TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A quarta geração do japonês Toyota RAV4 acabou de chegar ao Brasil, mas a sua segunda carroceria permanece viva em dois crossovers chineses recém-lançados no país. Um fez a sua estreia e outro foi reestilizado parcialmente. Estou falando, respectivamente, do Lifan X60 e do Chery Tiggo.


Chery Tiggo


Começando a falar deste último, que é o veterano do nosso mercado. O Tiggo foi o primeiro modelo da Chery a desembarcar aqui, em 2010. É o mais parecido com o segundo RAV4, principalmente por ter estepe pendurado e protegido por cobertura na cor do carro na porta traseira.

Na linha 2014 ganhou novos faróis, para-choque e grade, além de um interior remodelado, que ganhou cromados, alavanca do câmbio  anatômica e ficou com aparência de mais capricho. O quadro de instrumentos recebeu cluster em cristal líquido e os bancos novos revestimentos.


O espaço interno é bom. A má notícia é que o novo Tiggo perdeu a possibilidade de correr o banco traseiro e a reclinação dos seus encostos. A boa é que não faltaram o cinto de segurança de 3 pontos e o apoio de cabeça no meio do banco traseiro. O porta-malas tem 435 litros, pouco para um utilitário.


O Tiggo 2014 tem motor a gasolina de quatro cilindros 2.0 e 16 válvulas, que rende 138 cavalos, três a mais que o antigo. O câmbio é manual de cinco marchas e não há opção de automático, que talvez venha no fim do ano. A tração é apenas dianteira e também não há oferta integral. 




O preço de tabela, que era de R$ 52.990, tinha baixado para R$ 47.990 com desconto, voltou a subir e agora é de R$ 51.990. O Tiggo ganhou itens como luzes diurnas de LED, volante com controles do rádio, sensor de estacionamento traseiro, bússola, altímetro e barômetro projetados no espelho retrovisor interno. Continuam na lista o duplo airbag dianteiro, freios ABS, ar-condicionado, rádio com CD, MP3 e entradas USB, direção hidráulica, rodas de liga-leve de aro 16 e trio elétrico. 

RAV4 2000

Além do compatriota Lifan X60 (R$ 52.777), o Tiggo vai enfrentar a concorrência do Ecosport (R$ 64.050) e do Duster (R$ 60.150). Apesar de bem equipado e mais barato que as versões 2.0 desses dois adversários, o Chery deve ficar em desvantagem, pois, além de mais equipados que o chinês, a Ford e a Renault têm mais confiança dos consumidores brasileiros. Vantagem só contra o Lifan e na assistência.

A Chery oferece garantia de cinco anos, sendo dois para motor e câmbio e três para todo o Tiggo, que ainda é fabricado no Uruguai e já ganhou uma geração inteiramente nova na China. A marca, no entanto, promete o novo modelo para 2015 e fabricado no Brasil, em Jacareí (SP), junto com o Celer.

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.971 cm³, 16 válvulas
Potência: 138 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15 segundos (fabricante)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,39/1,77/1,71/2,51m
Porta-malas: 435 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Preço:  R$ 51.990


Lifan X60


Esperado no Brasil há dois anos e já falado aqui no Guscar, somente agora, com a vinda oficial da Lifan (antes representada pela Effa Motors) ao país, o utilitário esportivo X60 começou a ser vendido aqui, importado do Uruguai, como o conterrâneo Tiggo. A inspiração no estilo pode ter vindo do segundo Toyota RAV4, mas o nome parece ter sido criado de propósito para confundir com o Volvo XC60.

A grade dianteira exclusiva tenta dar um ar de sofisticação, mas o cromado das suas aletas é apenas plástico. A frente ficou um pouco parecida com o Hyundai Santa Fe, da antiga geração, é claro. As laterais têm mais vincos que o segundo RAV4, dando a impressão de que o Lifan é mais antigo que o Tiggo. Não há estepe à mostra na tampa traseira e as lanternas traseiras verticais nas suas quinas lembram vagamente o Jeep Grand Cherokee da geração passada.



O interior é o que mais se parece com o RAV4, mas o da terceira geração. O acabamento parece refinado, mas tem muitos plásticos frágeis e montagem de baixa qualidade. 



A inspiração estética veio do Toyota, mas a plataforma é diferente e a distância entre-eixos é maior que a do Tiggo (2,60m contra 2,51m). Por isso, o espaço interno no Lifan é maior, chegando a empatar com o Renault Duster. O porta-malas, porém, é menor que o do conterrâneo: tem apenas 405 litros, contra 435 do Tiggo. Também menor é o comprimento: 4,33 contra 4,39m, que favorece as manobras.


O motor do X60 ainda é a gasolina e 1.8 de 16 válvulas, rendendo 128 cavalos, dez a menos que o Chery, mas treze a mais que o Ecosport (enquanto este não ganha o novo Sigma 1.6 TiVCT de 130 cv) e o Duster. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração dianteira. A exemplo do Tiggo, não há opção de transmissão manual e nem de tração integral.


O X60 acelera de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos. A retomada entre 80 e 120 km/h é feita em 15,2 segundos. Percorre 8,2 km com um litro de gasolina na cidade e 12,6 km/l na estrada. A frenagem e o nível de ruído a 120 km/h são de, respectivamente, 60,6 metros e 69,1 decibéis. Os números são da revista Carro.

A sua aceleração, frenagem e ruído são melhores que a do Duster, mas fica bem atrás na retomada. O consumo supera também o Ecosport.


Custando R$ 52.777, o Lifan é mais caro que o Tiggo (R$ 51.990) porque tem mais equipamentos do que ele: sistema multimídia com DVD e navegador em tela de 7 pol, câmera de ré com sensor de estacionamento, ar-condicionado (manual, o esperado digital não veio), bancos revestidos em couro sintético na cor bege, banco traseiro reclinável e bipartido, bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) e fixação de cadeiras para crianças tipo Isofix. A garantia é 5 anos, com 3 para corrosão, danos estruturais e componentes de injeção do motor e apenas 1 para pintura. 

O custo-benefício é superior ao dos concorrentes nacionais e também do colega de "cola" Tiggo, com quem a briga no mercado ficará mais acirrada. Pretensão modesta para quem é quase xará de um carro da Volvo. 


Pontos Fortes

+ Espaço interno
+ Consumo
+ Custo-benefício

Pontos Fracos

- Estilo
- Acabamento
- Porta-malas
- Segurança
- Suspensão
- Ruído


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.794 cm³, 16 válvulas
Potência: 128 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,33/1,79/1,69/2,60m
Porta-malas: 405 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Preço:  R$ 52.777