TEXTO E FOTOS: GUSTAVO DO CARMO


Este post é histórico. Depois de uma cobertura do Salão de Paris feita em parceria com o amigo Ruy Barbosa em 2006, mas somente com fotos de divulgação, no antigo fotolog Guscar, e outra, sozinho, do Salão de Genebra 2012, também com fotos oficiais, o Guscar esteve presente in loco, pela primeira vez em seis anos de blog e 36 de vida deste que vos escreve, no Palexpo, em Genebra, para o Salon International de Auto et Accessoires.



O Palexpo é anexo ao aeroporto de Genebra e recebe o evento desde 1981. Até então, desde quando surgiu, em 1905, passou por Zurique, Bâtiment Électoral e o PlainPalais. Foi paralisado entre 1908 e 1922 e durante a Segunda Guerra Mundial, retornando só em 1947.

A 84a edição, como tem acontecido nos últimos anos, teve a presença de veículos esportivos, elétricos e conceitos, além de curiosidades (muita mulher bonita) e auto-peças (que ficavam no andar térreo, logo na entrada). O pavilhão dos automóveis, mesmo, ficava no andar superior.


Procurei tirar fotos de todos os principais lançamentos mundiais. Alguns chegarão ao nosso mercado, como o Jeep Renegade - que será fabricado em Pernambuco em parceria com a Fiat, o Mercedes Classe C (a ser fabricado no interior de São Paulo) e o chinês Qoros 3, divisão de luxo da Chery. Porém, com a correria de fotografar todos os principais modelos, me divertir e entrar nos carros antes do fechamento diário do Salão (fechava pontualmente às 19h locais, como em quase toda a Europa), acabou não dando tempo para fotografar o Mercedes GLA, o novo Mini Clubman Concept (agora com quatro portas) e mais um conceito da Volvo, agora para a sua futura perua.

As marcas francesas foram o destaque, principalmente a terceira geração do Renault Twingo, que foi vendido no Brasil em sua primeira edição e agora, pela primeira vez tem quatro portas e motor traseiro. Também estiveram presentes três dos seus maiores concorrentes, também reestilizados, os gêmeos Peugeot 108, Citroën C1 e Toyota Aygo (que saiu um pouco diferente). Do segmento de luxo estiveram presentes o novo Audi TT, o Mercedes Classe S Coupé e o Lamborghini Huracan, sucessor do Gallardo.

Veja os capítulos: 


As francesas 

Toyota Aygo

Coreanas

Emergentes

Esportivos

Mini e Skoda

O trio alemão e a Volvo

"Nacionais"

A anfitriã Rinspeed

As Belas do Salão