TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Tanto no Brasil quanto na Europa o alvo da Nissan é a Volkswagen. Enquanto aqui ela investiu em uma nova fábrica no estado do Rio e no face-lift do compacto March para destronar o Gol da liderança de mais de 25 anos do mercado, lá ela tem um objetivo tão ou mais difícil: produzir um hatch médio melhor que o Golf, referência do segmento em todo o mundo, o Pulsar.

O novo Nissan é derivado do conceito Friend-ME, apresentado no Salão de Frankfurt no ano passado. O nome Pulsar já é tradição na marca japonesa. É usado desde o final dos anos 70 na Austrália, no lugar de designações como Sunny, Almera, antecessores europeus, e até hoje, na segunda geração do Tiida, mostrado em Xangai em 2011. O Sentra importado do México e vendido aqui se chama Pulsar Sedan na terra dos cangurus e dos coalas. 

O novo Pulsar europeu tem 4,38m de comprimento e 2,70m de distância entre-eixos. Medidas maiores que as do rival Golf, que tem 4,25m e 2,63m. O estilo ousa apenas na lateral, com a terceira janela ascendente como num monovolume. Ou melhor, um crossover, como o Qashqai, que lhe emprestou a plataforma. A própria carroceria também é alta. 

Frente e traseira, por outro lado, são mais discretos que os da versão asiática, mesmo com as luzes diurnas em LED em L dos faróis. A grade tem o típico V da Nissan, como no novo March. A traseira tem lanternas horizontais, posicionadas entre a lateral e a tampa do porta-malas, mas com arremates pontudos. 

Para um carro que vai enfrentar o Golf e também o Focus, o interior é bem simples, embora aparenta bom acabamento. O painel tem faixa colorida e ondulada. No centro, o gabinete central parece flutuar nele. É exatamente o mesmo do asiático. O espaço interno promete ser bem generoso por causa da maior distância entre-eixos do segmento. A capacidade do porta-malas ainda não foi divulgada. 


Entre os equipamentos, destaque para os itens de segurança como o Safety Shield (escudo de segurança), que inclui sensores de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, visão superior para facilitar manobras de estacionamento, detecção de obstáculos móveis, aviso de perda de faixa de rodagem, itens comuns em modelos da Volvo e do próprio Golf e que estreiam na Nissan. E também terá o Nissan Connect, o mesmo sistema multimídia adotado no nosso March.

Os motores inicialmente serão o 1.2 a gasolina DIG-T de 115 cavalos e um diesel 1.5 dCi de 110. Em breve chegará um 1.6 de 190 cavalos preparado pela divisão esportiva Nismo. Todos com turbo, claro. Em relação ao câmbio, um manual de seis marchas e o conhecido CVT X-Tronic do Sentra. 

Pulsar no Brasil? Já faz três anos que a versão asiática foi lançada e ainda por cima, até agora, não temos nenhuma notícia dele. E depois que o grupo Renault-Nissan anunciou o cancelamento da vinda da minivan Note não dá pra esperar mais nada. 

Os otimistas diriam que o aborto da vinda do Note poderia mudar o foco dos investimentos para este hatch médio, ainda mais agora que a Nissan já lançou o Sentra e o March no Brasil e com isso ficou mais folgada. Os europeus terão o Pulsar fabricado em Barcelona, na Espanha. O nosso poderia vir de Aguas Calientes,  no México. Mas é esperar pra ver. Em processo de nacionalização, o Golf agradece pela indefinição.