quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LANÇAMENTO - NOVO RENAULT LOGAN

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Sabe aquelas mulheres feias, de nariz adunco, dentes avançados e personalidade rude que, com a ajuda de uma fada-madrinha, ganhou uma plástica, produção caprichada, roupas mais sofisticadas e aulas de etiqueta, mas ainda manteve o mesmo corpo, as mesmas qualidades e um caráter autêntico?

O Renault Logan, sedã compacto criado pela romena Dacia em 2004 e lançado aqui em 2007, pode ser comparado a elas. Aquele visual de carro do leste europeu do início dos anos 90, que tinha vidro plano para economizar, ficou para trás. Agora ele está mais moderno, com as quinas suavizadas e grade, lanternas e interior atualizados para a década atual. A economia do modelo anterior não acabou, mas ficou em segundo plano.

A prioridade passou a dar um estilo que seja marcante para se destacar entre os rivais modernizados, como os Chevrolet Prisma e Cobalt, o Fiat Grand Siena, o Hyundai HB20S, o Volkswagen Voyage e o futuro Ford Ka Sedan. Está certo que o novo Logan foi desenvolvido na Europa, mas a sua reestilização combinou perfeitamente com o momento em que o Logan vive aqui no Brasil, onde fez mais sucesso que o irmão maior Symbol, a quem está substituindo.


A frente triste, com a grade e os faróis triangulares caídos, ficou mais alegre e empinada, com os faróis agora retangulares e a grade ampliada com friso cromado (exceto na versão básica) para comportar o também crescido logotipo Renault (dona da marca Dacia no mundo e sua representante na América do Sul e Ásia), destacado no meio, dentro do novo padrão estético mundial da marca francesa (até o velho Clio brasileiro já usa). O para-choque ganhou entrada de ar maior e molduras cromadas na nova versão top Dynamique. As lanternas traseiras deixaram de lembrar o Toyota Etios e passaram a ser horizontais, com máscaras cromadas em seu interior e invadindo a lateral. Esta, aliás, foi a que manteve a identidade do Logan, pois o perfil continua reto.


Entretanto, o recorte das janelas mudou. A da porta traseira ganhou um quebra-vento. A lataria ganhou vincos sobre as rodas na frente e atrás, na altura da maçaneta. A prova da diminuição da economia está no retrovisor externo, que ganhou carcaça bicolor (exceto na versão básica), luzes de direção (só na top) e protetor de plástico em seu ponto de fixação, deixando de ser simétrico para cortar custos.


O interior continua simples, mais até que o modelo antigo, mas o painel ganhou detalhes que lhe dão uma aparência moderna e sofisticada, como as saídas de ar centrais, que de redondas passaram a quadradas (as dos cantos continuam circulares). O aplique prateado no console agora é a moldura do painel central, que tem máscara em plástico brilhante nas versões mais caras. Outra atualização está no quadro de instrumentos com máscara que os separa. Antes rodeado pelo velocímetro e conta-giros, o display do computador de bordo agora está no lado direito, no trio de círculos.

A sofisticação é reforçada pela inclusão do ar condicionado digital, piloto automático e sistema multimídia com GPS na lista de opcionais. Itens inimagináveis na época de lançamento do Logan. No entanto, os plásticos duros fazem lembrar que o Logan ainda é um carro de baixo custo.

Dynamique

A economia também foi mantida na plataforma. que ainda é a mesma B0 do modelo antigo. Por isso, a distância entre-eixos continua em 2,63m, a altura em 1,53m, o porta-malas permanece como um dos maiores da categoria com 510 litros e o espaço no banco traseiro, que aliás, enfim ganhou o tão exigido rebatimento parcial (na versão top), ainda é bom. O comprimento aumentou de 4,28m para 4,35m enquanto a largura caiu de 1,74m para 1,73m.


As versões não mudaram muito. Os motores Hi-Flex 1.0 16v (77 e 80 cv) e 1.6 8v (98 e 106 cv) foram mantidos, mas houve a perda do 1.6 de 16 válvulas e do câmbio automático, que devem voltar em breve. O câmbio é manual de cinco marchas. A nomenclatura das duas primeiras versões continua sendo a Authentique e Expression, mas a top Privilegé deu lugar à Dynamique.

Authentique

A Authentique tem somente o motor 1.0 e custa R$ 28.990. É a básica, tanto na aparência (não tem retrovisores bicolores, coluna central preta, frisos cromados na grade e nem rodas de liga-leve) quanto na lista de equipamentos. Direção hidráulica, ar quente, ar condicionado manual e até desembaçador traseiro são opcionais. Já os freios ABS e airbags frontais só são de série porque serão obrigatórios a partir da virada do ano. Fica até vergonhoso dizer que o preço básico só inclui vidros verdes, retrovisores com regulagem interna manual, preparação para som, imobilizador, aviso sonoro de luzes acesas, porta-copos e para-sol com espelho. Os únicos itens interssantes são a abertura interna do porta-malas e o aviso para mudança de marcha. Nem cinto de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio do banco de trás esta versão tem. Parece feita para os órfãos dos primeiros Logan de 2007.

Authentique

A Expression tem os dois motores e melhora a situação. Por R$ 33.390 (10 reais mais barato que a Authentique completa), a 1.0 adiciona a direção hidráulica e mais vidros elétricos dianteiros e travas elétricas (inclusive com o carro em movimento e do porta-malas), abertura das portas por controle remoto, alarme, CD Player com MP3, USB e Bluetooth, banco do motorista e volante com regulagem de altura, computador de bordo, os retrovisores externos bicolores (preto e na cor do carro) e o banco traseiro rebatível de forma inteiriça. Ar condicionado, o GPS e o sensor de estacionamento traseiro são opcionais. Com eles, a versão sobe para R$ 36.840. A 1.6 custa R$ 39.440 e já tem ar condicionado. Navegador e sensor de estacionamento custam 850 reais.


A nova versão completa Dynamique é vendida somente com o motor 1.6 por R$ 42.100 e fecha a lista de série com rodas de liga-leve, faróis de neblina, piloto automático, rebatimento individual do banco traseiro, vidros elétricos traseiros e ar condicionado manual. Os opcionais são o ar condicionado digital, o GPS e o sensor de estacionamento traseiro, que completam o novo Logan por R$ 43.200. As pinturas metálicas (preto, prata, cinza e marrom) saem por R$ 1.050. As sólidas têm apenas as opções de branco e vermelho.


Com motor 1.6, o novo Logan acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 19,1 segundos. O consumo urbano, com álcool, é de 7,4 km/l e o rodoviário, de 11 km/l. A frenagem e ruído, ambos a 80 km/h, são de 27,6 metros e 67 decibéis. Números da revista Quatro Rodas.

A aceleração está no mesmo nível dos concorrentes comparados em maio (Grand Siena, Voyage e Prisma. Só o HB20S que é bem superior). O consumo só é melhor que o do Grand Siena. Já o ruído é o mais alto. Por outro lado, boa mesmo é a frenagem. 

Irmão de plataforma, o hatch Sandero chega em fevereiro. Vai ficar ainda mais parecido com o sedã, mas ele sempre foi um rostinho bonitinho. Já o Logan ganhou um verdadeiro banho de loja para ser visto no mercado não apenas como um carro racional, mas também pela aparência. 

Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Espaço interno
+ Porta-malas
+ Frenagem
+ Preço
+ Equipamentos da versão completa


Pontos Fracos 

- Acabamento mais simples que o antigo
- Motor
- Consumo
- Perda do motor 1.6 16v e câmbio automático
- Ruído

FICHA TÉCNICA 

Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 16 válvulas
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 8 válvulas
Potência 1.0: 77 cv com gasolina e 80 cv com álcool
Potência 1.6: 98 cv com gasolina e 106 cv com álcool 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos revista Quatro Rodas, 1.6 com álcool)
Velocidade máxima: 163 km/h (1.0) e 180 km/h (1.6) (fabricante, com álcool)
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 11 km/litro na estrada (Quatro Rodas. 1.6 com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,35/1,73/1,53/2,63 m
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 28.990 (Authentique 1.0) / R$ 33.390 (Expression 1.0) / R$ 39.440 (Expression 1.6) / R$ 42.100 (Dynamique 1.6)



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)