quinta-feira, 10 de abril de 2014

ESPECIAL - GUSCAR EM GENEBRA - "NACIONAIS"


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: GUSTAVO DO CARMO E DIVULGAÇÃO



Todo mundo está careca de saber que as quatro montadoras mais tradicionais e populares do mercado brasileiro são estrangeiras: General Motors, Ford (americanas), Fiat (italiana) e Volkswagen (alemã). E também é óbvio que as quatro são presença constante em todos os salões europeus, principalmente o de Genebra. 


Fiat 

Só que neste ano, justamente em que eu estive pessoalmente lá, nem todas as marcas se destacaram. A Fiat, por exemplo, só apresentou uma edição comemorativa do 500, em alusão ao ano do lançamento da versão original do compacto retrô (1957), e versões aventureiras (Cross) do Panda (inexistente por aqui, mas que inspirou o nosso Novo Uno) e do utilitário Freemont (este sim, vendido em nosso país). Só registrei o 500. Não me interessei pelos outros dois.

500 1957 Edition - Série especial alusiva ao ano do lançamento da versão original do microcarro italiano. Tem detalhes ainda mais retrôs do que ele já é, como teto e capa dos retrovisores pintados de branco, rodas simulando calotas antigas e banda branca (cromadas no novo modelo). O interior é em couro marrom. 

Jeep e Alfa Romeo

As maiores atrações da montadora italiana foram, mesmo, das suas subsidiárias: a Jeep, da americana Chrysler, que apresentou o SUV compacto Renegade - que será fabricado em Pernambuco e dará origem ao 500X - e a Alfa Romeo, que mostrou a versão sem capota do cupê esportivo 4C, que deve chegar em seu retorno ao Brasil.

Renegade - O pequeno utilitário esportivo será fabricado em Goiana, município de Pernambuco, no ano que vem. Apesar do estilo estranho, o interior ficou bem agradável, com tela multimídia no centro do painel e no quadro de instrumentos. Parte do teto pode ser removida para transformá-lo em um targa.

O Renegade brasileiro ainda terá mudanças estéticas quando for nacionalizado. A plataforma é a mesma do Fiat 500L (a perua do 500 não vendida aqui) e do 500X, que também não será vendido em nosso país. O nosso Jeep deverá ter uma versão modernizada do motor 1.8 E.TorQ.

 Na Europa já estão confirmados três tipos de tração: dianteira, integral permanente e outra com reduzida forte, além de seleção automática para diferentes tipos de piso e controle automático de descida. O câmbio será manual de cinco ou seis marchas, um automatizado de dupla embreagem de seis e um automático de nove velocidades. Os motores serão da série Multiair (gasolina) e MultiJet (diesel), com cilindrada variando entre 1.4 e 2.4 littros. 

Alfa Romeo 4C Spider - É difícil de acreditar, mas este roadster derivado do cupê 4C ainda é um conceito. Mas a sua produção já é certa. A versão fechada deve ser o primeiro Alfa Romeo a retornar ao Brasil (como importado, claro) ainda este ano. O arco do para-brisa é em fibra de carbono e o vidro traseiro é de composite, um material mais leve para deixá-lo com menos de 1 tonelada. O motor 1.8 tem turbo e injeção direta, o que o faz render 240 cavalos. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e a tração é traseira, com seleção de diferentes modos de condução. O cupê fechado acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. 


Opel

A Chevrolet, marca que representa a General Motors no Brasil desde que ela começou a fabricar os seus caminhões aqui, ainda nos anos 1950, também está presente na Europa. Só que lá é apenas uma marca de nicho e está até reduzindo a sua participação, se limitando ao esportivo Corvette. GM forte no velho continente é com a Opel (ou a Vauxhall no Reino Unido), que quase foi vendida pelo grupo estadunidense durante a crise de 2008.  

Apesar da grande representatividade na Europa, a Opel também teve poucas novidades. Tirando as versões esportiva (S) e aventureira (Rocks) do compacto Adam, a maior delas foi o conceito Monza. O nome é nosso velho conhecido, mas o homenageado não foi o sedã médio que se tornou o carro mais vendido do Brasil por três anos seguidos na década de 80 e sim o cupê derivado do antigo sedã luxuoso da marca europeia: o Senator. Está longe de chegar ao mercado, mas seu estilo deve inspirar os próximos modelos Opel.


Monza - A homenagem ao velho cupê de quatro portas do Senator e não o nosso clássico médio é um modelo híbrido e com alta dose de tecnologia multimídia, com LEDs tridimensionais no quadro de instrumentos. 

Cadillac

Quem também esteve presente foi a Cadillac, com os cupês ELR e ATS. O primeiro é híbrido e derivado da dupla Chevrolet Volt e Opel Ampera. Ambos fizeram suas estreias na Europa.


ELR - Baseado na dupla Chevrolet Volt/Opel Ampera, o Cadillac tem apenas duas portas para ficar ainda mais exclusivo e se dar bem no mercado europeu. Tem dois motores elétricos: um de potência equivalente a 184 cv, que é o responsável por impulsionar o carro, e outro de 75 cv que serve como gerador. A energia também é gerada por um propulsor a gasolina 1.4 de 86 cv. Se os dois motores não forem suficientes, ainda tem a bateria de 198 kg e 16,5 kW de capacidade, que demora quatro horas e meia para ser recarregada em 240v. A autonomia é de 480 km.

Entre os equipamentos, se destacam o ajuste eletrônico da firmeza da suspensão, avisos de mudança involuntária de faixa e de aproximação de veículos no ponto cego, piloto automático ativo e GPS.   


ATS - Cupê vai enfrentar BMW Série 4 e Audi A5 com motores 2.0 turbo de 276 cavalos e 3.6 de seis cilindros e 325 cv. 


Volkswagen

A Volkswagen também se destacou com um conceito, o T-Roc, que ainda tem muita cara futurista, mas deve dar origem a um cupê esportivo de quatro portas 4x4 para concorrer com o BMW X4. Além dele, a alemã apresentou a versão definitiva do estranho cupê econômico XL1 e os face-lifts do hatch compacto Polo (mais avançado que o nosso) e do Scirocco (cupê derivado do Golf também não vendido aqui).





T-Roc - Ainda com cara de conceito, vai dar origem a um cupê utilitário ao estilo do BMW X4 e poderia até gerar um roadster 4x4 de quatro lugares porque a configuração atual deste protótipo ficou muito boa. O motor do conceito é um 2.0 turbo de 184 cv, o câmbio é automatizado DSG de sete marchas e a tração integral 4Motion.



Polo - Esta geração do compacto ex-premium que a Volkswagen do Brasil abandonou, uma a frente do nosso (claro), passou por um discretíssimo face-lift que só mudou estrutura em LED dos faróis, para-choques, painel e o motor. Um dos propulsores é o nosso conhecido EA-211 1.0 de três cilindros do Fox e do Up!, mas com turbo, injeção direta e 89 cv. Outro três cilindros é o 1.2 de 59 ou 74 cv. O 1.2 menos potente tem parada e partida automáticos e sistema de regeneração de energia. O câmbio pode ser automatizado de sete marchas. Tente identificar o face-lift comparando-o com a primeira versão desta carroceria aqui.

    


Scirocco - Quem também passou por um face-lift de pouco impacto foi o cupê esportivo derivado do Golf. Aliás, veio da versão GTI do hatch médio a inspiração para os novos para-choques. Além destes mudaram também a grade, a estrutura dos faróis e levemente o desenho das lanternas traseiras. Por dentro, painel com novo acabamento e volante achatado. Na mecânica destaque para a adição de sistema de desligamento do motor em paradas breves, regeneração de energia nas frenagens e o aumento da potência de todos os motores, como os TSI a gasolina 1.4 e 2.0 e os turbodiesel 2.0. Esta versão R da foto, por exemplo, tem bloco TSI turbo e injeção direta e 280 cv (15 a mais que o modelo pré-face-lift). Compare os modelos aqui. / Foto do painel: Divulgação 


Ford

A Ford também teve poucas novidades. A única que me despertou atenção vai revoltar os brasileiros: o face-lift do Focus, que mal acabou de ser lançado no Brasil com a frente de 2010. Já estamos em 2014 e já era de mudar de cara, que ficou igual ao do Aston Martin, New Fiesta, Fusion e até o Ka. Enfim, o Focus foi uniformizado. Também estavam presentes o renovado Mustang e o Ecosport, que não é tão superior ao nosso em acabamento como já disseram.



Focus - Com nova carroceria recém-lançada, o médio da Ford, seja hatch ou sedã mal está conseguindo emplacar no Brasil. Agora a sua situação vai ficar mais difícil (ou não, já que brasileiro adora carro desatualizado), já que o Focus volta a ficar defasado em relação ao mercado externo. A grade passa a seguir o padrão da marca norte-americana, já usado no New Fiesta, Fusion e no Ka. Os faróis ganharam ajuste automático de facho. As lanternas do hatch também ficaram menores. O interior mudou pouco,  como no volante e no sistema multimídia SYNC com menos botões. O assistente de estacionamento agora trabalha em vagas perpendiculares. Na mecânica, as novidades são o motor 1.5 Ecoboost (mesma família do 2.0 do Fusion) de 150 ou 180 cv, o 1.6 e 2.0 turbodiesel e o elétrico de 145 cv. Na Europa, também há a versão perua. Nos Estados Unidos, ontem foi lançada a nova frente do sedã. No Brasil? Espere o fim do ano que vem. / Foto do painel: Divulgação 



Mustang - O mitológico esportivo norte-americano fez a sua estreia na Europa e na versão conversível. Já falei dele no fim do ano passado aqui no Guscar

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)