segunda-feira, 10 de junho de 2013

LANÇAMENTO - VOLVO V40


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Famoso por ser o carro do vampiro Edward no primeiro filme da trilogia Crepúsculo, o Volvo C30 foi substituído pelo V40, nome usado em 1995 na perua da primeira geração do sedã S40. Acontece que a nova geração do hatch "compacto" da marca sueca agora tem quatro portas e já está à venda no Brasil a partir de R$ 115.950. O C30, que já não é mais importado desde o início do ano, só tinha duas portas. 


Com 4,37m de comprimento, o V40, à primeira vista, parece uma pequena perua, mas está mais para um hatch esportivo, mesmo, como os concorrentes Audi A3, Mercedes Classe A e BMW Série 1. A irmã perua V60 tem 4,63m e 430 litros no porta-malas, que no V40 acomoda 335 litros.


O design padrão Volvo, com grade avançada em relação aos faróis amendoados, laterais salientes, linha de cintura alta e tampa do porta-malas com base preta, já não chama tanta atenção. O charme do novo V40 está no inovador airbag para o pedestre, que se infla próximo ao para-brisa, quando há uma colisão com um corpo entre 20 e 60 km/h.


Pena que este inédito recurso de segurança não está presente na versão Dynamic (todas se chamam assim) básica, a tal que custa R$ 115.950 e traz de série ar condicionado digital, direção elétrica com três modos de funcionamento, partida do motor sem chave, rádio com conectividade Bluetooth e iPod em tela de 7 polegadas, acabamento em couro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros ativos, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático simples, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios antitravamento (ABS) controles de estabilidade (avançado) / tração e o City Safety, que evita colisões com o carro da frente a até 35 km/h.

As bolsas externas só aparecem no pacote mais caro, chamado Safety, que custa R$ 15.000 e também traz detector de pedestre (freia o carro a até 35 km/h, quando o motorista não esboça reação, mas dispara o airbag externo só quando há choque), piloto automático adaptativo, sistemas de alerta de ponto cego, sonolência, tráfego lateral, mudança involuntária de faixa e leitura de placas de trânsito. Não é à toa que o V40 foi apontado pelo Euro NCAP como o carro mais seguro do mundo.


Outros pacotes são o High Tech - de 10 mil reais, que traz navegador, câmera traseira, DVD e assistente ativo de manobra (faz a baliza sozinho, como nos Volkswagen mais caros) - e o Sport, que sai por R$ 12 mil e tem teto panorâmico, faróis de xenônio adaptativo e rodas de 18 polegadas (as básicas são de 17"). Os três podem ser comprados separados. Completo o V40 chega a 152.950 reais.

O interior mescla a sobriedade das linhas tradicionais do painel, que ainda tem console vazado, com a modernidade do quadro de instrumentos digital configurável em três modos (Eco, Elegance e Performance) e da tela multimídia, além  do requinte do material emborrachado e bem montado dos revestimentos. O espaço interno atrás é bom para as pernas, mas baixo para a cabeça.


O motor ainda é o velho T4 2.0, de cinco cilindros, com turbo e vinte válvulas. De concepção antiga, do tempo em que a Volvo pertencia à Ford (hoje é da chinesa Geely), ainda não tem injeção direta e nem comando variável das válvulas. Mesmo assim, rende 180 cavalos. O problema é que o TFSI do Audi A3 já tem esta potência com 1.8 litro de capacidade cúbica e injeção direta. O câmbio é automático sequencial de seis marchas, mas sem controle no volante. Em compensação a manopla é transparente.


Por isso, o Volvo V40 apanhou do A3 Sport (7s4, 4s6 e 232 km/h) e do BMW 118i, que tem motor 1.6 de 170 cv (7s1, 5seg e 222 km/h). O sueco acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 5,9 segundos e alcança os 220 km/h. No consumo de 9,2 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, ficou atrás dos três concorrentes (inclusive o Mercedes A200 1.6), mesmo com o sistema que desliga o motor nas paradas de sinal e religa quando pisa o acelerador.


Apesar da referência em segurança passiva, nas frenagens a 80 e 120 km/h, o V40 teve resultados distintos, comparado ao trio de concorrentes. Na velocidade mais baixa, parou em 25,4 metros e só ficou atrás do BMW. Já a 120 km/h a imobilização se deu apenas em 60 metros, ficando na frente somente do Classe A. Será que é por isso que os famosos recursos de frenagem automática só funcionam a até 60 km/h?

O ruído interno de 57,4 decibéis a 80 km/h é excelente, mas fica atrás do BMW. Já a 120 km/h, de 64,5 dB, é igual aos dos concorrentes (exceto o Mercedes). Assim como no texto do Audi A3, todos esses números dinâmicos são da revista Quatro Rodas. 

O novo Volvo V40 é encantador no estilo e na segurança passiva (desde que se pague mais). Mas deve um motor e um câmbio mais modernos. A versão Cross deve pintar até o final do ano, mas antes o Dynamic tem que conquistar compradores pelo seu airbag de pedestre, porque só pelo preço vai ser difícil. 


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento 
+ Airbag para pedestre
+ Conforto 
+ Espaço interno

Pontos Fracos 

- Preço
- Motor antigo
- Desempenho
- Consumo
- Equipamentos de segurança opcionais


FICHA TÉCNICA

Motor: Cinco cilindros, transversal, turbo, 1.984 cm³, 20 válvulas
Potência: 180 cv
Câmbio: Automático sequencial de seis marchas  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 220 km/h (Volvo)
Consumo: 9.2 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,37/1,78/1,42/2,65 m
Porta-malas: 335 litros
Tanque: 62 litros
Preços: R$ 115.950 (básico) / R$ 152.950 (completo)



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)