidos em couro sintético e tecido nas faixas internas, com ajuste manual de altura; e rodas de liga leve aro 18 polegadas.


O intermediário é o Vision, que sai por R$ 149.900 e adiciona teto solar panorâmico, ajuste elétrico do banco do motorista com função de memória, rodas com desenho exclusivo, navegador GPS e ar-condicionado de duas zonas. O top é o Vision Black Edition, que custa R$ 152.900 e se diferencia pelas rodas e retrovisores pretos e pedais esportivos.


A semelhança com o Classe A em termos estéticos fica clara na silhueta hatchback, na enorme grade (com duas barras horizontais) avançada em relação aos faróis amendoados, nos vincos laterais e na inclinação do vidro traseiro. No entanto, o GLA tem algumas diferenças como os para-choques mais robustos, as lanternas traseiras mais retangulares e divididas pela tampa do porta-malas e a caída mais reta com a base em elevação das janelas laterais. O crossover também é maior, com 4,42m de comprimento, 2,02m de largura e 1,49m de altura. O hatch mede respectivamente 4,29m, 1,78m e 1,43m. Como a plataforma é a mesma, os dois compartilham a distância entre-eixos de 2,70m.



Hatch Classe A

No interior, o ambiente é praticamente o mesmo do hatch. A começar pelo painel com três saídas de ar centrais em formato circular e lembrando turbinas, tela multimídia destacada e os bancos altos vazados, integrando o apoio de cabeça. A diferença é o aplique de textura diferente (em alumínio) e a posição de dirigir um pouco mais alta. O acabamento é de ótima qualidade. O cluster central do quadro de instrumentos tem gráficos multicoloridos.


O espaço no banco de trás, porém, é apertado, o que tira o prazer de quem deseja um carro para um fim de semana no sítio. O porta-malas tem 421 litros, capacidade mais apropriada para fazer compras no supermercado do que levar a casa e a família inteiras para um final de semana na praia. Pelo menos é maior que o do Classe A (341 litros).



O GLA200 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 7,5 segundos. O consumo é de 9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. O Mercedes para totalmente desde os 80 km/h em impressionantes 22,3 metros e tem nível de ruído de 61,9 decibéis a mesma velocidade constante.

Os números são da revista Carro, que o comparou, em sua última edição, ao Audi Q3 (R$ 147.900), que tem motor 2.0 de 170 cavalos. Considerando a versão Vision, além da potência, o GLA também perdeu no preço, no desempenho e no nível de ruído, mas foi melhor no consumo e na frenagem. Porém, voltou a ficar atrás em espaço interno e no porta-malas.


O BMW X1 (R$ 124.950 na versão mais barata) é um outro oponente. No entanto, o Mercedes combinaria melhor com o Mini Countryman (R$ 139.950), também fabricado pela concorrente de Munique, mas ainda da antiga geração. 

Sendo crossover ou não, o que importa é que, com o GLA, a Mercedes já está seguindo a moda dos "aventureiros compactos", capazes de enfrentar a irregularidade das nossas ruas e estradas, mas com dificuldade de encarar terrenos bem mais acidentados. 

Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Consumo
+ Frenagem
+ Equipamentos

Pontos Fracos 

- Ausência de tração integral
- Motor
- Desempenho
- Espaço interno


FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, turbo, injeção direta, gasolina, 1.595 cm³ 
Potência: 156 cv
Torque: 25,5 kgfm entre 1.250 e 4.000 rpm
Câmbio: Automatizado de sete marchas e dupla embreagem
Tração dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9.6 segundos (Revista Carro)
Consumo: 9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,42/2,02/1,49/2,70 m
Porta-malas: 421 litros
Tanque: 56 litros
Preço: R$ 132.900 (GLA200 Advance) / R$ 149.900 (GLA200 Vision
R$ 152.900 (GLA Vision Black Edition)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito lindo..sonho de consumo

Caio disse...

Muito lindo...sonho de consumo!!!

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)