sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - BMW SÉRIE 2

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em junho, a BMW separou o cupê duas portas do sedã da Série 3 e criou a Série 4, definindo uma nova família de cupês esportivos de luxo com número par, deixando os sedãs e hatches conservadores com número ímpar. Agora, a marca alemã faz o mesmo com a Série 1, dos hatches de quatro portas.

A geração anterior do Série 1 tinha um pequeno três volumes de duas portas, que remetia aos antigos 2002 e também os primeiros Série 3. Já a Série 1 atual não terá o cupê e nem o conversível como antes. Ambos tiveram a produção encerrada no mês passado. Só que o compacto da BMW não ficará sem estas versões. Elas agora fazem parte da nova Série 2, cujo primeiro modelo, o cupê, já foi divulgado e você vê aqui.


A Série 2 não é diferente só pelo porta-malas saliente. Ela é maior (4,43 contra 4,32m do Série 1 hatch e 4,36m do antigo 1 Coupé), mais larga (1,77 contra 1,76 e 1,75m), mais esportiva e não tem aqueles faróis tristes do hatch. O conjunto ótico ficou mais fino e até mais "zangado". A grade dividida característica da marca está mais destacada. Visto de frente, incluindo o para-choque, parece ter expressões faciais e, na versão preparada pela divisão M Sport, a boca (da entrada de ar) está mais "sorridente" e rebaixada. A lateral é cheia de vincos e afundamentos ondulados na carroceria, com o teto caindo suavemente. As portas não têm coluna, que ficam fixas na janela. A traseira manteve o conceito da Série 1 Coupé e tem lanternas inteiriças, em forma de L, com a placa na tampa do porta-malas, que tem vincos sugerindo um aerofólio.



O interior é o ponto mais em comum com o hatch atual por causa do painel de linhas funcionais, com a tela multimídia retrátil que aparece sobre o gabinete central voltado para o motorista. O quadro de instrumentos é clássico, com mostradores bem redondos. O volante tem três braços e na versão M o miolo é redondo. O acabamento, como não poderia deixar de ser, é de primeira qualidade, com opções de bancos revestidos em tecido ou couro e três cores diferentes, além de frisos nas portas, console (largo) e painel em alumínio fosco, escovado ou imitando madeira.


Os bancos são bem anatômicos e oferecem rebatimento elétrico para o passageiro se acomodar atrás, onde cabem só dois ocupantes, que ganharam mais espaço para as pernas (a distância entre-eixos subiu de 2,66 para 2,69m) em relação ao modelo antigo. A capacidade do porta-malas é de 390 litros (vinte litros a mais)..


Entre os equipamentos de série estão ar condicionado automático, travas elétricas, ajuste de altura para o banco do passageiro do condutor e frente, sistema de som com CD player, seis alto-falantes, assentos eletricamente ajustáveis ​​e aquecidos, volante multifunções, faróis de neblina dianteiro, teto de vidro operado eletricamente, sistema Start-Stop e o Driving Experience, que é um switcher no console central que permite o ajuste, através do toque de um botão, para as opções Confort, Sport e ECO PRO. Os itens de segurança são airbags frontais, airbags laterais integrados nos encostos dos bancos, airbags de cabeça para os bancos dianteiros e traseiros, cintos de segurança de três pontos inerciais, cadeiras de criança ISOFIX na parte traseira. 


Na lista de opcionais estão o Connected Drive, que inclui farol alto automático com sistema de prevenção de ofuscamento, sensores de chuva e faróis, que também podem ser de bixenônio, com luzes auto-direcionais e adaptativos, piloto automático com sistema de frenagem e informações de limite de velocidade, cálculo de vaga de estacionamento, manobra automática em vaga paralela, câmera de ré, alerta de manutenção, distância e mudança de faixa, além de sistema de navegação, o controle iDrive e um monitor de 8,8 polegadas, que fazem parte do pacote BMW Professional, que também inclui um sistema mãos-livres completo com entrada USB, uma Broadcasting (DAB) do receptor de áudio digital e o sistema HiFi Harman Kardon. O sistema, entretanto, é de série na versão M. A tela multimídia é plana, sensível ao toque e pode ter 6,5 ou 8,8 polegadas, dependendo da versão. O Série 2 pode ter os pacotes Modern Line e Sport Line. 

Antigamente, os motores definiam o nome oficial dos carros da BMW de acordo com a cilindrada. Com exceção do M235i, que tem motor de seis cilindros em linha 3.0 (V6 é uma heresia na BMW), todas as versões têm o 2.0 TwinPower (com turbo e injeção direta), seja movido a gasolina ou a diesel. O batismo continua dependendo da motorização, mas já não segue a lógica numérica. O menor é o 218d, a diesel, com 143 cavalos, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,9 ou 8,6 segundos (manual e automático, respectivamente), com máxima de 213 km/h. Depois aparece o 220d, também a diesel, com 184 cv, aceleração de 7,2 ou 7,1 segundos, máxima de 230 km/h e consumo na faixa de 22 km/l. O primeiro a gasolina é o 220i, com os mesmos 184 cv. Este acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos (independente do câmbio), alcança 235 km/h e tem consumo em torno de 16 km/l. O 225d é a diesel, com 218 cv, aceleração em 6,3 segundos e velocidade de 243 km/h. O 228i, com o mesmo 2.0 TwinPower, mas com 245 cavalos, foi projetado especialmente para os Estados Unidos.


E finalmente chegamos ao top M235i, que além de ser o único com motor de seis cilindros em linha 3.0, com 326 cavalos, tem aparência mais agressiva com a grade mais aberta, suspensão rebaixada, kit aerodinâmico na frente e atrás, rodas aro 18 M Sport (19 polegadas opcionais), pneus de medidas diferentes em cada eixo (225/40 na frente e 245/35 atrás), escape duplo cromado, cluster exclusivo, soleira cromada, bancos esportivos, entre outros. Tem máxima de 250 km/h (limitada) e pode ir de 0 a 100 km/h em 4,8 e 5,0 segundos, respectivamente automático e manual. Aliás, o câmbio automático de todas as versões tem oito marchas (no 225d será de série) e o manual tem seis. O 220d também pode ter o kit M. 



Todos os modelos com transmissão automática têm borboletas no volante e o sistema Launch Control (exceto o 218d), que permite a saída em marcha alta (o sonho de quem está começando a dirigir). Por enquanto, a Série 2 não terá opção de tração integral, como no Série 4, tendo apenas a tradicional traseira. 

As vendas da Série 2 na Europa começam em março de 2014, na altura do Salão de Genebra, devendo chegar ao Brasil no final do ano. A Série 2 deve ter, em 2015, uma versão de quatro portas (no mesmo conceito da Série 6 Grand Coupé) que poderá ser mais um concorrente para o Audi A3 Sedan (que será fabricado no Paraná) e o Mercedes CLA (que talvez seja produzido em São Paulo). A BMW começa a erguer neste mês uma fábrica em Araquari, próxima a Joinville, em Santa Catarina. Vai que a Série 2 Grand Coupé saia de lá também. 



O antigo Série 1 Coupé




Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (109) Chevrolet (108) História (102) Ford (91) Fiat (84) Carro do Ano (75) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Carro do Ano 2018 (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)