TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A chegada, em junho, do duas portas Sport foi só um aperitivo da terceira geração do Audi A3 no Brasil. Enquanto o inédito sedã (três volumes) não vem, o filé da família média da marca alemã por aqui será o Sportback, muito mais que uma versão de quatro portas do hatch. À venda desde o mês passado em duas versões (Attraction, com motor 1.4, e Ambition 1.8, ambos TFSI), é quase uma perua, bem mais espaçosa que o Sport e a Sportback da geração anterior.


A3 Sportback 2008

À primeira vista, assim como o Sport, parece que não mudou nada em relação a anterior. Mas a terceira geração tem vinco na altura das maçanetas mais saliente, vinco nos para-lamas mais curvado e terceira janela mais inclinada. A frente ganhou faróis mais estreitos - com luzes de xenon e diurnas de LED - e grade mais larga. Por fim, a traseira ganhou o padronizado afundamento da tampa do porta-malas na altura das lanternas mais longas (com luz de freio adaptativa) e da placa. O comprimento aumentou pouco, de 4,29m para 4,31m, mas a distância entre-eixos cresceu bastante, passando de 2,57m para 2,64m.


A3 Sportback 2008

Por isso que o espaço interno melhorou. O painel minimalista e cheio de plástico (embora emborrachado) é o mesmo do duas portas. No centro se destaca a tela multimídia retrátil do sistema MMI (fixa no 1.4), que tem comando giratório no console do assoalho, mas você pode rabiscar letras e números com dedos na tela. O revestimento dos bancos depende da versão. O 1.4 é de tecido e o 1.8 de couro. O porta-malas tem capacidade para 380 litros.



A3 Sportback 1.4

A3 Sportback 2008

A versão com motor 1.4 tem de série ar condicionado manual, volante multifuncional e alavanca do câmbio com revestimento em couro, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, direção elétrica, faróis bi-xenônio, controle de estabilidade e tração, start/stop e rádio/CD/MP3/Bluetooth. Custa R$ 94.700. Na verdade, a importação do motor 1.4 foi uma estratégia para custar menos que o Mercedes Classe A na versão básica (o A200 Style, por R$ 99.900).

A3 Sportback 1.8

O 1.8 sai por R$ 124.300 (bem mais caro que o Sport, que custa R$ 115,95 mil) e adíciona ar condicionado digital de duas zonas, tela maior e retrátil, banco do motorista esportivo com ajuste elétrico, teto solar, sensor de luz e chuva e rodas de liga de 17 polegadas. O GPS, sistema nacional, é um opcional para ambos que custa R$ 9,9 mil. A pintura metálica custa mil reais.




Tanto o 1.4 quanto o 1.8 possuem turbo e injeção direta de gasolina. O primeiro, que é o mesmo do compacto A1, rende 122 cavalos de potência e 20,4 kfgm de torque, enquanto o segundo, usado também no A3 Sport, chega aos 180 cavalos e 25,5 kgfm. Ambos têm câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. No 1.8 há o Drive Select, que seleciona entre os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência, reduzindo o consumo neste último. O sistema start/stop. que desliga o motor nas paradas breves também ajuda a economizar combustível. 


A nova geração do A3 é montada sobre a plataforma modular MQB, também usada no sétimo Volkswagen Golf. Com 35% a mais de rigidez torcional, deixou o hatch 90 kg mais leve (1.300 kg no motor 1.4). Isso beneficiou o desempenho e o consumo. 



Segundo a Audi, o 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e velocidade máxima de 203 km/h. O consumo médio combinado entre cidade e estrada é de 18,86 km/l. No 1.8, os números são de 7,3 segundos de aceleração, 232 km/h de velocidade e 17,85 km/l de consumo. A revista Carro testou esta versão mais potente e ainda obteve uma retomada entre 60 e 120 km/h em 6,6 segundos, frenagem a 80 km/h em 23,9 metros e ruído a 120 km/h em 64,9 decibéis. A aceleração ficou 2 décimos mais lenta. O consumo é de 8,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. 


Comparado aos concorrentes BMW 118i Sport (R$ 107.750), Mercedes A200 Urban (R$ 109.900) e Volvo V40 Dynamic (R$ 115.950), também testados pela Carro, além de bem mais caro do que eles, o A3 1.8 perde para o BMW pelos mesmos dois décimos na aceleração, mas fica atrás dos três na retomada. Volta a perder somente para o 118i no consumo e novamente para os três na frenagem. Em compensação, é mais silencioso que o trio de rivais. 


Podendo ter a sua fabricação retomada no Brasil (provavelmente no Paraná, junto com o Golf), o que não acontecia desde o fim da primeira geração, em 2006, o A3 não é um carro feio. Como estilo é uma avaliação pessoal e subjetiva, podemos deixá-lo, junto com o BMW, no lado dos conservadores. Uma frente oposta aos arrojados Mercedes Classe A e Volvo V40. De que lado você fica? 

Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Equipamentos de série
+ Espaço interno
+ Motor
+ Consumo
+ Conforto 

Pontos Fracos 

- Preço
- Frenagem

FICHA TÉCNICA

Motores: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina (TFSI), 1.390 cm³ (1.4) e 1.798 cm³ (1.8), 16 válvulas
Potência: 122 (1.4) e 180 cv (1.8)
Câmbio: Automatizado sequencial de sete marchas e dupla embreagem  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 (1.4) e 7,3 segundos (1.8) (Audi)
Velocidade máxima: 203 e 232 km/h (Audi)
Consumo Médio: 18,86 km/l (1.4) e 17,85 km/l (1.8) (Audi)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,31/1,79/1,43/2,64 m
Porta-malas: 380 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 94.700 (Attraction 1.4 TFSI) / R$ 124.300 (Ambition 1.8 TFSI)