sábado, 10 de agosto de 2013

NO MERCADO - AUDI A3 SPORTBACK

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A chegada, em junho, do duas portas Sport foi só um aperitivo da terceira geração do Audi A3 no Brasil. Enquanto o inédito sedã (três volumes) não vem, o filé da família média da marca alemã por aqui será o Sportback, muito mais que uma versão de quatro portas do hatch. À venda desde o mês passado em duas versões (Attraction, com motor 1.4, e Ambition 1.8, ambos TFSI), é quase uma perua, bem mais espaçosa que o Sport e a Sportback da geração anterior.


A3 Sportback 2008

À primeira vista, assim como o Sport, parece que não mudou nada em relação a anterior. Mas a terceira geração tem vinco na altura das maçanetas mais saliente, vinco nos para-lamas mais curvado e terceira janela mais inclinada. A frente ganhou faróis mais estreitos - com luzes de xenon e diurnas de LED - e grade mais larga. Por fim, a traseira ganhou o padronizado afundamento da tampa do porta-malas na altura das lanternas mais longas (com luz de freio adaptativa) e da placa. O comprimento aumentou pouco, de 4,29m para 4,31m, mas a distância entre-eixos cresceu bastante, passando de 2,57m para 2,64m.


A3 Sportback 2008

Por isso que o espaço interno melhorou. O painel minimalista e cheio de plástico (embora emborrachado) é o mesmo do duas portas. No centro se destaca a tela multimídia retrátil do sistema MMI (fixa no 1.4), que tem comando giratório no console do assoalho, mas você pode rabiscar letras e números com dedos na tela. O revestimento dos bancos depende da versão. O 1.4 é de tecido e o 1.8 de couro. O porta-malas tem capacidade para 380 litros.



A3 Sportback 1.4

A3 Sportback 2008

A versão com motor 1.4 tem de série ar condicionado manual, volante multifuncional e alavanca do câmbio com revestimento em couro, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista, direção elétrica, faróis bi-xenônio, controle de estabilidade e tração, start/stop e rádio/CD/MP3/Bluetooth. Custa R$ 94.700. Na verdade, a importação do motor 1.4 foi uma estratégia para custar menos que o Mercedes Classe A na versão básica (o A200 Style, por R$ 99.900).

A3 Sportback 1.8

O 1.8 sai por R$ 124.300 (bem mais caro que o Sport, que custa R$ 115,95 mil) e adíciona ar condicionado digital de duas zonas, tela maior e retrátil, banco do motorista esportivo com ajuste elétrico, teto solar, sensor de luz e chuva e rodas de liga de 17 polegadas. O GPS, sistema nacional, é um opcional para ambos que custa R$ 9,9 mil. A pintura metálica custa mil reais.




Tanto o 1.4 quanto o 1.8 possuem turbo e injeção direta de gasolina. O primeiro, que é o mesmo do compacto A1, rende 122 cavalos de potência e 20,4 kfgm de torque, enquanto o segundo, usado também no A3 Sport, chega aos 180 cavalos e 25,5 kgfm. Ambos têm câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. No 1.8 há o Drive Select, que seleciona entre os modos Conforto, Auto, Dinâmico, Individual ou Eficiência, reduzindo o consumo neste último. O sistema start/stop. que desliga o motor nas paradas breves também ajuda a economizar combustível. 


A nova geração do A3 é montada sobre a plataforma modular MQB, também usada no sétimo Volkswagen Golf. Com 35% a mais de rigidez torcional, deixou o hatch 90 kg mais leve (1.300 kg no motor 1.4). Isso beneficiou o desempenho e o consumo. 



Segundo a Audi, o 1.4 acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e velocidade máxima de 203 km/h. O consumo médio combinado entre cidade e estrada é de 18,86 km/l. No 1.8, os números são de 7,3 segundos de aceleração, 232 km/h de velocidade e 17,85 km/l de consumo. A revista Carro testou esta versão mais potente e ainda obteve uma retomada entre 60 e 120 km/h em 6,6 segundos, frenagem a 80 km/h em 23,9 metros e ruído a 120 km/h em 64,9 decibéis. A aceleração ficou 2 décimos mais lenta. O consumo é de 8,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada. 


Comparado aos concorrentes BMW 118i Sport (R$ 107.750), Mercedes A200 Urban (R$ 109.900) e Volvo V40 Dynamic (R$ 115.950), também testados pela Carro, além de bem mais caro do que eles, o A3 1.8 perde para o BMW pelos mesmos dois décimos na aceleração, mas fica atrás dos três na retomada. Volta a perder somente para o 118i no consumo e novamente para os três na frenagem. Em compensação, é mais silencioso que o trio de rivais. 


Podendo ter a sua fabricação retomada no Brasil (provavelmente no Paraná, junto com o Golf), o que não acontecia desde o fim da primeira geração, em 2006, o A3 não é um carro feio. Como estilo é uma avaliação pessoal e subjetiva, podemos deixá-lo, junto com o BMW, no lado dos conservadores. Uma frente oposta aos arrojados Mercedes Classe A e Volvo V40. De que lado você fica? 

Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Equipamentos de série
+ Espaço interno
+ Motor
+ Consumo
+ Conforto 

Pontos Fracos 

- Preço
- Frenagem

FICHA TÉCNICA

Motores: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina (TFSI), 1.390 cm³ (1.4) e 1.798 cm³ (1.8), 16 válvulas
Potência: 122 (1.4) e 180 cv (1.8)
Câmbio: Automatizado sequencial de sete marchas e dupla embreagem  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 (1.4) e 7,3 segundos (1.8) (Audi)
Velocidade máxima: 203 e 232 km/h (Audi)
Consumo Médio: 18,86 km/l (1.4) e 17,85 km/l (1.8) (Audi)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,31/1,79/1,43/2,64 m
Porta-malas: 380 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 94.700 (Attraction 1.4 TFSI) / R$ 124.300 (Ambition 1.8 TFSI)


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)