TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Foram divulgadas as primeiras imagens do novo Ford Ka. Por enquanto, ele é chamado de Concept, mas as linhas finais já estão definidas. A frente segue o padrão estético da Ford, com a grade hexagonal grande. A traseira lembra o Chevrolet Onix e a lateral remete ao Hyundai HB20 e ao Gol. 



O novo Ka, pelo menos na versão hatch, acaba com as especulações de que seria chamado de Escort. Ainda bem. Pois é bem melhor evoluir o ex-subcompacto, dando-lhe quatro portas e porte maior, do que rebaixar a memória do velho clássico.


A terceira geração do Ka brasileiro (a primeira foi a única universal) deverá ter o inédito motor 1.0 de três cilindros da família Sigma (e não Ecoboost) e o 1.5 do New Fiesta, com opção do câmbio Powershift. Na faixa dos 30 mil reais, virá de série com vidros e travas elétricos e direção hidráulica. Ar condicionado, dispositivo central de encaixe de smartphones e o sistema Sync serão opcionais. Vai concorrer com o Gol, Onix, Uno e HB20. Ao contrário do que se previa, não vai substituir o velho Fiesta Rocam, que continuará em linha na faixa dos R$ 25 mil  Chegará ao mercado em abril de 2014. Aí estão as primeiras fotos. Em breve vou atualizando as informações.