quarta-feira, 13 de agosto de 2014

COMPARATIVO - KIA CERATO 1.6 x TOYOTA COROLLA GLi 1.8

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS CARRO E QUATRO RODAS (ESPAÇO INTERNO)


Em oito anos de carreira no Brasil, o Kia Cerato quase amadureceu. De um sedã com design sem sal na primeira geração, ainda era um médio-compacto quando chegou à sua segunda carroceria, com um estilo bem atraente, criado pelo alemão Peter Schreyer. Apesar dos cantos vivos, foi responsável por revolucionar a identidade da marca sul-coreana.

Nesta terceira edição, lançada aqui no ano passado, o Cerato cresceu e agora pode ser classificado como um sedã médio. Ganhou curvas nas linhas, faróis, lanternas e painel interno, além de uma grade mais imponente. Mas o que impediu o amadurecimento completo foi o motor.

Manteve o mesmo 1.6 Flex usado no estranho compacto Soul e também no Hyundai HB20, que rende no máximo 128 cavalos. Por isso, a ambição de ter um desempenho melhor ou igual que o Toyota Corolla, Honda Civic e companhia ficou comprometida.

O Cerato tinha tudo para fazer frente aos sedãs médios na faixa de 4,60m de comprimento (o Cerato tem 4,56m), mas com este motor não dá para enfrentar os rivais 2.0 ou 1.6 turbo (como é o caso do Citroën C4). Só vendeu 268 unidades em junho, segundo a Fenabrave. 

Como ninguém vai preterir o Cerato por um chinês da JAC (o J5), o Fiat Linea está muito velho e o Honda City ganhará nova geração em breve, decidi realizar o sonho da Kia e compará-lo com o Corolla. Mas o oponente estará na versão básica, a GLi, com motor 1.8.




Estilo e Acabamento

O Cerato leva a vantagem logo de cara. Tem linhas mais arredondadas e ousadas, com uma frente tão imponente quanto a do Corolla, que só é arrojado neste ângulo, enquanto a lateral e a traseira ficaram muito conservadoras.

Também discreto, para não dizer antiquado, foi o interior do Corolla. Painel vertical, com saídas de ar centrais horizontais e um relógio que parecem ter saído dos anos 1980. No entanto, o acabamento do japonês é um pouco superior por ter material espumado no topo do painel, enquanto que no coreano reina o plástico duro.

1x1





Espaço interno e Porta-malas

Cerato e Corolla têm a mesma distância entre-eixos de 2,70m e assoalho quase plano. O Toyota é maior em comprimento, com 4,62m enquanto o Kia tem 4,56m. Mas o que definiu a vitória do japonês foi a maior distância do banco traseiro para o da frente. São 96cm contra 91cm do coreano, medidos pela revista Quatro Rodas. O Corolla volta a ser superior com o porta-malas de 470 litros contra 421 do Cerato.

Corolla 3x1

Corolla

Cerato


Motor e Câmbio

Aqui o Corolla já começa a acentuar a sua superioridade. O motor 1.8, exclusivo da versão básica GLi e que ganhou sistema de partida a frio nesta nova geração lançada em março, já era maior e ainda rende mais: 139 cavalos com gasolina e 144 cv com etanol. No Cerato, a potência do 1.6 fica nos 122/128 cavalos.



O câmbio do Corolla também é mais moderno, embora, pela grade no console, pareça que é mais antigo: um CVT de sete marchas contra um automático simples de seis velocidades no Cerato, que tem alavanca no volante para trocar manualmente as marchas, que no Corolla GLi só pode ser feita na própria alavanca (borboletas na coluna de direção só a partir da versão XEi).

Corolla 5x1



Desempenho e Consumo

Mais duas vitórias do Corolla: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos contra 11,2 segundos do Cerato e retomada entre 80 e 120 km/h em 6,8 segundos contra 8,8 segundos no desempenho. No consumo, o Cerato é mais econômico na estrada, com 11,1 contra 10,8 km/l. Mas na cidade, a média do Toyota é melhor, com 7,4 contra 6,9 km/l. Na soma, o Corolla vence o item por apenas dois décimos e confirma a vitória no comparativo. Os dados são da revista Carro.

Corolla  7x1


Segurança e Conforto

Nestes dois quesitos, avaliados pela frenagem e o nível de ruído a 80 km/h, respectivamente, o Cerato tentaria uma reação, vencendo as duas provas realizadas pela revista Carro. Ele parou em 25,5 metros contra 28 do japonês. E no decibelímetro registrou 60,3 decibéis contra 61,4. Mas já é tarde demais. 

Corolla 7x3




Preço, Equipamentos de Série e Assistência

Enquanto o Cerato é praticamente uma versão única (tem outra opção, com câmbio manual, por R$ 64.900), o Corolla GLi é o básico, com o opcional do câmbio automático CVT, que custa R$ 69.990, com o frete já incluso (o manual sai por R$ 67.810). Consegue ser mais barato que o Kia automático, que custa R$ 71.900, sem frete. 

Embora venha com cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), o Corolla GLi fica devendo ar condicionado digital, faróis de LED, sensores de faróis e estacionamento e piloto automático, itens presentes no Cerato, que só tem airbags frontais. Ambos têm os itens triviais como ar condicionado, direção assistida (hidráulica no Cerato, elétrica no Corolla), banco e volante com ajustes, trio elétrico, CD Player com MP3 e computador de bordo. Mas nenhum deles têm sistema multimídia, bancos em couro e nem Bluetooth. No Corolla é compreensível, pois é uma versão básica. No Cerato não. Mesmo assim, ele leva melhor na relação de equipamentos. No custo-benefício deu empate, mas o Kia com câmbio manual é mais barato e tem mais equipamentos. 

A garantia da Kia também é maior (5 contra 3 anos), mas o que determinou a sua vitória na assistência foi a rede maior de concessionárias (166 a 141). 


Conclusão 

Se a Kia lesse este comparativo poderia fazer algumas correções para que a goleada de 8x5 que o Cerato completo levou do Corolla básico não se repita. Colocar um motor mais forte, como o 2.0 de 169/178 cavalos usado no primo Hyundai Elantra, e um sistema multimídia são duas delas que poderiam tornar o Kia Cerato mais forte e competitivo. Do jeito que está, ele é muito caro para concorrer com os compactos e muito fraco para brigar contra o Corolla, que não é lá essas coisas, conforme vimos no comparativo do mês passado. 

Placar Final: Toyota Corolla GLi 1.8 CVT 8x5 Kia Cerato 1.6 Flex Automático




1º Toyota Corolla GLi 1.8 CVT

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.798 cm³, 16 válvulas
Potência: 139 cv (gasolina) e 144 cv (álcool)
Torque: 17,7 kgfm (G) e 18,4 kgfm (A)  
Câmbio: CVT (continuamente variável) de sete marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,4 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada (Carro, álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,62/1,78/1,48/2,70m
Porta-malas: 470 litros
Tanque: 60 litros
Preço:  R$ 69.990 (R$ 67.810 - manual)

2º Kia Cerato 1.6 Flex Automático

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, 1.591 cm³, 16 válvulas
Potência: 122 cv (gasolina) e 128 cv (álcool)
Torque: 16 kgfm (G) e 16,5 kgfm (A)  
Câmbio: automático de seis marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 6,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Carro, álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,56/1,78/1,46/2,70m
Porta-malas: 421 litros
Tanque: 50 litros
Preço:  R$ 71.900 (R$ 64.900 - manual)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (101) Volkswagen (99) História (92) Ford (88) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (71) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (43) Honda (42) Citroën (39) Especial (38) Nissan (38) Hyundai (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Opel (15) Editorial (14) Golf (14) Civic (13) Focus (13) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Kadett (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)