TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Passat está completando 40 anos no Brasil, mas quem ganhou uma nova geração de presente foram os europeus, pela mesma idade completada no ano passado. A reformulação só deve chegar aqui no ano que vem. É possível que ele seja apresentado no Salão de São Paulo, em outubro. 

Pela primeira vez em sua história, uma nova geração (esta de agora é sexta) não rompe radicalmente com o estilo anterior, embora as mudanças possam ser facilmente notadas (compare aqui). A começar pela grade, que agora é quadriculada como o cupê de quatro portas CC - derivado do próprio Passat - e vai parar embaixo do recuo dos novos faróis. Será este o novo padrão estético da Volkswagen. 



A lateral ganhou novos vincos e a curva das janelas ficou mais longa e a coluna mais curta. Na traseira, as lanternas ficaram mais hexagonais. A perua Variant também foi apresentada e continua tão conservadora quanto o modelo anterior, mas ganhou os mesmos vincos, frente e lanternas traseiras do sedã. O recorte das janelas, no entanto, é naturalmente diferente do sedã e também da geração antiga. 


O interior também dá a falsa sensação de que continua o mesmo. Mesmo assim, é possível perceber que a saída de ar central direita se estende por todo o painel, como no crossover compacto Honda Vezel. O relógio analógico continua no meio, mas agora entre os difusores e não abaixo, como o anterior. O volante também é novo. 



A tecnologia marca presença no novo quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, na iluminação interna em LED, na operação do sistema multimída por gestos e na internet sem fio (WiFi), além dos faróis em LED completos. Pena que estes itens serão opcionais. De série, mesmo, estão previstos o ar condicionado de três zonas controlado pelo sistema multimídia, o navegador e o som (marca Dynaudio) de alta qualidade, além de monitoramento externo por câmeras. 


Entre outros equipamentos estão o head-up display, assistente de congestionamento, assistente de estacionamento de terceira geração, freio urbano de emergência, alerta de tráfego traseiro, entre vários outros.

Para quem ainda duvida que o Passat é inteiramente novo, a plataforma é a modular MQB, a mesma do Golf. O comprimento foi reduzido de 4,79 para 4,76m, mas a distância entre-eixos cresceu de 2,71 para 2,79m, assim como a largura (1,82 para 1,83m), enquanto a altura baixou de 1,48m para 1,45m. O porta-malas agora é de 586 litros na versão sedã e 650 l na Variant. 


Na linha de motores, estão garantidos o 1.4 TSI de 125 ou 150 cv, 1.8 TSI de 180 cv, 2.0 TSI de 220 e 280 cv, movidos a gasolina e os diesel 1.6 TDI de 120 cv e 2.0 TDI com 150, 190 e 240 cv. A partir do 1.4 a gasolina de 150 cavalos todos terão sistema de desligamento parcial de cilindros. Futuramente haverá uma versão híbrida e esportiva R-Line. Entre as opções de câmbio, uma caixa manual de seis velocidades e duas automatizadas DSG (dupla embreagem) de seis ou sete marchas. A tração poderá ser dianteira ou integral 4Motion. 

Discreto no estilo, o quarentão Passat dá mais um show alemão em tecnologia em sua sexta geração.