TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Compactos, médios, grandes... 2013 foi o ano dos sedãs. Começou com o lançamento do Chevrolet Prisma, antes o três volumes do Celta e agora do Onix, lançado no fim do ano retrasado. Outro hatch compacto surgido em 2012 que também ganhou versão três volumes no ano que passou foi o Hyundai HB20, que incorporou um S ao seu nome. O sul-coreano fabricado em Piracicaba ainda se vestiu de aventureiro e virou o HB20X.



No final do ano passado, o feioso Renault Logan tomou um banho de loja e ficou mais bonitinho. Ainda entre os compactos, a maior novidade do ano entre os hatches foi o Peugeot 208, que veio para suceder o velho 206 com nome 207. É um dos poucos modelos em sintonia com o mercado europeu.




Antes de falar dos sedãs médios, vou continuar falando dos hatches. O maior lançamento do ano foi o médio Golf, enfim reestilizado no Brasil, pulando da quarta para a sétima geração e que também é o mesmo vendido no exterior. Por enquanto ainda é importado da Alemanha (o que fez com que ele se tornasse o primeiro Carro do Ano da revista Autoesporte fabricado na Europa), mas será produzido no Paraná em 2015. Quase ao mesmo tempo chegou o seu maior concorrente, o Ford Focus, também remodelado, mas em sua terceira geração. Ofuscado pelos dois líderes do segmento, desembarcou no meio do ano o ex-campeão de vendas Hyundai i30, que deixou de ter bom custo-benefício por ser caro e ter motor 1.6. O seu preço foi baixando e há a promessa de um motor 1.8.




No mesmo gênero, mas em um patamar de luxo, chegaram os alemães Audi A3 e Mercedes Classe A, o francês Citroën DS4 e o sueco Volvo V40. Também em sua terceira carroceria, o Audi A3 veio com duas (Sport) e quatro portas (Sportback). O A3 Sedan está chegando junto com este texto praticamente. Ainda é importado, mas também será fabricado em 2015 no Paraná junto com o Golf. Já o Mercedes é um velho conhecido dos brasileiros. Era fabricado em Juiz de Fora na carroceria monovolume de primeira geração. Mas agora se transformou em um elegante hatch esportivo. Mais charmoso do que ele só o Volvo V40, que impressiona não só pelas linhas como também pelo inovador airbag para o pedestre, que equipa somente a versão mais cara. Já o DS4 completa uma família de luxo da popular marca francesa, que começou em 2012 com o compacto DS3 e virou o ano com o grande DS5, falado aqui no Guscar só em 2013.






Voltando aos sedãs, destaque para as reestilizações do Kia Cerato e do Nissan Sentra. O sul-coreano também sofre do mesmo mal que o conterrâneo Hyundai i30: tem motor e custo-benefício fracos. O Focus também chegou com três volumes e faz parte da retrospectiva. Outra novidade foi o Citroën C4 Lounge, que substituiu o velho Pallas.





Dos grandes foram lançados o Ford Fusion (ainda em 2012, mas que só começou a ser vendido no ano passado), o Honda Accord e o Nissan Altima. Os dois primeiros foram renovados, mas o japonês estreou no Brasil. O Ford ainda ganhou uma versão híbrida. Outro carro com motor elétrico apoiado por outro convencional foi o Toyota Prius, que está discretíssimo no mercado.





Novidades também entre os utilitários esportivos. Os médios Mitsubishi Outlander e Toyota RAV4 chegaram reestilizados, assim como o grandalhão Santa Fe e o luxuoso Range Rover Vogue. Nos compactos a maior atração foi o inédito (mas com nome antigo) Chevrolet Tracker, importado do México e escolhido pela Autoesporte o utilitário do ano. O Land Rover também ganhou o prêmio na categoria Premium. E por falar em premium e esportivo, outra novidade foi o roadster Jaguar F-Type, o verdadeiro sucessor do E-Type.







Os chineses continuaram investindo no Brasil. A JAC reformulou a frente do seu compacto J3 e da minivan J6. A Chery também efetuou um face-lift no utilitário Tiggo e trouxe o compacto-médio Celer nas versões hatch e sedã. As duas estão construindo fábricas no país, que serão inauguradas agora em 2014. A Lifan finalmente importou o crossover X60 (anunciado dois anos antes aqui no Guscar). As novatas do ano foram a Shineray e a Rely, com seus furgõeszinhos e picapinhas comerciais.






Quem também anunciou fábricas por aqui no ano que passou foram a Audi (em São José dos Pinhais, já citada), a BMW (em Araquari, Santa Catarina), a Mercedes (em Iracemápolis, interior de São Paulo), a Honda (Itirapina, também interior paulista, sendo a segunda unidade da marca japonesa) e a Land Rover (aqui no Rio de Janeiro, em Itatiaia). A Nissan prometeu inaugurar a sua planta em Resende em 2013 mas foi adiada para este ano.

Os face-lifts também marcaram presença no ano que passou. O mais importante deles foi no Ford New Fiesta, que adotou grade hexagonal ao estilo Aston Martin igual a do Fusion. O hatch passou a ser fabricado aqui (em São Bernardo do Campo), ganhou um novo motor 1.5, o 1.6 foi melhorado e chegou aos 135 cavalos de potência com etanol, mas perdeu capricho no acabamento (o Ford Ecosport, de mesma base, foi detonado pela revista Quatro Rodas). Já o sedã continuou vindo do México somente com o motor 1.6. Indo direto ao luxo, o Mercedes Classe E também foi atingido, assim como o utilitário Kia Sorento.






A Saveiro também padronizou o seu visual dentro da Volkswagen, mas a maior novidade do ano nas picapes compactas foi da Fiat Strada. Não pelo back lift, mas pela inédita terceira porta do segmento, recurso antes exclusivo das enormes picapes. A Saveiro promete dar o troco com quatro portas em 2014.



No mercado internacional, as maiores novidades aconteceram nos Estados Unidos e com dois modelos clássicos: o Chevrolet Corvette e o Ford Mustang, que não são rivais na faixa de preço, mas brigam pelo coração do consumidor norte-americano. Também da América teve o Tesla Model S, o primeiro carro elétrico que nasceu de uma marca criada genuinamente tecnológica.




Na Europa também tivemos o trio de lançamentos de superesportivos como a La Ferrari, a McLaren P1 e o Lamborghini Veneno, que já teve todas as suas unidades vendidas. No luxo, destaque para a nova geração do grande sedã Classe S e o Maserati Ghibli.  A BMW mudou o nome dos seus cupês. Os Séries 2 e 4 substituem os antigos 1 cupê e 3 de duas portas.








Entre os médios destaque para o novo Citroën C4 Picasso, totalmente reto e futurista, e os Mercedes CLA e GLA, respectivamente, sedã e crossover derivados do Classe A e que chegam ao país em 2014. A quarta geração da Classe C, ex-compacto da marca alemã, foi lançada no finalzinho deste ano, assim como o Lamborghini Huracan, sucessor do Gallardo.






Da Europa e Estados Unidos também tivemos o novo Toyota Corolla, com versões específicas para cada continente. O sedã chega ao Brasil em abril com a aparência europeia, mas a versão esportiva pode seguir o estilo norte-americano.



Direto da Ásia foram apresentados a nova geração do sedã Honda City e o crossover compacto Vezel, da mesma marca. Ambos derivados do monovolume Fit, que também ganhou novo estilo em 2013. Todos virão para o nosso país. Outro modelo foi o Datsun Go, recriação da marca da Nissan, que antes era esportiva e agora é popular e barata. Por isso, o visual espartano.





Como toda retrospectiva há as novidades e também as despedidas. Por causa da entrada em vigor da lei que obriga carros a saírem a fábrica com airbags frontais e freios ABS, a Kombi enfim teve o seu descanso merecido. Quase que ela continuou. Teve uma versão de despedida pelo dobro do preço chamada Last Edition e foi testada pelo Guscar. Mas a possivel continuação me deixou com tanta raiva que eu apaguei dos arquivos o teste da série especial e a história de despedida. Ela foi embora mesmo, mas ficou sem homenagem. Quem também se despediu foram o Uno Mille, o Uno Furgão, o Fiorino (que passa a ser derivado do Novo Uno), o VW Gol G4, a picape Ford Courier, o Ford Ka (que será substituído pela nova geração globalizada, mas criada no Brasil), o Nissan Tiida, Renault Symbol, Subaru Tribeca, Mini Clubman, Hyundai Veracruz e o Volvo XC90.




As efemérides de 2013 foram de modelos em produção, como os 10 anos de quatro compactos nacionais (Ford Ecosport, Honda Fit, Citroën C3 e Volkswagen Fox, este último ganhou, na versão Bluemotion, um motor 1.0 de três cilindros), os 60 anos do Chevrolet Corvette norte-americano, e já aposentados há anos, como os 40 anos do Chevrolet Chevette, Ford Maverick e Dodge Polara e os 30 anos do Ford Escort, que quase foi ressuscitado no futuro novo Ka.








2013 foi um ano difícil para o Guscar. As visitas diárias, que passavam de 2.100, caíram para a média de 500 e 600. Mesmo assim, o blog teve novidades, como a chegada do colaborador Mario Coutinho Leão, que produziu matérias como a que desmascarou a economia dos carros flex

Isto posto, já estamos em 2014. Desejamos um ano de felicidades, muitas novidades e sucesso. Para o leitor e também para o Guscar.