Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COMPARATIVO - HATCHES MÉDIOS

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO


Os hatches médios ainda são subvalorizados no Brasil mas, de vez em quando, o segmento ganha duas novidades ao mesmo tempo, como a tão esperada reformulação do Golf e a terceira geração do Ford Focus, que enfrentam, aqui, o agora veterano Chevrolet Cruze Sport6 e o eterno incompreendido Fiat Bravo.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LANÇAMENTO - NOVO RENAULT LOGAN

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Sabe aquelas mulheres feias, de nariz adunco, dentes avançados e personalidade rude que, com a ajuda de uma fada-madrinha, ganhou uma plástica, produção caprichada, roupas mais sofisticadas e aulas de etiqueta, mas ainda manteve o mesmo corpo, as mesmas qualidades e um caráter autêntico?

O Renault Logan, sedã compacto criado pela romena Dacia em 2004 e lançado aqui em 2007, pode ser comparado a elas. Aquele visual de carro do leste europeu do início dos anos 90, que tinha vidro plano para economizar, ficou para trás. Agora ele está mais moderno, com as quinas suavizadas e grade, lanternas e interior atualizados para a década atual. A economia do modelo anterior não acabou, mas ficou em segundo plano.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PRÉ-ESTREIA - NOVO FORD KA


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Foram divulgadas as primeiras imagens do novo Ford Ka. Por enquanto, ele é chamado de Concept, mas as linhas finais já estão definidas. A frente segue o padrão estético da Ford, com a grade hexagonal grande. A traseira lembra o Chevrolet Onix e a lateral remete ao Hyundai HB20 e ao Gol. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LANÇAMENTO - FORD FOCUS 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CAR AND DRIVER 


O Ford Focus é um modelo de duas personalidades não só por ter dois formatos de carroceria. A passada segunda geração, lançada em 2008, viveu momentos distintos no mercado. Enquanto o Hatch liderou o segmento de médios até o mês passado (foi superado pelo novo Golf no início de novembro), o Sedan nunca conseguiu ofuscar os japoneses Civic, Corolla, além do asiático-americano Chevrolet Cruze.

E agora a terceira (a primeira foi lançada aqui no final de 2000) enfim chega ao nosso mercado, importada da Argentina, para recuperar a liderança de um lado e se destacar do outro. Especulada no post publicado no ano passado, a perua não deve mesmo vir, pois aguarda-se a chegada do crossover Kuga e as marcas que atuam no Brasil são igual pai pão-duro: tem que obrigar o filho a economizar e a escolher entre um ou outro. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LANÇAMENTO - NISSAN SENTRA

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


A quinta geração do sedã médio Nissan Sentra no Brasil já está à venda à partir de 61 mil reais. Ele volta a ter linhas conservadoras e "cara de tiozão", para desgosto da banda de cinquentões, que se orgulhava de dizer, nos comerciais de TV, que a geração anterior não tinha. O objetivo é ofuscar os tiozões que dominam o mercado, como o Honda Civic e o Toyota Corolla. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - BMW SÉRIE 2

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em junho, a BMW separou o cupê duas portas do sedã da Série 3 e criou a Série 4, definindo uma nova família de cupês esportivos de luxo com número par, deixando os sedãs e hatches conservadores com número ímpar. Agora, a marca alemã faz o mesmo com a Série 1, dos hatches de quatro portas.

A geração anterior do Série 1 tinha um pequeno três volumes de duas portas, que remetia aos antigos 2002 e também os primeiros Série 3. Já a Série 1 atual não terá o cupê e nem o conversível como antes. Ambos tiveram a produção encerrada no mês passado. Só que o compacto da BMW não ficará sem estas versões. Elas agora fazem parte da nova Série 2, cujo primeiro modelo, o cupê, já foi divulgado e você vê aqui.