quinta-feira, 13 de junho de 2013

LANÇAMENTO - TOYOTA RAV4

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Seis meses depois de apresentadas, aqui no Guscar, as primeiras imagens da quarta geração do Toyota RAV4, o crossover japonês já está à venda no mercado brasileiro, em três versões com duas opção de motor, tração e câmbio automático (2.0 4x2 e 4x4 CVT / 2.5 4x4 automático convencional), custando a partir de R$ 96.900.



A carroceria manteve a distância entre-eixos (2,66m), mas a plataforma é nova, embora com a mesma arquitetura da antiga. A lateral também lembra a terceira geração, por causa do recorte das janelas, mas a frente e a traseira são inteiramente novos. Os faróis horizontais e a grade dianteira arqueada seguem o novo conceito estético da marca, como nos novos Corolla. A entrada de ar principal se mistura ao para-choque em um formato trapezoidal. A traseira ficou mais limpa com lanternas horizontais e sem o estepe à mostra.


O interior agora tem painel de estilo horizontal com o gabinete "flutuante" do sistema multimídia, difusores de ar verticais e controle do ar condicionado, além de um enorme porta-luvas superior sem tampa e uma barra revestida de plástico imitando couro. Alguns frisos também imitam fibra de carbono. No alto do painel há uma saída de ar para os passageiros de trás.


Por falar nestes, apesar do espaço interno ainda ser amplo, ele foi reduzido. A saída do estepe da tampa do porta-malas melhorou o acesso com a mudança do sentido da abertura, que seguia a mão inglesa. Mas agora ficou mais pesado para levantar do que simplesmente puxar. A porta poderia ser automática, pelo menos. A visibilidade melhorou de verdade. O problema foi a redução da capacidade do porta-malas (de 540 para 476 litros).


De última hora, os dois motores anunciados naquele texto de novembro acabaram vindo para o Brasil. Só viria o 2.0 de 145 cavalos. Mas também chegou o 2.5 de 179 cavalos. Ambos são de quatro cilindros, dezesseis válvulas e comando variável das válvulas de escape e admissão (Dual VVT-i). O detalhe, que pode deixar o RAV4 em desvantagem no mercado, é que eles ainda não são flex.

O 2.0 pode ter tração só na dianteira (4x2) ou 4x4. Custa, respectivamente, R$ 96.900 e R$ 109.900. O 2.5, de R$ 119.900, só tem a tração integral. O estranho é que o câmbio do motor mais forte, considerado top de linha, é um automático sequencial convencional de seis marchas, mas a transmissão dos 2.0 é continuamente variável (CVT), com sete marchas virtuais, também sequenciais. A versão básica só é mais barata que a correspondente do Honda CR-V LX, que custa R$ 98.900. O Sportage com câmbio automático e tração 4x2 sai por R$ 94.600 e o ix35, R$ 93.000.


O RAV4 2.0 4x2 vem de série com ar condicionado manual, direção com assistência elétrica progressiva, rádio com CD-Player, MP3, Bluetooth e entradas USB e auxiliares com controle no volante, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto reclinável, coluna de direção regulável em altura e profundidade, computador de bordo, trio elétrico (incluindo retrovisores com rebatimento elétrico e seta), airbags frontais, freios ABS com EBD e assistente de frenagem (BAS), sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga de 17 polegadas. 

 O 4x4, independente do motor, adiciona ar condicionado digital dual zone, tela sensível ao toque, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecedor, revestimento em couro, câmera de ré, microfone e amplificador do Bluetooth, piloto automático, gancho para bagagens no porta-malas, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de partida sem chave e com botão e airbags laterais dianteiros e de cortina. O teto solar elétrico é exclusivo do 2.5. 

O Toyota tem boa aceleração de 12,6 segundos, mas a retomada entre 80 e 120 km/h de 11 segundos é fraca. O consumo de 10,3 km/l e 12,6 km/l é superior ao dos concorrentes Honda CR-V, Hyundai ix35 e Kia Sportage, todos flex e mesmo quando os coreanos estão abastecidos com gasolina. A frenagem de 120 km/h em 68,7 metros é o seu ponto fraco dinâmico. Por outro lado, o ruído de 64,3 decibéis à mesma velocidade é melhor que os três principais rivais. Os números são da Quatro Rodas e na virada do mês farei um comparativo mais detalhado entre esses quatro crossovers.



Pontos Fortes 

+ Espaço interno 
+ Consumo
+ Conforto


Pontos Fracos 

- Preço
- Motor 2.0 fraco
- Retomada
- Frenagem 
- Equipamentos 


FICHA TÉCNICA 

Motores: Quatro cilindros, transversal, Dual VVT-i, gasolina, 1.987 e 2.494 cm³, 16 válvulas
Potência: 145 cv (2.0) e 179 cv (2.5)
Câmbios: Automático CVT de 7 marchas (2.0) e Automático de 6 marchas (2.5)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos (2.0 - revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: Não informada
Consumo: 10,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada (2.0 - Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,57/1,85/1,72/2,66m
Porta-malas: 476 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 96.900 (2.0 4x2), R$ 109.900 (2.0 4x4) e R$ 119.900 (2.5)


A História do RAV4 em fotos 

1a Geração - 1994 a 2000


 


2a Geração - 2000 a 2005




3a Geração - 2006 a 2013




Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (197) Volkswagen (116) Chevrolet (112) História (105) Ford (94) Fiat (84) Carro do Ano (81) Comparativos (76) Lançamento Internacional (75) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (59) Honda (47) Renault (47) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Peugeot (39) Sonhos de Consumo (39) Especial (38) Audi (36) Baba Brasil (30) Mercedes (29) Kia (27) BMW (25) No Mercado (22) História em Miniatura (21) Cruze (20) Lembra de mim? (20) Motor do Ano (19) Gol (18) História em Fotos (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ka (15) Focus (14) Volvo (14) Ecosport (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) 3008 (8) 500 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) Carro do Ano 2018 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Alfa Romeo (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Jumpy (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Virtus (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)