TEXTO E FOTOS: GUSTAVO DO CARMO
 ÚLTIMA FOTO DO C4 CACTUS: DIVULGAÇÃO

Renault

Twingo - A terceira geração do carrinho francês (vendido no Brasil na primeira edição em 1994), pela primeira vez. passa a ter quatro portas (o vidro da janela traseira é basculante) e motor traseiro. Seu estilo, que agora segue a linha fashion, foi inspirado no Renault 5, antecessor do Clio, mas também lembra o Fiat 500 e também o antigo Fiat 126.


Peugeot 




 108 - A segunda geração do mini-compacto compartilhado com a Citroën (C1) e a Toyota (Aygo) ficou mais comportada nas linhas, trocando o arredondado pelo reto, mudança que o deixou mais moderninho como o arquirrival francês Renault Twingo. Tem menos de 3,50m de comprimento e por isso a janela traseira da versão quatro portas também é basculante, assim como a tampa traseira é de vidro escurecido (como a geração anterior, a nova dos irmãos, o Twingo e o Volkswagen Up europeu em ambos os casos). Também tem versão de duas portas e uma versão com teto solar de lona. Destaque para o motor de três cilindros com sistema Start-Stop.





 308 SW - Essa é para o brasileiro babar. De raiva. Enquanto a nova geração do hatch 308, que acabou de ser eleito o Carro do Ano na Europa, nem tem previsão de chegar ao Brasil, no Salão de Genebra, a Peugeot apresentou a versão perua do médio. Claro que ela não vem. Afinal, as peruas estão entrando em extinção por aqui. 
Citroën 

C1 - O comentário para o Citroën C1 é o mesmo para o 108. Ele tem as mesmas medidas e os mesmos motores e versões, embora com outro nome. Em relação a originalidade só fica atrás do Toyota Aygo, mas a sua frente é bem mais ousada que a do Peugeot 108.

C4 Cactus é um utilitário esportivo de linhas ousadas e retas, faróis que se confundem com as luzes de neblina e proteção lateral com bolhas de ar, chamada airbumps, que é o que mais se destaca no seu estilo. Aliás, suas formas são as mesmas do conceito Cactus Concept, apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado. Por dentro, os bancos dianteiros, em formato de sofá, são inteiriços e o painel tem formas minimalistas, com velocímetro digital, sistema multimídia e console central. A plataforma EMP2 vem do novo C4 Picasso. Modular, ela permitiu que o C4 Cactus tenha o mesmo porte do Peugeot 2008 e do Renault Captur. Um dos motores será um 1.2 de três cilindros. Tão curiosa quanto o seu estilo é a sua anunciada vinda para o Brasil em breve.

Foto: Divulgação