TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Maior vencedora do título de Carro Premium do Ano, a Audi passou os dois últimos anos em jejum. Mas na edição de 2014 ela voltou em grande estilo e velocidade com a RS6 Avant. A fama de superesportiva da perua se deve ao seu motor V8 (com desligamento da metade dos cilindros) 4.0 TFSI, biturbo e injeção direta de 560 cavalos. O câmbio é automatizado de oito marchas.

O propulsor, que também equipa, em versão mais "light" com 420 cv, o cupê de quatro portas S7, ainda conquistou o prêmio de Motor do Ano acima de 2.0 litros de cilindrada nesta mesma eleição. Mas a estrela deste post é a perua RS6.


Segunda sucessora da clássica RS2 (derivada do antigo Audi 80, antecessor do A4), de 1994, que tinha motor de 315 cavalos preparado pela Porsche, a RS6 foi lançada na Europa no ano passado e chegou ao Brasil em novembro último. Derivada da quarta geração do sedã A6, é uma evolução de outra RS6, esta baseada na terceira do A6 e que tinha motor V10 5.0 de 580 cavalos. Virou V8 em nome do downsizing.


A RS6 não é feia. Pelo contrário. Chama atenção por onde passa, mesmo que passe voando por você na estrada. Acontece que os últimos modelos da Audi estão padronizados demais no estilo e iguais do A1 ao A8, do Q3 ao Q7, do TT ao R8... só se diferem em tamanho e detalhes dos faróis e para-choque. Tanto que o conjunto ótico, as colunas e as lanternas traseiras ajudam a diferenciá-la da RS6 anterior.


O interior é um luxo só. Com painel e bancos em couro e camurça sintética pretos e detalhes em fibra de carbono, oferece cinco lugares (embora o túnel central seja tão alto que dificulta o conforto do quinto passageiro) e traz de série ar condicionado digital de três zonas, sistema de estacionamento automático, airbags frontais, laterais e de cortina, abertura das portas por aproximação, partida por botão, controles de estabilidade e tração, frios ABS com EBD e assistente de frenagem de urgência, sistema multimídia MMI, navegador com tela retrátil e som Bang and Olufsen com rádio/CD/MP3/USB, 15 alto-falantes e 1.200 watts. As rodas são de 21 polegadas.



Entre os itens mecânicos se destacam a suspensão esportiva com controle eletrônico de amortecimento e sistema que desliga e religa o motor nas paradas de sinal de trânsito. O porta-malas de 565 litros lembra que a RS6 é uma perua, mas não é tão grande como deveria ser. 

A RS6 custa R$ 550 mil, já incluído o pacote Dynamic Plus, que permite velocidade de 305 km/h. Com este preço ele merece o título de Carro Premium do Ano, mesmo, apesar das poucas 30 unidades que serão vendidas no Brasil.

Com 109 pontos, a RS6 Avant sumiu da vista dos vice-líderes Mercedes Classe E (sedã médio que ganhou um face-lift este ano) e Volvo V40, que somaram 77 pontos. A Mercedes é a segunda maior vencedora do Carro Premium (antes chamado de Importado), com cinco títulos, sendo três seguidos. Aliás, o Classe E já ganhou em 2006, último ano com o antigo nome. A última vitória foi há dois anos com o ex-sedã compacto Classe C (perdeu o papel para o CLA). Já a Volvo, sempre lembrada como marca premium, jamais foi campeã. Quem também nunca ganhou foi outra marca de prestígio, a Jaguar, que classificou o roadster F-Type, com 60 pontos em quarto lugar. O Honda Accord fecha o pódio com 52 pontos. O sedã top japonês foi o segundo carro importado do ano em 1994, há três gerações atrás, perdendo a chance de ser o primeiro modelo de marca popular a se tornar bicampeão. 



FICHA TÉCNICA - AUDI RS6

Motor: Oito cilindros em V, longitudinal, biturbo, injeção direta de gasolina, 3.993 cm³, 32 válvulas 
Potência: 560 cv
Câmbio: automatizado de 8 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,4 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 305 km/h
Consumo: 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,98/1,94/1,46/2,92 m
Porta-malas: 565 litros
Tanque: 75 litros
Preço: R$ 550.000



Vencedores: 

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E /2008 - Audi TT 2009 - Audi A4 / 2010 - Audi A5 / 2011 - Audi A8 / 2012 - Mercedes Classe C / 2013 - Ford Fusion / 2014 - Audi RS6