TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: INTERNET, DIVULGAÇÃO,  RUY BARBOSA E GUSTAVO DO CARMO


No último dia de setembro, o Google encerrou as atividades do Orkut, a maior rede social do mundo antes do surgimento do Facebook. Criado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut, no início, só permitia a entrada de usuários convidados.

Na mesma época, outra rede social, o Fotolog.com (então chamado Fotolog.net), servidor de fotologs, um tipo de blog que só permitia a postagem de uma única foto na página, também tinha acesso bastante restrito no seu começo. Permitia apenas a criação de uma quantidade limitada de contas por dia no Brasil. Não lembro quantas. Só lembro que era preciso fazer plantão a uma hora da manhã (meia-noite nos Estados Unidos) para criar a página. E a procura era grande. Se a conexão estivesse lenta, adeus! Só no dia seguinte porque a cota já tinha se esgotado. Tentei várias vezes e nada.

Na ocasião eu tinha voltado a escrever sobre carros no E-Flog.net, uma rede social concorrente, também de fotologs. O chamado I Love Car era o substituto do antigo site caseiro Gustacar, que eu criei em 2001 e atualizei até 2003. Ambos já foram desativados. No E-Flog só a minha conta, pois o servidor ainda existe. 

Queria uma conta no Fotolog.com, que era o mais visitado. Acabei desistindo. Até que no dia 23 de outubro de 2004, um dia antes do Orkut completar nove meses, ganhei de presente do jornalista Celso Serqueira (que então se apresentava como Parroula e hoje está sumido) a tão sonhada conta.

Só que ele simplificou o nome para Guscar, que ficou bem melhor na sonoridade. A marca Guscar pode ser entendida como uma abreviação do antigo site e também do meu nome completo (Gustavo Carvalho do Carmo), além da expressão em "portunhol", Gusta Carro.


A primeira foto do Guscar foi de um avião antigo, do acervo de João Novello (especialista em aviação que tinha o fotolog jban), publicada pelo Celso como teste. E o primeiro texto, escrito por ele, foi:

Tem vezes na vida que a única solução é manter a calma, respirar fundo e tentar fazer a coisa funcionar.

Mais ou menos assim como todo mundo faz com o fotolog...


Gustavo Carmo, seja bem-vindo, cara!


Dois dias depois, postei a minha primeira foto, com o meu primeiro texto, anunciando a cobertura em off do Salão do Automóvel de São Paulo 2004, que eu iria fazer no E-Flog. Ilustrei com uma foto do salão anterior (2002) que eu mesmo tirei. Não pude ir em 2004.

Foto: Gustavo do Carmo / Salão do Automóvel 2002

No dia seguinte, a foto do primeiro carro, a então recém-lançada Ferrari 612 Scaglietti, destaque no Anhembi. Mais um dia, interrompi a "cobertura" do Salão para mostrar a primeira foto da penúltima geração do BMW Série 3. Retomei com o Mustang da época para dois dias depois falar do Peugeot 407 SW (a versão perua do antecessor do sedã 508) e na sequência os finados Seat Altea (que nunca foi vendido aqui e a marca espanhola jamais voltou ao mercado brasileiro) e a Pantanal, a picape da cearense Troller, antes de ser comprada pela Ford. Além do Ssangyong Rexton, que ainda está firme e forte no mercado. Encerrei a série com um Lotus Elise movido a gás natural, uma raridade capturada pelo amigo Ruy Barbosa Pinto, que esteve lá e foi o primeiro colaborador do Guscar.

Foto: Rui Barbosa Pinto / Salão do Automóvel 2004

Depois da série do Salão de São Paulo iniciei uma tradição que faço até hoje: comentar os vencedores das premiações de Carro do Ano na Europa e no Brasil, pela revista Autoesporte. No primeiro ano do Guscar, o Toyota Prius, em sua anterior geração, foi o vencedor no velho continente. Aqui foram eleitos o Ford Fiesta Sedan, o roadster importado Mercedes SLK, a picape Ford Ranger e o utilitário Volkswagen Touareg.



Outras seções que nasceram no Fotolog foram a análise de um modelo (chamada inicialmente de Vale a Pena? e depois rebatizada de Analisando e Análise Ponto a Ponto), a História em Miniatura, a Baba, Brasil! (antes chamada de Carros que o Brasil não Conhece) e a Yo Tengo, Tu no Tiene! (que na estreia tinha outra tradução para o espanhol)


Na História em Miniatura eu postava a foto de uma miniatura da minha coleção e contava a história resumida do modelo. A Baba, Brasil! mostra os carros vendidos na Europa que nunca serão lançados aqui e a Yo Tengo fala dos carros vendidos na Argentina e fora do nosso mercado. Duas seções para nos matar de inveja. A primeira foi inspirada na canção de Kelly Key e a segunda na velha provocação infantil.



Os lançamentos nacionais e internacionais do mercado, os que estavam para chegar Em Breve no Brasil, os sonhos de consumo, comparativos e as histórias de modelos clássicos são matérias que eu faço desde os tempos do extinto Gustacar, que era hospedado no também finado HPG. 

Em março de 2006 criei o Guscar 2 no Fotolog.com (que já não tinha a limitação diária de criação de contas) para postar outras fotos e complementar o texto, já que era permitido apenas uma foto por dia e havia um limite de caracteres que eu não lembro. A estreia foi com a primeira foto do primeiro face-lift do Chevrolet Celta.


No mesmo ano criei os dois Guscar no Fotolog do Terra, já extinto. Ainda bem que os mantive no Fotolog.com, que ainda está ativo e pode ser acessado no www.fotolog.com/guscar e www.fotolog,com/guscar2. Cheguei a priorizar o Fotolog do Terra porque ele permitia a postagem de seis fotos no mesmo dia, o que o Fotolog.com só deixava um. Por isso tantos mosaicos como o mostrado na foto do Galaxy mais acima.


Em julho de 2008 o Guscar se mudou para o Blogger e se tornou oficialmente um blog, com muito mais espaço para texto e fotos. Fiz uma contagem regressiva com a história do Volkswagen Gol até lançá-lo oficialmente com a apresentação da atual geração do carro mais vendido do Brasil há 27 anos. Por um tempo os fotologs serviram apenas de chamada para o blog, até eu parar definitivamente de atualizá-los. Uma análise da Spacefox (Guscar) e a apresentação da atual Mercedes Classe E, mas com a frente original (Guscar2) foram as últimas fotos postadas por lá.



Anos depois foi permitida a medição de audiência. A maior delas foi para um comparativo entre o Chevrolet Agile, Fiat Punto, Renault Sandero e Volkswagen Fox, publicado em 2010 e que já teve mais de 56 mil acessos. 


Na atual casa do Guscar nasceu a seção Lembra de Mim?, que fala dos modelos importados que ninguém deve se lembrar que já foram vendidos no Brasil. Mas muita gente se lembrou.


Em 2013 o Guscar ganhou um novo colaborador, Mario Coutinho Leão, que também escreveu sobre motos. No mesmo ano fiz a série especial Eles são 10!, sobre a primeira década de vida completada por Ford Ecosport, Honda Fit, Citroën C3 e Volkswagen Fox.

Foto: Mário Coutinho Leão


O grande momento do Guscar, inclusive para mim, foi a inédita cobertura ao vivo do Salão de Genebra deste ano, feita diretamente da Suiça, que pode ser considerada um presente antecipado pelos 10 anos do Guscar. Em 2012 havia feito uma série só com fotos de divulgação.

Foto: Gustavo do Carmo 

Em seis anos no Blogger foram 514 postagens com mais de 1,5 milhão de acessos. Mas o Guscar nasceu antes, no Fotolog, pelas mãos de Celso Serqueira. Então, posso afirmar que já estamos juntos há dez anos. Mais vivo que o Orkut.

Fotos: Gustavo do Carmo / Genebra 2014
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