TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Repetindo o que fez com o hatch, a Ford apresentou no início desta semana, em São Paulo, o protótipo do Ka Sedan, inédita versão de três volumes do ex-subcompacto lançado em 1996 na Europa e no ano seguinte no Brasil. Um sedã do Ka era o sonho da Ford desde a segunda geração, lançada em 2007, que já saiu de linha no fim do ano passado. 




O Ka Sedan Concept deve mudar de nome na versão "definitiva". É que a pronúncia pode gerar piadas com aquela famosa anatomia masculina, lembrando o Casseta e Planeta, para dar um exemplo. Com o atraso da produção do hatch, os dois podem chegar ao mercado juntos ou o sedã começar a ser vendido só no final do ano, o que é mais provável. 

Sedan e hatch terão duas opções de motor: o 1.5 já usado no New Fiesta e o inédito 1.0 TiVCT de três cilindros, ainda sem turbo. O câmbio automatizado Powershift também deve ser oferecido como opcional. Entre os equipamentos previstos destaque para o sistema SYNC. O conceito foi apresentado com o teto escuro, que sugere um teto panorâmico. 


A terceira geração do Ford Ka vai substituir, além do modelo antigo, o Fiesta Rocam, nas duas versões de carroceria. Ele voltará a ser um modelo global, como foi na primeira geração. Na Índia, onde foi apresentado simultaneamente, ele vai subsituir o Figo, o Fiesta Rocam vendido lá. O conceito foi chamado de Figo Concept e tem a traseira bem curta, como se fosse um notchback, como era o antigo Escort.  

O Figo Sedan indiano