TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS CARRO E QUATRO RODAS (ESPAÇO INTERNO)


Em oito anos de carreira no Brasil, o Kia Cerato quase amadureceu. De um sedã com design sem sal na primeira geração, ainda era um médio-compacto quando chegou à sua segunda carroceria, com um estilo bem atraente, criado pelo alemão Peter Schreyer. Apesar dos cantos vivos, foi responsável por revolucionar a identidade da marca sul-coreana.

Nesta terceira edição, lançada aqui no ano passado, o Cerato cresceu e agora pode ser classificado como um sedã médio. Ganhou curvas nas linhas, faróis, lanternas e painel interno, além de uma grade mais imponente. Mas o que impediu o amadurecimento completo foi o motor.

Manteve o mesmo 1.6 Flex usado no estranho compacto Soul e também no Hyundai HB20, que rende no máximo 128 cavalos. Por isso, a ambição de ter um desempenho melhor ou igual que o Toyota Corolla, Honda Civic e companhia ficou comprometida.

O Cerato tinha tudo para fazer frente aos sedãs médios na faixa de 4,60m de comprimento (o Cerato tem 4,56m), mas com este motor não dá para enfrentar os rivais 2.0 ou 1.6 turbo (como é o caso do Citroën C4). Só vendeu 268 unidades em junho, segundo a Fenabrave. 

Como ninguém vai preterir o Cerato por um chinês da JAC (o J5), o Fiat Linea está muito velho e o Honda City ganhará nova geração em breve, decidi realizar o sonho da Kia e compará-lo com o Corolla. Mas o oponente estará na versão básica, a GLi, com motor 1.8.




Estilo e Acabamento

O Cerato leva a vantagem logo de cara. Tem linhas mais arredondadas e ousadas, com uma frente tão imponente quanto a do Corolla, que só é arrojado neste ângulo, enquanto a lateral e a traseira ficaram muito conservadoras.

Também discreto, para não dizer antiquado, foi o interior do Corolla. Painel vertical, com saídas de ar centrais horizontais e um relógio que parecem ter saído dos anos 1980. No entanto, o acabamento do japonês é um pouco superior por ter material espumado no topo do painel, enquanto que no coreano reina o plástico duro.

1x1





Espaço interno e Porta-malas

Cerato e Corolla têm a mesma distância entre-eixos de 2,70m e assoalho quase plano. O Toyota é maior em comprimento, com 4,62m enquanto o Kia tem 4,56m. Mas o que definiu a vitória do japonês foi a maior distância do banco traseiro para o da frente. São 96cm contra 91cm do coreano, medidos pela revista Quatro Rodas. O Corolla volta a ser superior com o porta-malas de 470 litros contra 421 do Cerato.

Corolla 3x1

Corolla

Cerato


Motor e Câmbio

Aqui o Corolla já começa a acentuar a sua superioridade. O motor 1.8, exclusivo da versão básica GLi e que ganhou sistema de partida a frio nesta nova geração lançada em março, já era maior e ainda rende mais: 139 cavalos com gasolina e 144 cv com etanol. No Cerato, a potência do 1.6 fica nos 122/128 cavalos.



O câmbio do Corolla também é mais moderno, embora, pela grade no console, pareça que é mais antigo: um CVT de sete marchas contra um automático simples de seis velocidades no Cerato, que tem alavanca no volante para trocar manualmente as marchas, que no Corolla GLi só pode ser feita na própria alavanca (borboletas na coluna de direção só a partir da versão XEi).

Corolla 5x1



Desempenho e Consumo

Mais duas vitórias do Corolla: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos contra 11,2 segundos do Cerato e retomada entre 80 e 120 km/h em 6,8 segundos contra 8,8 segundos no desempenho. No consumo, o Cerato é mais econômico na estrada, com 11,1 contra 10,8 km/l. Mas na cidade, a média do Toyota é melhor, com 7,4 contra 6,9 km/l. Na soma, o Corolla vence o item por apenas dois décimos e confirma a vitória no comparativo. Os dados são da revista Carro.

Corolla  7x1


Segurança e Conforto

Nestes dois quesitos, avaliados pela frenagem e o nível de ruído a 80 km/h, respectivamente, o Cerato tentaria uma reação, vencendo as duas provas realizadas pela revista Carro. Ele parou em 25,5 metros contra 28 do japonês. E no decibelímetro registrou 60,3 decibéis contra 61,4. Mas já é tarde demais. 

Corolla 7x3




Preço, Equipamentos de Série e Assistência

Enquanto o Cerato é praticamente uma versão única (tem outra opção, com câmbio manual, por R$ 64.900), o Corolla GLi é o básico, com o opcional do câmbio automático CVT, que custa R$ 69.990, com o frete já incluso (o manual sai por R$ 67.810). Consegue ser mais barato que o Kia automático, que custa R$ 71.900, sem frete. 

Embora venha com cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), o Corolla GLi fica devendo ar condicionado digital, faróis de LED, sensores de faróis e estacionamento e piloto automático, itens presentes no Cerato, que só tem airbags frontais. Ambos têm os itens triviais como ar condicionado, direção assistida (hidráulica no Cerato, elétrica no Corolla), banco e volante com ajustes, trio elétrico, CD Player com MP3 e computador de bordo. Mas nenhum deles têm sistema multimídia, bancos em couro e nem Bluetooth. No Corolla é compreensível, pois é uma versão básica. No Cerato não. Mesmo assim, ele leva melhor na relação de equipamentos. No custo-benefício deu empate, mas o Kia com câmbio manual é mais barato e tem mais equipamentos. 

A garantia da Kia também é maior (5 contra 3 anos), mas o que determinou a sua vitória na assistência foi a rede maior de concessionárias (166 a 141). 


Conclusão 

Se a Kia lesse este comparativo poderia fazer algumas correções para que a goleada de 8x5 que o Cerato completo levou do Corolla básico não se repita. Colocar um motor mais forte, como o 2.0 de 169/178 cavalos usado no primo Hyundai Elantra, e um sistema multimídia são duas delas que poderiam tornar o Kia Cerato mais forte e competitivo. Do jeito que está, ele é muito caro para concorrer com os compactos e muito fraco para brigar contra o Corolla, que não é lá essas coisas, conforme vimos no comparativo do mês passado. 

Placar Final: Toyota Corolla GLi 1.8 CVT 8x5 Kia Cerato 1.6 Flex Automático




1º Toyota Corolla GLi 1.8 CVT

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.798 cm³, 16 válvulas
Potência: 139 cv (gasolina) e 144 cv (álcool)
Torque: 17,7 kgfm (G) e 18,4 kgfm (A)  
Câmbio: CVT (continuamente variável) de sete marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (Carro, álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,62/1,78/1,48/2,70m
Porta-malas: 470 litros
Tanque: 60 litros
Preço:  R$ 69.990 (R$ 67.810 - manual)

2º Kia Cerato 1.6 Flex Automático

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.591 cm³, 16 válvulas
Potência: 122 cv (gasolina) e 128 cv (álcool)
Torque: 16 kgfm (G) e 16,5 kgfm (A)  
Câmbio: automático de seis marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 6,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Carro, álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,56/1,78/1,46/2,70m
Porta-malas: 421 litros
Tanque: 50 litros
Preço:  R$ 71.900 (R$ 64.900 - manual)