Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COMPARATIVO - CITROËN DS4 x VOLKSWAGEN FUSCA


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


O Fusca voltou. Não para ser um carro robusto e barato, como foi no passado, e concorrer com Celta, Uno e Ka. Mas para suceder o New Beetle (reencarnação moderna do Fusca importada do México entre 1999 e 2010) e chamar atenção por onde passa. Agora ele é um carro de imagem, como são o Mini Cooper, o Hyundai Veloster, Peugeot RCZ e Citroën DS4.

Entre estes somente o Mini e o DS4 são os mais apropriados para enfrentar o Fusca. Mas escolhi o Citroën por ser o lançamento mais recente e ter informações melhores sobre a sua lista de equipamentos e preço.

O DS4 é vendido no Brasil desde março em versão única, com câmbio automático e motor 1.6 turbo. O Fusca também só tem um motor turbinado, mas 2.0. O modelo básico do Volks, entretanto, é vendido com transmissão manual e a automática, na verdade, é automatizada DSG, com seis marchas, igual ao rival, que é automático de verdade. O pecado do Fusca é oferecer muitos opcionais.

Apesar de bem diferentes no desenho da carroceria, o duelo entre o Fusca e o Citroën DS4 promete ser bem equilibrado. Será?


sábado, 24 de agosto de 2013

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - MERCEDES GLA

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O interesse pelos crossovers compactos não é exclusividade de marcas populares como Ford (Ecosport), Renault (Captur), Dacia (Duster), Peugeot (2008), Chevrolet (Tracker) e Volkswagen (Taigun). As alemãs da categoria premium também estão investindo intensamente no gênero há alguns anos, embora derivados de hatches médios e não de compactos.

A primeira foi a BMW, com o X1, que já está se encaminhando para a sua segunda geração, baseada no novo Série 1. Há dois anos a Audi apresentou o Q3, derivado do A3. Agora é a vez da Mercedes-Benz apresentar, no próximo Salão de Frankfurt, o inédito GLA, que começa a ser vendido por lá no início do ano que vem e chegará ao Brasil no segundo semestre de 2014, podendo até ser fabricado aqui em 2015.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

HISTÓRIA - ESPECIAL ELES SÃO 10! - CITROËN C3

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Volkswagen Polo chegou antes, em 2002, mas foi o Citroën C3, lançado no Brasil em junho do ano seguinte, quem mais ganhou fama como Compacto Premium.

Assim como o Honda Fit, o C3 foi a primeira investida da Citroën no segmento de compactos e também o segundo modelo da marca francesa produzido em nosso país. A Honda já fabricava o Civic em São Paulo desde 1997 e a Citroën a minivan média Xsara Picasso, em Porto Real, aqui no estado do Rio.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

LANÇAMENTO - FORD FUSION HYBRID

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A versão Hybrid do Fusion com o novo estilo curvado e frente tipo Aston Martin já está no mercado brasileiro por R$ 124.990. 

Caro, né? Ainda mais se for comparado ao seu mais forte concorrente no país, o Toyota Prius, o mais antigo carro originalmente híbrido do mundo (lançado em 1997 e reestilizado em 2004, está na terceira geração desde 2009, mas só chegou aqui este ano), que custa R$ 120.830. Só que o Fusion antigo, lançado em 2010, custava ainda mais: R$ 133,9 mil.

sábado, 10 de agosto de 2013

NO MERCADO - AUDI A3 SPORTBACK

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A chegada, em junho, do duas portas Sport foi só um aperitivo da terceira geração do Audi A3 no Brasil. Enquanto o inédito sedã (três volumes) não vem, o filé da família média da marca alemã por aqui será o Sportback, muito mais que uma versão de quatro portas do hatch. À venda desde o mês passado em duas versões (Attraction, com motor 1.4, e Ambition 1.8, ambos TFSI), é quase uma perua, bem mais espaçosa que o Sport e a Sportback da geração anterior.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

HISTÓRIA - FORD ESCORT 30 ANOS NO BRASIL



Um saudoso acompanhante
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Há trinta anos, o Ford Escort (acompanhante em inglês) era lançado no Brasil. Logo se tornou um sonho de consumo dos jovens motoristas dos anos 80. Fez a alegria dos adolescentes endinheirados e recém-habilitados.

domingo, 4 de agosto de 2013

COMPARATIVO - VOLKSWAGEN FOX BLUEMOTION x HYUNDAI HB20 x KIA PICANTO


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Motor de três cilindros não é novidade no Brasil. Os DKW-Vemag já usavam há 55 anos, mas com dois tempos de ciclo. No mercado atual, o 1.0 EA-211, o mais moderno da Volkswagen no Brasil, do Fox Bluemotion, também não foi o primeiro.

A retomada começou em 2011 com o Kia Picanto - importado da Coreia do Sul - e seu Kappa 1.0 flex, adaptado por brasileiros. No ano passado, este mesmo motor também foi estendido ao nacional Hyundai HB20, já que as coreanas são irmãs.

O relançamento do Fox Bluemotion (que antes tinha o 1.6 VHT) me motivou a compará-lo com o Picanto e o HB20. Versão "ecológica", a Bluemotion, por enquanto, é a única do Fox com este novo propulsor, que no ano que vem será usado também no compacto Up! (a Volkswagen o antecipou no Fox para testar o mercado) e em outros modelos da marca. O 1.0 EA-111 de quatro cilindros continua à venda.