sábado, 12 de outubro de 2013

LANÇAMENTO - CHEVROLET TRACKER

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Mesmo reestilizado, o Ford Ecosport, que neste ano completou uma década de produção, já não tem mais sossego. Não bastasse a ofensiva do Citroën Aircross, do Renault Duster, do velho Hyundai Tucson e dos chineses Chery Tiggo e Lifan X60, o primeiro utilitário esportivo pequeno de carroceria própria ganhou o que pode ser o seu maior rival: o Chevrolet Tracker.

Mas a briga, por enquanto, será tímida e só deve esquentar no ano que vem, pois o Tracker chegou do México somente na versão LTZ, com motor Ecotec Flex 1.8 16v tração dianteira e um único pacote de opcionais, composto por airbags laterais e de cortina e teto solar elétrico, que aumenta o preço do carro para R$ 75.490. O modelo básico é anunciado por R$ 71.990. 


O Tracker vem equipado com rodas de liga leve de 18 polegadas, ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, trava elétrica do porta-malas, chave tipo canivete com controle remoto de destravamento das portas e do alarme, piloto automático, bancos em couro sintético, ajuste lombar elétrico e regulagem manual de altura para o do motorista, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, o sistema multimídia MyLink (que, além de integrar o rádio, reproduzir fotos e músicas, conectar com o celular através do Bluetooth, tem câmera traseira), faróis de neblina, air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

Com 4,25m de comprimento, 1,78m de largura e 2,55m de distância entre-eixos, o Tracker se posiciona em porte entre o Ecosport (4,24m, 1,76m e 2,52m) e o Duster (4,31m, 1,82m e 2,67m). Seu desenho é reto, mas os faróis e lanternas que espalham para os lados, os vincos, os para-lamas salientes e os para-choques robustos dão uma aparência arredondada e moderna ao segundo grande concorrente do Ford Ecosport. Ele lembra o grandalhão TrailBlazer de perfil e o velho Captiva (que agora só vem na versão 2.4) na traseira. A frente, como sempre, tem o DNA Chevrolet. O vidro traseiro parece envolvente, mas há um aplique de plástico na lateral, simulando o efeito. Ele também lembra o Ssangyong Korando, mas o coreano é maior e só é vendido aqui com motor a diesel.


O interior do Tracker é bem acabado e com montagem correta, apesar do excesso de plásticos duros. O painel segue o estilo do hatch Sonic, seu irmão legítimo de plataforma GSV, com saídas de ar centrais retangulares horizontais e falso par vertical. Já as das extremidades são circulares, no formato turbina de avião. A área central do tablier, do assoalho ao porta-objetos no alto, com quina arredondada, lembra o sedã médio Cruze vendido na Europa (o nosso é antigo). A tela do MyLink é sensível ao toque. O quadro de instrumentos, com conta-giros analógico e velocímetro digital azul, é o mesmo do Sonic e dos bastardos brasileiros da plataforma como o Onix, Prisma, Cobalt e Spin. O espaço interno é muito bom para as pernas, apesar do túnel do assoalho alto. O porta-malas tem apenas 306 litros. Parece maior, mas só supera em volume o do Ecosport (296 litros).



O motor Ecotec Flex 1.8 16v é o mesmo do Cruze e rende 140 cavalos com gasolina e 144 cv com álcool. O câmbio automático de seis marchas já é de segunda geração e tem botões de mudanças manuais na lateral da alavanca. Com o conjunto, o Tracker acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, retoma entre 80 e 120 km/h em 8 segundos e alcança velocidade máxima de 189 km/h. O consumo urbano é de 6,4 km/l e o rodovíário de 9,2 km/l. A frenagem a 120 km/h é feita em 66 metros e o ruído na mesma velocidade é de 64,8 decibéis. Os números são da revista Quatro Rodas. Comparado ao Ecosport, Duster e Aircross, o Tracker só perde em desempenho e consumo para o Ford, enquanto que tem o melhor ruído e a pior frenagem.

Em breve virá a versão LT, que deve ter o motor 1.6 do Sonic, o mesmo câmbio manual de seis velocidades da linha Chevrolet e menos equipamentos de série. A justificativa oficial da marca foi para testar o mercado, mas podemos deduzir que foi por causa da cota de importação para veículos do México.


O projeto do Tracker é mundial, mas ele tem versões específicas para a Europa (onde é chamado de Opel Mokka), Estados Unidos e Canadá (como Buick Encore), com acabamento superior. No México é chamado de Chevrolet Trax e também é vendido na Europa. Para o Brasil e a Argentina, foi aproveitado o nome Tracker, que batizava a antiga geração do Suzuki Grand Vitara com o logotipo Chevrolet, que foi comercializado aqui entre 2001 e 2010. Pelo menos o antigo Tracker era um SUV de verdade porque este novo ainda não vem com tração 4x4 e nem controles de estabilidade e tração, mas vai precisar, porque o Ecosport e o Duster têm e podem continuar tranquilos na liderança do mercado.

Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento (montagem) 
+ Motor
+ Nível de ruído

Pontos Fracos 

- Preço
- Frenagem  
- Faltam controle de estabilidade e tração 

FICHA TÉCNICA - CHEVROLET TRACKER LTZ


Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.796 cm³, 16 válvulas 
Potência: 140 cv (gasolina) e 44 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 189 km/h (fabricante)
Consumo: 6,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,78/1,65/2,55 m
Porta-malas: 306 litros
Tanque: 53 litros
Preços: R$ 71.990 (LTZ básico) / R$ 75.490 (LTZ completo)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)