TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


Minivan metida a utilitário esportivo, o Peugeot 3008 já está de cara nova no Brasil. E só a cara mesmo. Mudaram os faróis - que ficaram mais recortados com luzes diurnas em LED - e principalmente a grade, que trocou o "aparelho dentário" por uma moldura com o nome Peugeot no topo e três frisos cromados. O brilho no metal também está presente na moldura dos faróis de neblina. O emblema do leão ficou com o novo estilo e emoldurado no capô apenas pelos vincos ao seu redor. O objetivo foi padronizá-lo com a atual identidade estética da marca francesa.


Na traseira, as lanternas ganharam iluminação em LED com efeito 3D quando acesas, o leão ficou mais destacado, as rodas ficaram diamantadas e só. O 3008 perdeu a versão básica Allure e até equipamentos de série. Ficou apenas com a top Griffe por R$ 99.990. Ainda tem ar condicionado digital de duas zonas, o head-up display (que projeta a velocidade e a indicação do GPS em uma placa de acrílico retrátil próxima ao para-brisa e agora é colorido), CD com MP3 e Bluetooth, freio de estacionamento elétrico, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), piloto automático, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição eletrônica, sensores anti-derrapagem, chuva, faróis e de estacionamento traseiro e o teto panorâmico. Ganhou navegador por GPS, mas não tem mais retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento elétrico dos espelhos externos, luz de cortesia nos para-sois, abertura por controle remoto do porta-malas e os bancos em couro agora têm tecido no meio.


O trem de força continua com o motor THP 1.6 de 165 cavalos e câmbio automático de seis velocidades, que leva o 3008 a 100 km/h em 9,9 segundos, o faz retomar entre os 80 e 120 km/h em 6,7 segundos e percorrer 8,8 km com um litro de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada. A frenagem é cumprida em 54,9 metros e o nível de ruído em 64,3 decibéis, ambos a 120 km/h. Os números são da revista Carro.

Seus concorrentes são o Chevrolet Captiva (R$ 104.096), o Fiat Freemont (R$ 96.530), Mitsubishi ASX (R$ 92.990), Honda CR-V (R$ 98.900), Kia Sportage (R$ 94.600) e Hyundai ix35 (R$ 97.000).

O face-lift do 3008 foi apenas uma plástica para lhe dar mais vigor na sua carroceria que já está chegando ao fim do seu ciclo. O crossover francês, Utilitário Esportivo do Ano da revista Autoesporte em 2010, até tem um bom custo-benefício. Embora seja mais caro que a maioria deles, é mais equipado. Mas é lamentável que tenha perdido itens que até um carro popular tem para ficar na mesma faixa de preço.

FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.587 cm³,16 válvulas
Potência: 165 cavalos
Câmbio: Automático de 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: não divulgado
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,37/1,84/1,64/2,61 m
Porta-malas: 512 litros
Tanque: 60 litros
Preços: R$ 99.990