domingo, 31 de agosto de 2014

LANÇAMENTO - KIA SOUL 2015


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Kia Soul, chamado de "carro-design" pela própria importadora da marca no Brasil, fez a fama pelo seu estilo tão autêntico (feio) que seria um "sacrilégio" (ou uma benção) mudá-lo radicalmente em sua segunda geração. Por isso, ele se junta a um grupo formado por New Beetle, Mini Cooper, Passat, Volkswagen Golf, Volvo XC90, Renault Sandero, etc, nos quais a reestilização total ficou mais parecida com um face-lift.


2012




A mudança é perceptível nos faróis que ficaram um pouco mais estreitos, na grade dentada entre eles que subiu um pouco e foi selada, nas janelas mais finas, no rearranjo dos vincos na lateral, nas novas disposições das luzes das lanternas (ainda na coluna) e na moldura preta na tampa do porta-malas e das lanternas, deixando apenas uma faixa na cor da carroceria. O efeito dá a impressão de que a traseira é toda de vidro. Os para-choques também foram mudados. O da frente manteve as luzes de neblina circulares, mas elas foram parar na moldura da entrada de ar. O de trás passa a ter as luzes de neblina redondas.


2012


O Soul também está dois centímetros maior em todas as medidas, exceto na altura, que foi mantida em 1,61m. O comprimento agora é de 4,14m, a distância entre os eixos em 2,57m e a largura em 1,80m. 

Mudança pra valer foi no interior, que ganhou painel com novo desenho (no qual os difusores de ar passaram a ser horizontais e os cantos do console central ficaram arredondados), central multimídia (com tela de apenas 4,3 polegadas) e novos revestimentos das portas e bancos. A aparência de acabamento melhorou, embora ainda tenha conservado muitos plásticos duros. O espaço aumentou e a capacidade do porta-malas subiu de 340 para 354 litros. 

2015
2012

Depois de um ano do seu lançamento internacional, o "Soul feio" (apelido que ganhou do povo maldoso), enfim, já está à venda em nosso sofrido país. E mais caro. Se o anterior Soul conquistou compradores por seu estilo diferente, espaço amplo e preço mais em conta, este novo perde o apelo do bom custo-benefício.

O caixote, que se confunde com um monovolume e um utilitário esportivo, antes custava no máximo 68 mil reais. A nova geração agora não sai por menos de R$ 88.900, sem opcionais que são o teto solar panorâmico, as luzes diurnas de LED e até o indicador de condução econômica. Com eles, chega a R$ 92.900.


Nem o ar-condicionado digital com ionizador, banco do motorista com regulagem altura, partida do motor e abertura das portas sem chave, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, porta-luvas climatizado com iluminação e apertura amortecida, porta-copos e porta-objetos no console central, sistema de imobilizador de ignição, trio elétrico, luz interna com temporizador e feito “fade out”, iluminação do porta-malas em LED, sistema de som com tela LCD de 4,3 polegadas, sistema My Music com espaço para armazenamento de músicas, entrada auxiliar, iPod/USB, quatro alto-falantes e dois tweeters, volante multifuncional e revestido em couro, espelhos retrovisores com aquecimento, alavanca de câmbio em couro, Bluetooth, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 235/45, airbags frontais, laterais e de cortina, direção elétrica progressiva (modos normal, conforto e esporte), sistema de proteção contra descarga de bateria, câmera de ré no display do rádio, freios ABS com EBD e câmbio automático de seis marchas, oferecidos de série, justificam um aumento tão grande.



Até porque o GPS, os controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensor de chuva e aletas no volante para trocas de marcha não vieram nem como opcionais. 

A culpa, segundo a Kia, foi do IPI alto para importados, mesmo, que a marca sul-coreana resolveu repassar para o público nesta segunda geração. Assim, ela assume que o novo Soul não é mais aquele monovolume de bom custo-benefício e, portanto, decidiu que agora ele vai concorrer com o Citroën DS3, Audi A1, Mini Cooper One (quando chegar) e até o Mercedes Classe A. 

Mas com o velho motor Gamma 1.6 16v Flex de 122 e 128 cavalos, que faz o Soul demorar 14,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e 11,4 segundos para retomar entre 80 e 120 km/h (números da Quatro Rodas), vai ser difícil. O que as importadoras do grupo Kia/Hyundai têm contra o eficiente motor GDi (de injeção direta) para nunca lançá-lo aqui? 

FICHA TÉCNICA 

Motores: Quatro cilindros em linha, transversal, gasolina, 1.591 cm³, 16 válvulas, VVT
Potências: 122 cv (gasolina) e 128 cv (álcool)
Torque: 16 kgfm (gas.) e 16,5 kgfm (álc)  
Câmbio: Automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,4 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,14/1,80/1,61/2,57m
Porta-malas: 354 litros
Tanque: 54 litros
Preço:  R$ 88.900 (básico) e R$ 92.900 (com teto solar)


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (191) Volkswagen (105) Chevrolet (103) História (97) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)